- Publicidade -

ItaliaNoRio inaugura a exposição “Made in Italy: Esporte, Design e Inovação”

Publicado em:

Na primeira edição do Dia Nacional do Made in Italy (Giornata Nazionale del Made in Italy), comemorado em 15 de abril, data do aniversário do gênio Leonardo da Vinci, a Itália celebra o melhor da produção italiana. No Rio de Janeiro, em referência à data, o Polo Cultural ItaliaNoRio inaugura a exposição “Made in Italy: Esporte, Design e Inovação”. O projeto é fruto da parceria entre o Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro, a ITA – Italian Trade Agency para o Brasil, o Instituto Italiano de Cultura (IIC) do Rio de Janeiro e o Istituto Europeo di Design (IED) – Brasil.

A exposição abre ao público a partir de 16 de abril, com entrada gratuita, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, e aos sábados, das 9h às 13h, e permanece em cartaz até 15 de junho.

Dedicada à qualidade do design italiano aplicado no esporte e bem-estar, a exposição une equipamentos esportivos tanto para profissionais quanto para amadores, além de criar uma experiência imersiva ao público. Durante o percurso expositivo, os visitantes poderão utilizar os equipamentos expostos e, assim, entrar em contato com a qualidade de um design Italiano em cenas do cotidiano, desde um objeto até uma prática.

Entre as obras, peças assinadas pelo famoso arquiteto e designer italiano, Antonio Citterio, para a Technogym, empresa italiana líder no setor de equipamentos esportivos. Também compõem a exposição criações das empresas Luxottica, Pinarello e Kask, referências do design e qualidade da produção italiana pelo mundo.

Instituída pelo Governo Italiano para celebrar os produtos e serviços que representam a criatividade, excelência, valor e qualidade da produção Made in Italy, a Giornata Nazionale del Made In Italy será comemorada no Rio de Janeiro com uma série de atividades dedicadas a empresas que atuam no setor de equipamentos, práticas e vestuário esportivo.

A data escolhida para a celebração faz referência ao nascimento de Leonardo Da Vinci, uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento e que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. Sua contribuição para o mundo se manifesta até os dias de hoje e sintetiza a capacidade italiana de unir o útil ao belo. Para simbolizar a referência, o Homem Vitruviano, uma das principais obras do homenageado, representa o logotipo da celebração.

A exposição ficará no recém-inaugurado Polo Cultural ItaliaNoRio, espaço multifuncional localizado no térreo da Casa d’Italia, na sede do Consulado Geral da Itália do Rio de Janeiro. O local possui infraestrutura audiovisual e foi projetado para receber exposições, workshops e palestras (site: Link).

Praça Itália hospedará uma quadra de Beach Tennis
O projeto “Praia Itália” completa a programação. O espaço será montado na Praça Itália, adjacente ao Consulado, e estará aberto ao público de 16 de abril a 15 de maio. Nela, haverá uma quadra e aulas de Beach Tennis, esporte que é amado tanto por brasileiros quanto pelos italianos.

Gian Luca Padovan, campeão italiano e precursor do beach tennis no Brasil, contribuiu, em 2008, para a criação do ponto Ipanema 500, reunindo os melhores jogadores brasileiros da modalidade. Por ocasião do evento “Made in Italy: Esporte, Design e Inovação”, o atleta se apresentará em atividades demonstrativas abertas ao público.

Criado nos anos 80 no litoral de Marina di Ravenna, o beach tennis se consolidou como patrimônio cultural italiano. Atualmente, é um esporte praticado em todo o mundo, inclusive no Brasil, onde os números impressionam: entre 2021 e 2023, o número de praticantes passou de cerca de 400 mil a mais de 1,1 milhão de pessoas, o que representa um crescimento de 175%. Com base nesses números recordes, calcula-se que o Brasil concentre cerca de 60% dos praticantes e 65% dos torneios internacionais da modalidade esportiva em todo o mundo.

A “Praia Itália” também contará com o protótipo de uma barraca de praia, desenvolvido pelo Istituto Europeo di Design (IED), para transformar a orla carioca, criando um espaço agradável, organizado e em harmonia com o ambiente.

Serviço:
Visita ao showroom do Made in Italy: de 16 de abril a 15 de junho
Visita à Praia Itália: de 16 de abril a 15 de maio
Visita à exposição “Dell’Architettura – Presença italiana na paisagem carioca”: até 15 de junho
Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30 e sábado das 9h às 13h
Local: Casa d’Italia / Praça Itália
Endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 40 – Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Classificação: Livre
Entrada franca

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -