- Publicidade -

 “Tempo Rei”: Gilberto Gil revive a Tropicália em sua última turnê

Publicado em:

Nós somos filhos do Brasil, de Gil, de Caetano , de Gal , de Bethânia, enfim, da Tropicália.  Quantas vezes você já citou trechos de músicas desses grandes artistas? Quantas vezes eles fizeram parte da trilha sonora da sua vida? Gilberto Gil é mais do que certeza nas trilhas musicais dos brasileiros e agora nos palcos do Brasil com a sua última turnê  “Tempo Rei”. 

“O Rio de Janeiro continua lindo”. Essa frase da canção “Aquele Abraço”, de 1969, faz parte do imaginário de todos os brasileiros. A Cidade Maravilhosa está presente em muitos momentos da obra de Gilberto Gil, além de estar presente no DNA de todo brasileiro. Foi uma apresentação que celebrou de forma imersiva e sensorial a entidade mais intrigante da experiência humana, o Tempo.

Os artistas partes desse movimento socioeconômico cultural procuravam renovar o cenário cultural brasileiro denunciando a realidade política e social do Brasil. Suas canções alegóricas foram a forma encontrada para evidenciar os problemas do país e fugir da censura existente no período da Ditadura Militar.

“Tempo Rei

Não é todo dia que você pode dividir o mesmo espaço com Gilberto Gil, que lotou os Farmasi Arena, num estalar de dedos. Considerado um dos maiores cantores e compositores do Brasil, Gilberto Gil traz o mesmo carisma e uma vitalidade de respeito. Não é para qualquer um, não! Gil revisitou sua obra desde o primeiro disco em uma turnê de despedida e conduziu a noite em muito mais que uma nota só, mas sim, em todas as notas que o seu publico sabe cantar, enquanto os cenários e os jogos de luzes iluminavam seu legado com projeções espetaculares e a presença de Marisa Monte no palco, em uma participação especialíssima. Certamente um momento mágico! No meio disso, Gilberto Gil ainda reverbera a luz e o canto do movimento Reggae. O cantor que é um ser humano completamente iluminado pela beleza das suas obras, encanta por onde passa desde cedo, conquistando o mundo e prêmios, agora ele encerra sua trajetória com uma turnê digna de seus sucessos.

A Turnê “Tempo Rei” é uma revisão de seis décadas da carreira de Gilberto Gil, cantada por ele e pelo povo brasileiro, povo esse que levou seus filhos (pequenos) para prestigiar o ex-ministro da cultura. Sim, tinham crianças na arena curtindo o show.

Quando Gilberto Gil compôs “Tempo Rei”, em 1984, ele propunha uma resposta à canção “Oração ao Tempo”, de Caetano Veloso. Enquanto a música de Caetano surge com uma ideia de que o tempo e aquele que o inventou desaparecerão, a letra de Gil traz um vago desejo de permanência e transformação.

Impossível não enaltecer a obra de Gilberto Gil! Quem viu os shows da turnê “Nós a Gente” em 2022, teve a chance de presenciar Gilberto Gil e Família juntos no palco. Agora, eles voltam juntos aos palcos numa turnê mais do que especial. É, surpreendentemente, uma prosa intimista e recheada de afeto! Sai de lá em êxtase e em reflexão, como se tivesse tido, uma conversa intensa e leve ao mesmo tempo com Gilberto Gil.

A  direção de musical é de Bem Gil e José Gil, a banda é composta por Bem Gil (guitarra), José Gil (bateria), João Gil (baixo), Nara Gil (voz), Flor Gil (voz), Mariá Pinkusfeld (voz), Diogo Gomes (sopro), Thiago Oliveira (sopro), Marlon Sete (sopro), Danilo Andrade (teclado), Leonardo Reis (percussão), Gustavo Di Dalva (percussão), Mestrinho (sanfona) e ainda um quarteto de cordas.

Embaralhando as cartas de sua própria história, Gil faz da Turnê “Tempo Rei” um espetáculo que o Brasil e o mundo irão guardar para sempre na memória.

Alê Shcolnik
Alê Shcolnikhttps://www.rotacult.com.br
Editora de conteúdo e fundadora do site, jornalista, publicitária, fotografa e crítica de cinema (membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Amante das Artes, aprendiz na arte de expor a vida como ela é. Cultura e tattoos nunca são demais!

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -