- Publicidade -

CRAB recebe mostra em homenagem aos artesãos do Brasil

Publicado em:

Com a presença do presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, foi inaugurada ontem (26/3) a Mostra “Solo Criativo: uma homenagem aos artesãos do Brasil”, que exibe cerca de 100 obras do acervo do CRAB. A exposição é um recorte de territórios, técnicas e obras dos principais artesãos do país.

“O artesanato é uma das maiores manifestações da cultura brasileira, de sua criatividade. O fazer com as mãos é uma riqueza presente em todo país. O Sebrae é referência no apoio a esta arte. Em cada região, o olhar da nossa instituição é para essas pessoas que transformam a cultura em oportunidades, geração de emprego e renda”, lembra o presidente do Sebrae, Décio Lima, que na abertura da mostra anunciou mais crédito para os artesãos e maior divulgação internacional do artesanato do país.

Para o diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio, Sergio Malta: “Os artesãos representam a pluralidade de um Brasil rico, alegre e criativo. Eles engrandecem nossa cultura e põem em movimento a economia familiar e regional. Aqui, no CRAB, damos oportunidade a esses artistas de mostrarem seu trabalho a um público maior”, conclui Sergio Malta. No mesmo dia, foi aberta a nova loja de artesanato no CRAB, onde estarão à venda várias peças de artesãos do país.

Mostra “Solo Criativo”

“O objetivo da Mostra Solo Criativo é exibir, além da obra, um pouco da vida de cada artesão. Por isso, também estamos expondo um depoimento pessoal, fotos de seu ambiente criativo e um objeto afetivo e marcante da vida desse artista”, explica um dos curadores da exposição, o museólogo do CRAB, Victor Glicério. “Optamos por sermos fiéis a esses artesãos, aos seus hábitos, costumes e rituais. O visitante verá um amplo e rico recorte do artesanato que é feito no Brasil”, afirma a analista do CRAB Bruna Santos, também curadora da Mostra.

Solo Criativo ocupa três salas do CRAB. Na primeira, é apresentado ao público como é a produção artesanal nas regiões do país. Na segunda sala, o visitante conhecerá como são as oficinas de artesanato e serão exibidas as técnicas de entalhe em madeira, cerâmica e trançados em fibras vegetais. Por último, o terceiro espaço aproximará o público dos artesãos, de forma sensível e poética.

Serão homenageados os artesãos: Edy Ribeiro, de Canoas (RS); Getúlio Damado, do Rio de Janeiro (RJ); Jefferson Paiva, de Santarém (PA); João das Alagoas, de Capela (AL); Marcelo Baptista, de Florianópolis (SC); Mayawari Menhinako, do Alto Xingu (MT); Mestre Nicola, de Jaboatão dos Guararapes (PE); Nacib – Núcleo de Arte e Cultura Indígena de Barcelos, de Barcelos (AM); Viníciu Fagundes, de Goiânia (GO); e Mário Teles, de Divinópolis (MG).

Serviço:
Endereço: Praça Tiradentes 69/71, Centro do Rio de Janeiro
Funcionamento: terça-feira a sábado, das 10h às 17h
Ingresso: entrada franca (mediante documento com foto)
Website: https://crab.sebrae.com.br/

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -