- Publicidade -

Trilogia “Grande Sertão: Veredas” faz temporada no Museu da República

Publicado em:

A obra-prima “Grande Sertão: Veredas”, de João Guimarães Rosa, ganha vida nos palcos do Museu da Republica, pelas mãos do diretor e ator Gilson de Barros. O ator Gilson de Barros realizará a leitura dramatizada de “O Julgamento de Zé Bebelo”, onde o público será conduzido por uma viagem pelas paisagens sertanejas e pelas complexidades da alma humana, sob a direção de Amir Haddad.

Este projeto, indicado ao Prêmio Shell Rio 2023 nas categorias de Melhor Dramaturgia e Melhor Ator, este projeto encenará as duas primeiras peças da trilogia, “Riobaldo” aos sábados e “O Diabo na Rua, no Meio do Redemunho” aos domingos, resgatando a tradição do teatro de repertório.

Publicado em 1956, “Grande Sertão: Veredas” revolucionou a literatura brasileira ao explorar a linguagem popular e oferecer uma perspectiva única do sertão. João Guimarães Rosa mergulha nas profundezas da alma humana, utilizando a riqueza e ousadia da língua para discutir aspectos metafísicos do homem de forma universal.

A “Trilogia Grande Sertão: Veredas” teve sua estreia com a peça “Riobaldo”, em março de 2020, no Espaço Cultural Sérgio Porto, mas teve sua temporada cancelada uma semana depois devido à pandemia. Apesar disso, manteve uma conexão com o público por meio de lives entre ator e diretor, tornando-se pioneira nas apresentações virtuais. Em 2021, retomou suas temporadas presenciais em locais como a Casa de Cultura Laura, em Ipanema, a Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, e o Teatro Gláucio Gil, em Copacabana.

No ano seguinte, em 2022, iniciou uma turnê pelo país, passando por São Paulo, Belo Horizonte (na Biblioteca Pública do Estado) e cidades mineiras do Circuito Guimarães Rosa, além de percorrer bairros da cidade de São Paulo e 18 cidades do interior, encerrando o ano em Brasília. Em 2023, a trilogia retornou a Belo Horizonte (no Palácio das Artes) e realizou novas temporadas em São Paulo, Porto Alegre e Florianópolis, sempre recebendo uma ótima receptividade do público.

Em abril de 2023, estreou no Rio de Janeiro a segunda parte da Trilogia, intitulada “O Diabo na Rua, no Meio do Redemunho”. Em maio, a peça teve uma temporada em São Paulo, passando por Campinas e outras cidades do interior paulista, assim como Porto Alegre, Belo Horizonte e Florianópolis. O espetáculo continuou a receber uma excelente recepção do público ao longo dessas apresentações. Para 2024, o projeto embarcara nos países da Europa, Portugual, França e Alemanha.

Serviço
Trilogia “Grande Sertão: Veredas”
Local: Museu da República (Rua do Catete, 153 – Catete)
Temporada 24/02 a 31/03/2024
Ingressos pela Sympla
Classificação: 16 anos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -