- Publicidade -

“O Amante”, do dramaturgo Harold Pinter, ganha nova montagem

Publicado em:

“O Amante”, do dramaturgo Harold Pinter, do “Teatro do Absurdo”, ganha nova montagem no Teatro SESI Caxias.

O Amange
Foto: Rico Touro

“O Amante” contrasta a domesticidade burguesa com o desejo sexual, além de falar sobre aparências que nos impedem de usufruir uma vida plena. Não em forma de um julgamento ou uma crítica à sociedade livre, mas uma denúncia da falta de comunicação, da simplicidade e espontaneidade perdidas de um amor que só conseguem ressurgir na forma de uma fantasia.

“Vivemos em tempos de redes sociais, onde as mais variadas formas de comunicação estão disponíveis, mas são usadas em grande parte para sustentar falsas aparências, em vez de traçar relações genuínas. A peça fala exatamente sobre isso… Como essas máscaras nos impedem de viver plenamente”, observa o diretor Victor Grimoni.

“Nossa montagem narra a desconstrução das aparências e camadas, revelando o pudor social em busca da realização e prazer verdadeiros. Vemos um típico casal estilo britânico, que pouco se toca ou relaciona. Aos poucos, vamos percebendo que existem muito mais palavras não ditas e ações não concretizadas do que o aquilo que se apresenta”, continua Grimoni.

O texto é onde assenta-se a construção do jogo teatral entre as personagens, nunca permitindo a revelação plena do mistério. A cenografia do espetáculo, assinada por Marieta Spada, convida para a sobriedade da residência do casal, com tons mornos, assim como é a vida deles. Aos poucos, as mudanças no espaço anunciam a grande desordem em que se transformou a relação.

Em “O Amante”, Richard e Sarah são um típico casal estilo britânico, que pouco se toca ou relaciona. Mas, por trás de toda cordialidade, existem muitas palavras não ditas e ações não concretizadas. Os ciúmes pelo amante denunciam a insatisfação do casal em ter que buscar “no outro” a realização plena. O amante liberta o casal de todo pudor social e estético, deixando as loucuras de Richard e Sarah vir à tona, num divertidíssimo jogo sexual, que acaba por aproximar também amorosamente os dois.

Serviço:
Dias 14/10 e 15/10
Sábado às 20h e domingo às 18h
Endereço: Teatro SESI Firjan Caxias, Rua Neiva, 100 – Duque de Caxias, RJ
Ingressos em Sympla
Classificação indicativa: 12 anos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -