- Publicidade -

“Persia” contempla a condição humana através de histórias de migração

Publicado em:

“Persia”, dramaturgia original de Sandra Vargas, a partir de depoimentos de iranianos, aborda poeticamente questões de pertencimento, sonho de liberdade e vida sob o prisma da mudança de cultura. Nessa nova incursão pelo Teatro de Objetos, gênero raro nos palcos do Rio, o Grupo Sobrevento convida a plateia a contemplar a condição humana através das histórias de pessoas que migraram do Irã para o Brasil atrás de uma sociedade ancorada na democracia.

Democracia essa que, no próprio Brasil, viveu uma década de sobressaltos. Desses pontos de contato entre culturas aparentemente tão diversas é elaborada a narrativa de Pérsia. Depoimentos do próprio elenco também inspiram a dramaturgia desenvolvida por Sandra Vargas, em que sonhos, medos, dilemas de pertencimento e liberdade estão na encenação repleta de música, poesia e encantamento.

“O que leva o Sobrevento a montar Pérsia é o avanço do fundamentalismo e a consolidação de um discurso cada vez mais conservador no Brasil, nosso próprio país, provocando uma consistente polarização que fragmentou a sociedade. A dor de ter que deixar a própria terra pelo desejo de alcançar condições mínimas de existência e, se possível, uma vida livre, digna e feliz, conduz o espetáculo”, define Sandra Vargas. Sandra e Luiz André Cherubini fundaram o Sobrevento no Rio, mas há 25 anos a sede do Grupo é em São Paulo.

A Oficina de Introdução ao Teatro de Objetos será coordenada por Sandra Vargas e tem como público-alvo marionetistas, atores, dançarinos, artistas visuais, cineastas, videomakers, professores e interessados em Teatro, nesta ordem. Sandra Vargas apresentará os princípios básicos do Teatro de Objetos buscando caminhos que permitam ao participante dar uma função poética ao objeto sem transformar sua natureza. Por meio de improvisações, e valendo-se do uso de metáforas, figuras de linguagens e associações de ideias, o aluno poderá descobrir as possibilidades do Teatro de Objetos e experimentar a construção de uma dramaturgia pessoal.

Em Pérsia as linguagens visual e sonora ganham destaque, desde os figurinos de João Pimenta até o cenário minimalista de Luiz André Cherubini, passando pela utilização de instrumentos típicos do Irã – como setar, tambur, sorna e dozaleh (os atores fizeram preparação especialmente para tocar em cena) -, além da viola
brasileira, contando ainda, com a iluminação do premiado Renato Machado. O elenco é formado por Sandra Vargas, Luiz André Cherubini, Maurício Santana, Liana Yuri, Daniel Viana e Thaís Pimpão, que realizam todas as ações em cena. No cenário, além de uma árvore seca, em torno da qual os personagens se encontram, os diálogos contêm temas distintos e comuns a todos nós, como medos, sonhos, angústias pelo desconhecido. A narrativa é formada por diálogos em texto e musicados.

As histórias de vida são apresentadas sob filtros da delicadeza que emolduram cada detalhe das cenas, permeadas por 24 casas de passarinhos. A ação se passa em um cenário árido – tanto pode ser um deserto do Oriente Médio como um sertão para nós aqui do Brasil. Afinal, apenas uma árvore seca é o suficiente para traçar territórios imaginários. O espetáculo foi criado a partir do estudo de diferentes manifestações culturais, realizado com o apoio de artistas, pesquisadores e colaboradores iranianos. Histórias, depoimentos, músicas e poemas do Brasil e do Irã estão em toda a dramaturgia.

“Pérsia” recebeu a indicação ao Prêmio Shell de Melhor Cenografia e foi eleita uma das melhores encenações de 2022 pelo jornal Folha de São Paulo. Desde 2016 sem se apresentar no Rio, onde foi fundado, o Grupo Sobrevento está há 25 anos sediado em São Paulo.

Serviço:
Pérsia – Com o Grupo Sobrevento
Temporada: de 28 de março a 21 de abril, de quinta a domingo, sempre às 20h
Local: Sesc Copacabana (Rua Domingos Ferreira, 160, Copacabana)
Ingressos na bilheteria
Classificação etária: Livre | Duração: 60 minutos
Duração: 60 minutos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -