- Publicidade -

“És tu, Brasil?” encena biografia ecológica do Brasil

Publicado em:

Os efeitos da crise climática no mundo e as preocupações com a estabilidade democrática brasileira foram o ponto de partida para a criação de “ÉS TU, BRASIL?”. Para o premiado 1COMUM Coletivo, fundado por Fernando Nicolau, diretor e iluminador da montagem que tem a dramaturgia assinada por Thiago Scarpat, a data de estreia não é à toa: lançar um espetáculo cujo título interroga seu próprio país justo no dia da independência do Brasil parece dar os contornos sobre possíveis temas que ele abordará em cena.

Para a composição de elenco, o 1COMUM Coletivo buscou contemplar a matriz étnica deste país, oferecendo à cena quatro intérpretes que remontam à pluralidade do Brasil. Assim, o encontro destes corpos e matrizes geram narrativas e símbolos que, munidos do vocabulário socioambiental (povos originários, elevação do nível do mar, aumento de temperatura global, racismo ambiental), revisam as histórias do Brasil e revelam a própria trajetória plural e contraditória desta nação. Giovanna – que, além de atriz, é uma das maiores comunicadoras socioambientais do país, influenciadora digital e ativista climática – retorna ao teatro após sete anos neste espetáculo, do qual é idealizadora junto de Fernando e Thiago.

Com uma dramaturgia que vai do ano de 2500 a 1500 — marco temporal da invasão colonial no Brasil —, espetáculo mistura tempos históricos para recontar momentos canônicos e não canônicos deste país. Esta escolha narrativa reflete a intensa revisão das histórias do Brasil — sempre plurais — que ocorre hoje em dia. Por isso, para a construção de cenas desta montagem, algumas questões surgiram: quais são os temas, os eventos e as personagens a serem emoldurados, revisados ou problematizados na dramaturgia? Como montar uma biografia do Brasil no teatro assumindo as contradições deste país? Que personagens, visíveis e invisíveis, subirão ao palco?

“É um espetáculo sobre crise climática no Brasil, mas que usa deste escopo para revelar outras crises que engendram este país: crises políticas, sociais, subjetivas, morais e econômicas”, pondera Thiago Scarpat, dramaturgo do espetáculo, vencedor do prêmio dramatúrgico Secult/2017 com “O que restou dos nossos amores”, cuja direção dividiu com o premiado diretor Rodrigo Portella.

Lendo a trajetória do Brasil sob a ótica ecológica, o espetáculo vai à raiz do problema quando se fala de crise climática: o sistema capitalista. Na montagem, a encenação questiona os problemas ecológicos assumindo as contradições que o próprio capital inventa. E que inventou, inclusive, desde 1500, esta ficção colonial que chamamos de país: o Brasil. “Mudanças violentas no uso do solo e desmatamentos sistemáticos são projetos de desenvolvimento do Brasil, o único país com nome de árvore no mundo”, comenta Fernando Nicolau, também diretor e iluminador do premiado espetáculo “Se eu fosse Iracema“.

“ÉS TU, BRASIL?”

Temporada: de 07 de setembro a 27 de outubro de 2024 / Horário: Quinta-feira a domingo -19h 

Local: Futuros – Arte e Tecnologia (Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo)

Duração: 120 minutos / Classificação Indicativa: 14 anos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -