- Publicidade -

Clube do Samba é decretado como patrimônio cultural imaterial do Rio de Janeiro

Publicado em:

O Clube do Samba acaba de ser oficialmente reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Rio de Janeiro. O decreto foi publicado nesta sexta-feira (31) no Diário Oficial do município, consolidando a importância do Clube para a preservação do “samba de raiz”, um dos principais estilos de samba da cidade. Além disso, o Clube do Samba desenvolve projetos sociais, com o Clubinho do Samba, que ajudam a fortalecer e divulgar a cultura do samba, mantendo viva uma das tradições mais queridas do Rio.

Para celebrar essa conquista histórica será realizado duas grandes comemorações: o tradicional Baile do Clube do Samba no Vivo Rio, e um animado bloco de rua na Avenida Atlântica, reunindo foliões e amantes do samba em uma grande festa ao ar livre.

O Baile do Clube do Samba está de volta para uma noite memorável de música, alegria e muita folia e promete reviver o espírito dos icônicos bailes de clube, reunindo gerações de apaixonados pelo samba e pelo carnaval. Com um show especial de Diogo Nogueira, a participação do lendário Cordão da Bola Preta e convidados, o baile trará todo o encanto e a tradição dos carnavais de antigamente, em um ambiente onde o brilho das fantasias, os confetes e serpentinas dão o tom da festa. Os foliões são convidados a se fantasiar, resgatando o glamour dos bailes carnavalescos. A abertura é da DJ Cris Pantoja. Os ingressos para o Baile do Clube do Samba já estão à venda pelo site da Ticket360.

“Esse reconhecimento é uma grande vitória para o samba e para todos que mantêm viva essa cultura. Meu pai sempre sonhou com a valorização do Clube do Samba e ver ele como patrimônio cultural imaterial do Rio de Janeiro é motivo de orgulho e celebração. Manter essa tradição viva, ao lado da minha família, é uma honra”, afirma Diogo Nogueira.

Fundado por João Nogueira em 1979, o Clube do Samba é um dos mais importantes movimentos de valorização do samba e da cultura popular brasileira. Desde sua criação, tem sido uma referência na preservação das raízes do gênero, promovendo encontros entre grandes nomes da música e novos talentos. Mais do que um evento, o Baile do Clube do Samba é um manifesto pela continuidade dessa tradição, reforçando a importância de manter vivo o legado do samba e sua capacidade de unir as pessoas em torno da música.

Com a assinatura do decreto, o Clube do Samba será registrado no Livro de Registro das Formas de Expressão pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade e pelo Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural, garantindo sua relevância histórica e cultural para as futuras gerações.

Serviço: 
Baile do Clube do Samba – Diogo Nogueira, Cordão da Bola Preta e convidados
Data:
 27 de fevereiro (quinta-feira)
Horário: 21h –  a casa abre 2h antes
Local: VIVO RIO – Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo
Ingressos:  www.vivorio.com.br e bilheteria

Bloco do Clube do Samba 
Data: 04 de março (terça-feira)
Local: Avenida Atlântica, Rio de Janeiro. Concentração na altura da Rua Santa Clara
Horário da concentração: 9h
Início do desfile: 11h

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -