- Publicidade -

“Venturo”, quarto espetáculo do coletivo NOPOK, no Sesc Tijuca

Publicado em:

O espetáculo “Venturo”, quarta criação do Coletivo Nopok, se passa em um mundo misterioso e fascinante, onde dois personagens enigmáticos se encontram em um tempo venturo, um local indeterminado. Desprovidos de memória, eles se deparam com objetos surpreendentes e desconhecidos, como canos, esferas, rodas e brinquedos, aparentemente vistos pela primeira vez. O grande desafio é compreender se são convidados ou estão em perigo, enquanto tentam desvendar o funcionamento de uma estranha máquina que os cerca.

Venturo
foto de Silvi Ojeda

O espetáculo, dirigido por Álvaro Assad, que também colaborou na dramaturgia junto com os artistas do coletivo, Ernesto Poittevin e Fernando Nicolini, combina elementos do teatro e circo com números de acrobacias, malabarismos e pantomima. A dupla, transformada pelo visagismo de Cleber de Oliveira e pelo figurino de Raquel Theo, apresenta uma performance quase mágica. A atmosfera é enriquecida pela música original de Joaquim de Paula e pela iluminação de Juliana Moreira, enquanto o cenário, concebido por Dodô Giovanetti, retrata o interior de uma máquina perdida no tempo.

A temática central aborda a relação entre o humano e a máquina, explorando o que poderá acontecer em um futuro distante ou próximo. “Venturo”, que significa aquilo que poderá acontecer, é o mote para explorar a amizade que surge entre os personagens e a dinâmica de poder entre elementos diversos.

“A ideia de trazer dois seres fantásticos sem memória para um mundo desconhecido e diante de uma máquina misteriosa surgiu do desejo do Coletivo Nopok de trabalhar em uma época retrofuturista. A narrativa se desenvolve de maneira a envolver o público na descoberta junto com os personagens, conforme eles emergem em uma sala repleta de elementos intrigantes como caixas, canos, fios e botões. O cotidiano e as peculiaridades são revelados de forma divertida, combinando humor e lirismo em contraponto à frieza da máquina,” destaca Álvaro.

Venturo transporta a plateia para um mundo de descobertas, amizade e desafios em um ambiente que mescla elementos teatrais e circenses, oferecendo uma experiência única e envolvente

  Serviço
Temporada: De 31 de agosto a 24 de setembro de 2023
Dia/Hora: Quinta à sábado às 19h | Domingo às 18h
Local: Teatro II do Sesc Tijuca (Rua Barão de Mesquita, 539)
Classificação: Livre

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -