- Publicidade -

“Memórias Vivas – Ofícios em Extinção” na Casa Firjan

Publicado em:

Um convite a refletir sobre o passado e o presente, sobre o ofício de costureiras, barbeiros, calceteiros, lavadeiras, ceramistas, este é o mote que guia as obras de onze artistas idealizadores e idealizadoras da exposição “Memórias Vivas – Ofícios em Extinção”, que estará em cartaz na Casa Firjan. Os trabalhos fotográficos, inéditos, são de profissionais das artes visuais que foram selecionados por meio do Edital de Cultura Firjan SESI 2024.

De diferentes regiões da cidade do Rio de Janeiro, artistas se debruçaram sobre profissões artífices para pensar suas obras durante a Semana da Fotografia, residência realizada no Centro de Referência em Cinema e Audiovisual Firjan SENAI Laranjeiras. Assim, junto à curadora da exposição, a arquiteta urbanista e expógrafa Gisele de Paula, foram convidados e convidadas a mergulhar nas histórias dos ofícios manuais e de suas narrativas, técnicas, significados simbólicos e legados.

A curadora explica ainda que a exposição é dividida em cinco núcleos, que refletem o passado e o presente dos ofícios manuais: Histórico e Documental: Vestígios do Tempo, Retratos do Passado: Rostos da Tradição, Cenas do Cotidiano: Ofícios em Ação, Rastros e Relíquias: Marcas do Passado e Reinterpretação Contemporânea: Herança Reimaginada.

Serviço:
Visitação: 04/05 e 26/06
Local: Casa Firjan (Rua Guilhermina Guinle, 211, Botafogo)

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -