- Publicidade -

Exposição “Crias” celebra a infância nos espaços populares

Publicado em:

A exposição “Crias”, do Programa Imagens do Povo, reúne fotografias do Acervo Imagens do Povo com o tema da infância em espaços populares.

Com fotos que celebram o cotidiano da infância e curadoria coletiva de Erika Tambke, Monara Barreto, Ratão Diniz e Vitória Corrêia, a exposição acontece próxima a duas datas importantes para o imaginário popular que são dedicadas às crianças: 27 de setembro, dia de São Cosme e São Damião, celebrado por católicos e religiosos de matrizes africanas, e o dia 12 de outubro, Dia das Crianças. De acordo com o coordenador técnico da Escola de Fotografia Popular, do programa Imagens do Povo, Ratão Diniz, a proposta de “Crias” é resgatar a infância vivida nos espaços populares, estabelecendo uma conexão profunda entre as crianças e o ambiente onde crescem, com a intenção de destacar a beleza das atividades cotidianas.

“‘Crias’ busca evidenciar os fazeres típicos dos territórios, ressaltando a criatividade e a habilidade das crianças ao transformar objetos comuns em brinquedos imaginativos. Através dessa abordagem visual, a mostra pretende construir uma narrativa que celebra a infância, ressalta a importância das comunidades e destaca a resiliência e a vitalidade das crianças que habitam nestes territórios populares. A exposição traz a relação entre espaço, identidade, pertencimento e alegria na infância, convidando os espectadores a reconhecer a beleza e a riqueza cultural presentes nesses locais muitas vezes marginalizados”, explica.

Erika Tambke, coordenadora do Imagens do Povo, também reforça a importância de trazer variedade nas narrativas construídas sobre a infância, principalmente em espaços populares. “Como todo mundo, a criança também tem seus diferentes momentos: da brincadeira aos estudos, das festas populares à religiosidade. Fotografia popular é diversificar narrativas. Por sua vez, a criança deve estar sempre em um lado da história: da vida. Elas nos alimentam com as inquietações, as risadas e o carinho. Mostrar a criança em vida é mais do que uma brincadeira: é um ato político.”, comenta.

Ainda segundo Tambke, o espaço da Galeria 535 e o trabalho do Imagens do Povo desempenham um papel importante na difusão de temas relacionados à fotografia popular: “Nosso Acervo é uma coleção única de fotografia nessa área e nos permite pensar em diferentes caminhos para uma exposição”.

O acervo do Programa Imagens do Povo reúne e disponibiliza fotografias do cotidiano periférico e popular, com registros de manifestações culturais, diferentes espaços populares e cobertura de temas sociais e da luta por direitos. Atualmente, são 4 mil imagens catalogadas e 35 fotógrafos colaboradores. O acervo também é um espaço destinado a preservação de memória, acesso a pesquisa, difusão fotográfica e fortalecimento da identidade institucional. É possível acessar o acervo pelo site do Imagens do Povo.

Serviço:
Exposição “Crias” na Galeria 535
Visitação até 10 de novembro
Endereço: Rua Teixeira Ribeiro, 535 – Maré
Entrada gratuita
Classificação Livre

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -