- Publicidade -

Pará é homenageado em exposição com elementos do cotidiano

Publicado em:

O Paço Imperial inaugura a exposição “Caboclos da Amazônia: arquitetura, design e música”, com mais de 300 peças autênticas e diversificadas, organizadas em quatro categorias distintas – Arquitetura e Interiores, Objetos, Letras e Música – a exposição representa a essência do rico universo das expressões artísticas do Estado do Pará.

Documentada a partir das impressões paisagísticas da Amazônia e das incursões realizadas nas comunidades da ilha de Marajó, incluindo Afuá, e na ilha do Combu, em Belém, a mostra reflete o olhar atento do curador Carlos Alcantarino sobre os elementos do cotidiano. Esses elementos incluem a elevação das habitações para proteção contra as cheias das marés, a vibrante paleta de cores das casas, a música regional e as elaboradas inscrições nas embarcações, minuciosamente confeccionadas pelos talentosos artistas conhecidos como “abridores de letra”.

Os registros capturam conceitos originais que desafiam as normas estéticas convencionais, revelando a rica atmosfera cultural vivenciada pelos caboclos que habitam a floresta. “Ficava imaginando projetos de renomados arquitetos, e cada vez mais essa arquitetura invisível e pura do caboclo me parecia a melhor alternativa para acompanhar a floresta, protagonista da cena. Iniciei uma pesquisa, viajei pelo Marajó fotografando vilas de pescadores e centros urbanos, entrei nessas casas e deparei com uma explosão de cores. É interessante essa completa dissociação da arquitetura e decoração com o restante do país, onde o minimalismo e as cores neutras predominam”, afirma o curador.

Ele completa, “Percebi que poderia agregar nessa busca outras expressões artísticas dessa região, com o mesmo conceito original, desvinculado de qualquer tendência vigente – como as letras abertas que denominam os barcos amazônicos, um legado que muitas vezes passa de pai para filho, criando intuitivamente uma identidade gráfica”, afirma o curador.

A exposição documenta e celebra a regionalidade nos aspectos naturais e culturais vivenciados pelos caboclos que habitam a floresta amazônica. Além disso, a exposição apresenta uma coleção abrangente com peças, cuidadosamente organizadas nas categorias distintas e ambientadas de forma harmoniosa no primeiro piso do paço Imperial, no Rio de Janeiro, convidando os visitantes a mergulharem na riqueza cultural e artística da Amazônia.

SERVIÇO:
EXPOSIÇÃO “CABOCLOS DA AMAZÔNIA: ARQUITETURA, DESIGN E MÚSICA”
visitação: de 17 de abril até 7 de julho / terça a domingo e feriados das 12h às 18h
Centro Cultural do Patrimônio Paço Imperial (Praça XV de Novembro, 48. Centro)

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -