- Publicidade -

Teatro Ipanema reabre modernizado

Publicado em:

Desde que abriu as cortinas pela primeira vez em 1968, o Teatro Ipanema cravou seu nome na história da dramaturgia brasileira de um modo triunfal. De uma importância histórica sem tamanho, aquele palco sobreviveu à ditadura militar, quando enfrentou a censura que queria impedir o seu funcionamento. Resistência é a palavra que resume este teatro municipal, entregue pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio totalmente reformado, modernizado e requalificado na noite desta quinta-feira (04/07). A maior obra pela qual já passou, novamente imprimindo sua digital na história. As novidades serão apresentadas ao público que irá se deparar não só com um novo teatro, mas também com um novo letreiro: Teatro Ipanema Rubens Corrêa.

A nova roupagem inclui a reforma completa da plateia, a troca das poltronas e tratamento acústico, além de novos camarins e área de backstage, reforma dos banheiros, foyer e café. Tem ainda um novo sistema de climatização e de controle de incêndio e pânico. Mais uma das 22 entregas do Cultura do Amanhã, o mais robusto e completo programa da Secretaria que vem implementando obras de reforma, modernização e requalificação em um terço dos seus 60 equipamentos culturais. O investimento total é de R$ 75 milhões.

“A requalificação do Teatro Ipanema, agora Teatro Rubens Corrêa, é mais que uma reforma; é uma homenagem à história e à memória teatral e cultural do Rio. Este empreendimento, parte do programa Cultura do Amanhã, reforça o compromisso da Prefeitura com a arte acessível, democrática e com a preservação da nossa extensa rede de equipamentos culturais”, ressalta o secretário Marcelo Calero.

O Teatro Ipanema Rubens Corrêa também ganha uma reforma completa em toda a sua infraestrutura de cenotecnia. Entenda por isso um novo sistema de som, luz e vídeo, novas vestimentas cênicas e modernização do sistema de varas de luz e cenário, que passarão a ser motorizadas. Ou seja, uma caixa cênica de ponta, à altura da cena teatral que os cariocas merecem. O investimento total é de aproximadamente R$ 4 milhões.

Uma longa e duradoura amizade. Desde os anos 1950, a devoção ao teatro uniu Rubens Corrêa e Ivan de Albuquerque, sócios por quase 30 anos do Teatro Ipanema, construído em um terreno onde ficava a casa da mãe de Rubens Corrêa. Por essa razão o novo nome, assim também como a Sala de Espetáculos que passa a se chamar Sala de Espetáculos Ivan de Albuquerque e Leyla Ribeiro. Leyla foi a mulher de Ivan.

Em breve, a temporada de peças terá início com o musical “Leci Brandão – Na Palma da Mão”, com texto do jornalista e escritor Leonardo Bruno.

O Teatro Ipanema fica na Rua Prudente de Morais 824, Ipanema.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -