- Publicidade -

“Esculturas, Pinturas, Gravuras” traz obras de Marcelo Lago

Publicado em:

O Ateliê 31 inaugura a exposição “Esculturas, Pinturas, Gravuras”, com obras inéditas, recentes e outras pouco vistas do artista Marcelo Lago (1958, Rio de Janeiro), que ocupa a Galeria principal do espaço localizado no Centro do Rio de Janeiro.

Com curadoria de Shannon Botelho, serão apresentados vinte e dois trabalhos entre pinturas, serigrafias, esculturas e desenhos. “Para este momento Marcelo Lago nos propõe uma reflexão sobre a mutabilidade dos materiais – metais, bonecos de plástico, lambris, corpos e outros – e de três conceitos que fundamentam a sua pesquisa visual: Energia, Memória e Movimento”, descreve o curador.

A produção dos trabalhos de Lago tem processos longos. Ele utiliza diversas materialidades que envolvem desde fibra de vidro, plástico, chapa de alumínio, até motor de aquário. “Sou eclético com relação aos materiais, normalmente tenho uma ideia e busco a solução para a fatura, mas cada material tem sua própria linguagem, que sempre contribui com a poética final”, revela Marcelo.

A obra mais recente e ainda inédita que será apresentada na mostra é “Energia Primal” (2024), da série Energias, uma escultura vertical em PVC e tinta automotiva, medindo 160 x 60 x 3 cm, em que o artista propõe uma interrupção da ordem (linhas paralelas que se encontram no infinito), através da energia mais contundente possível, o calor. Mas ainda na exposição será possível encontrar outros trabalhos pouco vistos, como é o caso da série “Memórias, Sonhos e Reflexões”, que esteve no Paço Imperial (2005) e em função de uma greve ficou apenas duas semanas em cartaz.

Embora tenha na escultura uma marca registrada, sendo um dos principais nomes da geração de escultores do Rio de Janeiro na década de 1980, o desenho sempre esteve presente na dinâmica do artista. “Sempre desenhei, desde muito jovem, mas nunca expus, pois depois que comecei a trabalhar com a três dimensões, e já fazem mais de quarenta anos da minha primeira exposição individual, toda minha energia ficou direcionada na escultura e suas relações com o espaço”, diz o artista. Os desenhos da série “Sondas Espaciais” (2011), foram os escolhidos para serem apresentados ao público pela primeira vez.

“Movimento nesta exposição significa o momento atual de Marcelo Lago, um artista aguçado no exercício de suas capacidades criativas, em constante movimento em busca de novos materiais, formas de comunicar e de constituir objetos tridimensionais dotados de verdade e afeto”, define Shannon Botelho.

SERVIÇO
Exposição: “Esculturas, Pinturas, Gravuras” – Marcelo Lago
Visitação 16 de março até 15 de abril de 2024
Terça a sexta-feira, das 13h às 18h.
Ateliê 31 – Rua México, 31, sala 1003, Cinelândia – Centro
Entrada gratuita.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -