- Publicidade -

Flexa: Rio de Janeiro ganha nova galeria de arte

Publicado em:

O Rio de Janeiro ganha uma nova galeria de arte: a Flexa. O nome, derivado do adjetivo flexo, denota a natureza flexível, adaptável do espaço, que vai atuar no mercado secundário de arte, mas com um olhar contemporâneo, realizando diálogos entre distintas gerações, promovendo resgates históricos, apoiando instituições e fomentando a formação de coleções. Para isso, conta com a expertise e o acesso ao acervo de uma galeria consolidada no setor: a paulistana Almeida & Dale, de onde vêm dois de seus cinco sócios: Antônio Almeida e Carlos Dale. Completam o time os cariocas Pedro Buarque, diretor executivo, Luisa Duarte, diretora artística, e Maria Ferro, diretora comercial da casa. A reforma do projeto arquitetônico do prédio na Rua Dias Ferreira, no Leblon, é do escritório paulistano Vão, responsável pela expografia da última Bienal de São Paulo. Já a identidade visual da galeria é assinada pelo renomado diretor de arte Giovanni Bianco.

“O Rio foi por décadas o polo mais importante do mercado de arte, mas perdeu protagonismo ao longo dos últimos anos, enquanto São Paulo se tornou efervescente. Acho que podemos contribuir para fortalecer o Rio e dar representatividade à cidade nesta cena”, diz Pedro Buarque, que tem uma longa história de proximidade com as artes. Seu pai, o advogado e colecionador Luiz Buarque de Hollanda, foi sócio da galeria Luiz Buarque de Hollanda & Paulo Bittencourt, atuante no Rio nas décadas de 1970 e 80. “Minha infância foi cercada de artistas, tudo isso é bem familiar: Cildo (Meirelles), Tunga, Lygia (Clark)… Bateu o DNA”, comenta ele, explicando por que aceitou o convite dos sócios da Almeida & Dale.

Pedro enfatiza a visão do grupo que vai gerir a Flexa: “Arte pra gente é arte boa, isso é muito importante. Pode ser neoconcreta, moderna, contemporânea. Temos uma curadoria para trabalhar com obras e artistas em cujo potencial a gente acredite”, diz ele. A abordagem artística e curatorial que norteia o funcionamento da galeria a diferencia de outras casas do mercado secundário – aquele em que são comercializadas obras que já estão circulando, num momento posterior ao da relação direta (mercado primário) entre o artista e seu galerista.

O convite de Pedro a Luisa Duarte para ser diretora artística reflete esta visão. Luisa, que também cresceu cercada de artistas – é filha do crítico e professor de história da arte Paulo Sergio Duarte – atua como crítica de arte e curadora há vinte anos, com importantes curadorias de exposições em sua trajetória, como “Tunga – o rigor da distração”, no Museu de Arte do Rio de Janeiro, MAR, 2018 (em parceria com Evandro Salles) e “Adriana Varejão – por uma retórica canibal”, Museu de Arte Moderna da Bahia, Salvador e Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, Recife, 2019, entre muitos outros projetos. “Temos acesso a um acervo amplo, muito rico para se traçar diálogos entre diferentes capítulos da história da arte brasileira. A nossa primeira exposição, que cobre um arco temporal de mais de 100 anos, tendo o Rio de Janeiro como tema, traduz tal amplitude e variedade”, diz Luisa.

Maria Ferro, diretora comercial da galeria, explica que, além de poderem contar com o acervo da Almeida & Dale, a Flexa vai atuar captando obras novas de artistas com potencial de colecionismo no Rio. “Cada mercado tem suas particularidades, e é importante poder atender a elas”, diz. Maria cita como exemplo o artista baiano Rubem Valentim, com obras presentes na atual Bienal de Veneza, como um nome que tem aceitação na cidade, e que terá alguns trabalhos oferecidos pela galeria. “Além disso, será importante para nós atender tanto aos novos modos de colecionismo quanto aos colecionadores mais experientes, que buscam enriquecer ou girar suas coleções, por exemplo.”

A Flexa vai também atuar representando espólios e realizando parcerias com outras galerias associadas ao grupo Almeida & Dale: Cerrado, em Goiânia e Brasília, e a Marco Zero, em Recife.

A Flexa Galeria fica na Rua Dias Ferreira 214, no Leblon.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -