- Publicidade -

FICI chega em sua 21a edição, trazendo 85 filmes brasileiros

Publicado em:

Vem aí o festival de cinema mais aguardado pelas crianças, o FICI, Festival Internacional de Cinema Infantil! Em sua 21a edição, trazendo 85 filmes brasileiros, entre curtas e longas-metragens, que serão exibidos on-line e em sessões presenciais no Rio de Janeiro.

A programação presencial contará também com oficinas de contação de histórias e com o Fórum Pensar a Infância, que reunirá, no dia da abertura, no Estação Net Gávea, os principais nomes do ecossistema audiovisual brasileiro para discutir os temas mais atualizados sobre as infâncias contemporâneas.

Idealizado pela atriz e diretora Carla Camurati, em parceria com a produtora audiovisual Carla Esmeralda, o FICI já levou o cinema para mais de dois milhões de crianças dos quatro cantos do Brasil em 20 anos de história. “Podemos considerar que fizemos um trabalho de política pública nessas duas décadas. Trouxemos filmes do mundo todo, de fora do mainstream. E esses filmes influenciaram muito as produções brasileiras atuais do audiovisual para crianças”, diz Carla Esmeralda.

“O cinema estimula as pessoas a pensarem no universo infantil. Por isso eu não tenho a menor dúvida de que o melhor investimento em audiovisual é aquele voltado para a criança. Este é um projeto que a gente planta sempre olhando para a frente”, afirma Carla Camurati.

FICI Online – Os filmes do FICI são voltados para crianças entre 4 e 12 anos de idade. Nesta edição, o Festival online exibirá 72 curtas e dois longas-metragens, divididos em Mostras Principais e Mostras Paralelas. Filmes de diversos formatos e de várias regiões do Brasil compõem a seleção. Entre os destaques, produções de alunos da Faculdade Méliès, em São Paulo, do Instituto Marlin Azul, em Vitória (ES), filmes feitos por estudantes do ensino médio, filmes educativos, de inclusão, entre outras temáticas.

Todos os filmes do FICI Online concorrem ao Prêmio de Melhor Filme segundo o júri popular. A votação será online. Já os filmes da Mostra Principal, que inclui as categorias Histórias Curtas, Mostra Teen e Histórias Animadas, concorrem ao Prêmio Brasil de Cinema Infantil e serão votados por um Júri Especializado. O melhor filme de cada categoria ganhará o Troféu FICI.

FICI Presencial- Os filmes da mostra presencial são todos longas-metragens. As sessões de quintas e sextas-feiras serão gratuitas e exclusivas para os alunos das escolas, públicas e particulares, participantes. Após cada sessão, os professores receberão um caderno pedagógico para discutir em sala de aula o conteúdo de cada filme assistido.

As sessões matinais de sábado, dias 20 e 27/04, também serão gratuitas e exibirão os filmes das sessões Estreia: Teca e Tuti – Uma noite na Biblioteca, de Diego Doimo, Eduardo Perdido e Tiago Mal, Placa Mãe, de Igor Bastos, e Era uma Era, de João Batista Schnorr e Verônica Gentilin. Teca e Tuti – Uma noite na Biblioteca tem como protagonista uma pequena traça que adora comer papel, mas quando aprende a ler, percebe que os livros não devem ser comidos. Placa Mãe mistura tecnologia e consciência política de forma lúdica, e Era uma Era, traz o teatro para o cinema em uma linguagem completamente inovadora.

Os ingressos para as sessões de sábado à tarde e domingo, manhã e tarde, serão vendidos a partir do dia 08 de abril no site Sympla. Nestas sessões estarão em cartaz os oito títulos que compõem as sessões Se você ainda não Viu: A Ilha dos Ilús, de Paulo GC Miranda, Acampamento Intergaláctico, de Fabrício Bittar, Além da Lenda, de Marília Mafé e Marcos França, Alice dos Anjos, de Daniel Leite Almeida, Alice no Mundo da Internet, de Fabrício Bittar, Chef Jack: O Cozinheiro Aventureiro, de Guilherme Fiúza Zenha, Empirion: Uma Aventura com Einstein, de Michael Ruman, Uma Carta para Papai Noel, de Gustavo Spolidoro.

Fórum Pensar a Infância: Dia 18 de abril, a partir das 14h30, no Estação Net Gávea, produtores de cinema e narrativas multiplataformas para as crianças se reúnem para discutir os temas mais atualizados sobre as infâncias contemporâneas. Entre os convidados, nomes como Joelma Gonzaga, Secretária Nacional do Audiovisual, Marcelo Calero, Secretário Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Luiza Lins, membro do Conselho Superior de Cinema, e Antônia Pellegrino, diretora de conteúdo e programação da EBC. O Fórum é aberto ao público e quem quiser participar, pode retirar gratuitamente o ingresso no site Sympla.

Serviço
Festival Internacional de Cinema Infantil – FICI
Sessões online: 05 de abril a 05 de maio em www.fici.com.br
Sessões Presenciais:
18 e 19 de abril – Sessões Escola, no Estação Net Gávea
20 e 21 de abril – Sessões abertas ao público, no Estação Net Gávea
25 e 26 de abril – Sessões Escola, no Estação Net Rio
27 e 28 de abril – Sessões abertas ao público, no Estação Net Rio
Consultar a programação e horários em www.fici.com.br
Ingressos para as sessões de cinema e para o Fórum Pensar a Infância em: www.sympla.com.br

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -