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OSJRJ abre temporada 2024 no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

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A Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro (OSJRJ), orquestra residente da PUC-Rio, fará seu concerto de abertura da temporada 2024 no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Sob a regência de Tobias Volkmann, a Orquestra vai apresentar obras de Edvard Grieg e Tchaikovsky, e contará com o pianista Leonardo Hilsdorf como solista.

A apresentação dá início também a uma extensa agenda de concertos que acontecerão ao longo do ano celebrando os 10 anos da orquestra. Formada por 55 jovens, em sua maioria moradores de comunidades do Rio de Janeiro, a OSJRJ faz parte do projeto Ação Social pela Música do Brasil (ASMB), que atua com ensino de música clássica a jovens e crianças que vivem em áreas de vulnerabilidade em todo o estado.

“É uma enorme satisfação ver toda uma geração, em uma década, que começaram crianças e pré-adolescentes, tornando-se músicos profissionais adultos, cada vez mais desenvolvidos, com altíssimo nível técnico e artístico…um motivo de orgulho para mim e para todos nós do projeto social”, afirma Fiorella Solares, diretora da Ação Social pela Música do Brasil, que completa: “a orquestra conquistou um espaço importante na vida cultural do Rio de Janeiro e eles fizeram por merecer, com muita dedicação, disciplina, estudo, foco”.

“A Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro é como um rebento que faz 10 anos e enche de orgulho quem o viu surgir e crescer”, comenta Tobias Volkmann. Para o maestro, “é uma filha que vi nascer, que aprendeu a andar com as mãos agarradas às minhas, e que a cada passo mais ousado que dá, deixa meus olhos marejados de tanta emoção”, que pôde acompanhar a orquestra e seus músicos em diversos momentos de seu amadurecimento.

Sobre o programa, Volkmann destaca o grande virtuosismo e a profunda expressividade de ambas as obras: “enquanto o concerto para piano de Grieg exige ao máximo do solista em sua técnica, sofisticação e maturidade musical, a Quarta de Tchaikovsky exige tudo dos músicos da orquestra em termos de técnica, resistência física, disciplina musical, concentração e, acima de tudo, expressividade e profundidade de sentimentos”, pois, o maestro ressalta, “foi uma obra escrita após um período de profundo sofrimento do compositor, que experimentou o desespero e a angústia máxima, mas conseguiu sobreviver e transfigurar este calvário numa obra prima do romantismo russo”.
Serviço
Data: 06 de março de 2024 (quarta-feira) / Horário: 19:00
Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Endereço: Praça Floriano S/N, Centro )
Ingressos no site!

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Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

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