- Publicidade -

“Alguma Coisa Podre” , musical com o texto de William Shakespeare, chega ao RJ

Publicado em:

Os irmãos do Rêgo Soutto estavam cobertos de razão. Não há a menor dúvida que William Shakespeare é o mais importante dramaturgo da língua inglesa. Mas o musical criado por eles também tem grande valor. Não à toa, “Alguma Coisa Podre” foi uma das raras unanimidades teatrais de 2023, com fartos elogios da crítica, sendo o musical mais premiado do ano passado, em São Paulo.

Agora, a montagem finalmente estreia no Rio de Janeiro, no Teatro Casa Grande, e depois retorna para nova temporada em São Paulo, a partir de 11 de maio, no Teatro Opus Frei Caneca. “Alguma Coisa Podre” envolve uma suposta rivalidade entre Shakespeare e Nick e Nigel, protagonistas de ‘Alguma Coisa Podre’, é a premissa desse musical irreverente, que vem sendo vitorioso em todo o mundo.

‘Something Rotten’ (nome original), de Karey Kirkpatrick e John O’Farrell, com músicas de Karey e Wayne Korkpatrick, estreou na Broadway em 2015 e recebeu mais de 10 indicações ao Tony Awards. A versão brasileira é assinada por Claudio Botelho e conta com direção artística e texto adaptado de Gustavo Barchilon. O elenco é encabeçado por Marcos Veras, George Sauma, Wendell Bendelack e Leo Bahia, entre outros.

“Quando assisti ‘Something Rotten’ a primeira vez, já quis trazer o espetáculo para o Brasil. A história se arrisca num lugar incomum, satiriza a própria peça, os musicais, o teatro. A excelente receptividade em São Paulo só comprovou minha intuição: o espetáculo é a cara do público brasileiro, uma comédia rasgada e muito inteligente”, conta Barchilon.

Aliás, a crítica também apontou o espetáculo como um dos grandes musicais de 2023. “Alguma Coisa Podre” foi eleita como uma das melhores peças de 2023, pelo Jornal Folha de São Paulo. O Prêmio Arcanjo de Cultura 2023 o apontou como melhor espetáculo teatral do ano. Já o Blog Arcanjo elegeu os melhores do teatro e ‘Alguma Coisa Podre’ ganhou quatro categorias: melhor musical versão 2023, melhor direção em musical (Gustavo Barchilon), melhor elenco em musical e melhor ator coadjuvante em musical (George Sauma). Teve 11 indicações ao Prêmio Bibi Ferreira, vencendo 4: melhor ator coadjuvante (George Sauma), melhor atriz coadjuvante (Bel Lima), cenário (Duda Arruk) e direção musical (Thiago Gimenes). Já o Prêmio Destaque Imprensa Digital (DID) deu 13 indicações ao musical, que se sagrou campeão em cinco: destaque musical estrangeiro, destaque direção (Gustavo Barchilon), destaque elenco, destaque atriz coadjuvante (Bel Lima) e destaque ator coadjuvante (George Sauma), que está indicado também como melhor performance no Prêmio Prio do Humor – São Paulo.

A história se passa em 1595, na Inglaterra, antes de Shakespeare escrever Hamlet, considerada sua obra de maior destaque. Na época em que acontecem os fatos, o dramaturgo já fazia enorme sucesso com Romeu e Julieta, entre outros trabalhos. Concorrentes do Bardo, Nick e Nigel do Rêgo Soutto precisam montar uma nova peça, mas a falta de criatividade para lançar algo que faça mais sucesso que os trabalhos de Shakespeare os deixa em apuros. Nick, o mais velho dos irmãos, resolve, então, consultar um vidente para saber qual será o maior sucesso dos palcos no futuro. É aí que Nostradamus – o sobrinho – prevê que o público vai adorar peças em que a história é apresentada por meio de canções, além de muita dança. O até então desconhecido musical.

Além de satirizar o gênero, a peça fala sobre a crise criativa de autores, sobre o machismo que impedia mulheres de trabalharem, a religião usada como instrumento para repressão, além, claro, de homenagear a obra de Shakespeare. Tudo isso de maneira inteligente e engraçada. O espetáculo ainda traz muitas referências a outros musicais famosos e às obras do Bardo, inclusive o próprio Shakespeare como personagem, carinhosamente chamado de Will; a destemida e feminista Bea, esposa de Nick; o sobrinho de Nostradamus; além do religioso Irmão Jeremias, que não aprova os desejos de Portia, sua filha.

SERVIÇO:
Temporada: De 05 de abril (sexta) a 05 de maio
Local: Teatro CASA GRANDE (Av. Afrânio de Melo Franco, 290 a – Leblon)
Ingressos em https://www.eventim.com.br ou na na bilheteria do Teatro

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -