- Publicidade -

Ernesto Neto em edição especial no MAM, pela ArtRio

Publicado em:

Por ocasião do 75º aniversário do museu, o artista carioca Ernesto Neto criou uma edição especial, a partir da relação de afeto que mantém com a instituição.

Intitulado “A-B-Amor”, o trabalho deriva da série A-B-A, realizada por Neto em 1987, e faz referência ao museu, a seu entorno, arquitetura e às pessoas, tornando a estrutura da obra flexível e versátil, acessível ao toque e à manipulação. Por sua escala, proximidade e multiplicidade de possibilidades que oferece, A-B-Amor funciona como alegoria de uma história que é tanto pessoal como coletiva, e inclui experiências e memórias compartilhadas por muitos. Funciona como semente de acontecimentos e relações ainda por se realizar.

Ernesto conta, “Estudei e assisti a tantas exposições incríveis no MAM, que é um monumento, uma das obras de arquitetura mais brilhantes da modernidade brasileira, que representou muita união em prol da arte”.

Ernesto Neto “A-B-Amor” tem tiragem de apenas 30 exemplares. Quem adquirir uma obra contribui com os projetos de cultura e educação do museu, ao mesmo tempo que tem a oportunidade de colecionar o trabalho de um dos artistas mais marcantes da produção contemporânea brasileira.

“A escultura que criei tem relação com a ortogonalidade do museu. No novo trabalho, temos um retângulo plano costurado em malha de algodão preenchido de areia, e um furo de alimentação. A-B-Amor pode ser afinada de diversas formas e, a partir de possibilidades de torção, cria-se um cordão umbilical, um cordão relacional. A escultura pode tomar a forma de um coração, e vem daí seu nome”, define Neto.

A edição será lançada durante a ArtRio, juntamente com uma série de ações desenvolvidas para a feira, pelo museu. De 13 a 17 de setembro, o MAM Rio vai ocupar um estande localizado na área externa do evento, no mezanino do pavilhão MAR, na Marina da Glória.

Em paralelo, a 7ª edição do MIRA, programa regular da ArtRio dedicado à videoarte, contará com uma mostra curada pela Cinemateca do MAM. E na quinta-feira (14/09), às 16h30, o diretor artístico do museu, Pablo Lafuente, participará de uma conversa pública promovida pela feira, com o artista Vicente de Mello e a curadora Denise Mattar. Em pauta, a biografia do MAM Rio.

“Nesse momento, o museu apresenta as exposições que refletem sobre a sua história e, a partir do programa de conversas da ArtRio, compartilharemos com o público os principais movimentos dessa trajetória de 75 anos”, diz Pablo Lafuente. “A peça criada por Ernesto Neto é tanto uma homenagem como uma abertura para processos que possibilitem a continuação do trabalho da instituição. Um aspecto interessante da obra é que ela materializa as relações de longa data que constroem o museu. O MAM Rio se constituiu em função das relações entre profissionais, públicos e outras instituições”.

SERVIÇO:
EDIÇÃO ESPECIAL DE ANIVERSÁRIO | MAM RIO 75 ANOS
ArtRio | MAM Rio
Marina da Glória – Pavilhão Mar (mezanino) – estande 17
Av. Infante Dom Henrique, s/n – Glória /
MAM Rio (Av. Infante Dom Henrique, 85 Aterro do Flamengo)
Saiba mais: https://www.mam.rio/edicao-especial-mam-75-anos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -