- Publicidade -

“CORPOS DA TERRA, festival de arte e cultura indígena, chega a sua 4ª edição

Publicado em:

“CORPOS DA TERRA”, festival de arte e cultura indígena, chega a sua 4ª edição, com o tema “Cidades indígenas, indígenas na cidade” no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro. Com programação de quinta a domingo, o festival pretende ocupar o CCBB a partir do dia 15 de maio, por dois finais de semana consecutivos, e contará com a exibição de filmes, rodas de conversas, oficinas infantis e sessões inclusivas.

Com curadoria de Renata Tupinambá, “CORPOS DA TERRA” oferece um recorte de filmes privilegiando a rica, porém pouco conhecida, produção cinematográfica indígena no Brasil. Além dos eventos no CCBB RJ, haverá um show de rap no dia 24 de maio no Amarathi Hub Cultural (Rua da Quitanda, 109 – Centro), com retirada de ingressos gratuitos no Sympla: http://bit.ly/3RQllfR.

“Essa edição traz como proposta a compreensão de que as identidades originárias não estão limitadas a um único espaço, nem pertencem apenas a um tempo passado. As cidades, muitas vezes, se erguem sobre antigas aldeias e territórios indígenas, transformados em grandes centros urbanos, mas ainda habitadas por pessoas indígenas que seguem presentes, resistindo e recriando seus modos de vida em múltiplos contextos.

Essas presenças urbanas indígenas não são exceções, mas expressões vivas de continuidade, adaptação e potência cultural. Suas trajetórias revelam uma riqueza de produções interculturais que conectam o passado ancestral às linguagens e desafios contemporâneos, reafirmando que os territórios indígenas também estão nas cidades, não como resquícios, mas como presença ativa e transformadora”,  declara a curadora Renata Tupinambá.

Neste ano, o evento conta com a presença de nomes como Ywyzar Tentehar, Orlando Calheiros, Daiara Tukano, João Ticuna, Leandro Kuaray Mimbi, Martinha Guajajara, Luciana Guarani, José Ribamar Bessa Freire, Abi Poty, Tsara Kokama, Erick Macedo, entre outros e outras que compõem um mosaico de vozes e saberes diversos. Os debates reúnem indígenas de aldeias do estado do Rio de Janeiro e de contextos urbanos, promovendo diálogos interculturais, e as mesas abordam temas como a educação indígena no Rio, os crimes cometidos durante a ditadura contra povos indígenas, os direitos das mulheres indígenas, territórios, fronteiras coloniais, arte, bem viver e formas de resistência.

As produções  realizadas por indígenas e não-indígenas têm como eixo central as histórias e culturas dos povos originários de diversas regiões do país. Entre os destaques estão Mundurukuyü – A Floresta das Mulheres Peixe, dirigido por mulheres Munduruku, e Kwa se jobají yané!: Essa terra é nossa!, de Beatriz Pankararu, Pedro Pankararu e Simone Pankararu, entre muitas outras obras potentes. Apresentações musicais acontecem no Espaço Amarathi Hub Cultural e incluem o rapper wescritor, do povo Tupinambá de Olivença, além dos artistas DJ Cris Panttoja e Jef Rodriguez — MC, DJ e integrante da banda OQuadro.

Serviço:De 15 a 25 de maio de 2025 / CCBB Cinema I e foyer (térreo) / Classificação indicativa: consulte a programação / Ingressos para sessões e debates disponíveis na bilheteria física ou no site do CCBB (bb.com.br/cultura) a partir das 9h do dia de a cada atividade. / Ingressos para show Amarathi Hub Cultural (Rua da Quitanda, 109 – Centro) no Sympla:http://bit.ly/3RQllfR / O Centro Cultural Banco do Brasil  fica na Rua Primeiro de Março, 66 – Centro.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -