- Publicidade -

“Taquicardia”, monologo de Ana Abbott, volta aos palcos cariocas

Publicado em:

“Taquicardia”, projeto artístico da atriz Ana Abbott, em parceria com a diretora Luciana Fróes e a dramaturga Nanda Felix, volta aos palcos do Rio de Janeiro. O monólogo mescla o relato de si e o cruzamento narrativo da ficção com a biografia afetiva da performer a partir da morte de seu pai. Baseado em fatos reais, “Taquicardia” é composto de fragmentos de memória e ficção, friccionando poesia e senso de humor.

Taquicardia
Foto: Peterson Pessoa

A peça conta a história de uma mulher que recebe a notícia de que a sua gata pode ter desaparecido e resolve não mais voltar para casa. Assim, ela não terá que lidar com a possível dor. “Taquicardia é um espetáculo que fala de uma fuga, mas uma fuga para dentro de si, quanto mais nossa personagem foge, mais se aproxima da sua própria história e pode finalmente sentir. Enquanto ela foge, elabora suas perdas e seus desejos mais profundos e nos convida a fazer o mesmo”, explica a dramaturga Nanda Félix.

A proposta investe no tensionamento arte-vida, afeto-fato, presença-ausência, e propõe como força mobilizadora da experiência artística, o relato de si, e o cruzamento narrativo da ficção com a biografia afetiva da performer a partir da morte de seu pai.

” “Taquicardia” é uma música interminável atravessando tempos, afetos e memórias. Uma música que me persegue. Hoje percebo que de algum modo ela sempre esteve presente nos meus trabalhos. Taquicardia é uma travessia às avessas pela vida, histórias pessoais, memórias inventadas. É muito importante estar no palco partilhando um processo intenso de elaboração dos acontecimentos e das perdas que vivi num passado recente, com um olhar irreverente na arte e na vida que sempre foi minha escolha, e receber com alegria a empatia do público”, comenta Ana Abbott.

O texto do espetáculo foi construído durante os ensaios como parte de um fato quase cotidiano: uma mulher descobre, por uma mensagem de texto, que sua gata talvez tenha sumido. A mulher não sabe ao certo se a gata fugiu ou se está escondida. O medo de descobrir o que de fato aconteceu com a gata faz com que essa mulher tome uma decisão inusitada: não voltará para casa, pois assim não terá que lidar com o possível desaparecimento da gata.

“O que está em jogo é o enfrentamento da performer com a possibilidade da perda, novamente. A mulher, Ana, perdeu o pai, uma amiga e o cachorro num espaço curto de tempo e, ainda de luto, tentando compreender o que ficou depois de tantas perdas, não concebe ter que entrar em contato com esse novo desaparecimento e foge”, completa Ana Abbott.

SERVIÇO
Espetáculo “Taquicardia”
De 12 a 28 de janeiro de 2024
Sextas e sábados às 19h – Domingos às 18h
Teatro Sérgio Porto/ Galeria Marcantonio Vilaça – Sala Preta
Endereço: Rua Visconde de Silva, ao lado prédio 292 – Humaitá
Classificação: 12 anos
Ingressos: na bilheteria do Teatro, de quarta a domingo, das 15h às 21h ou pelo site da Eleven Tickets

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -