- Publicidade -

Sr. Blake, ao Seu Dispor: Comédia dramática, com John Malkovich, emociona

Publicado em:

No longa-metragem Sr. Blake, ao Seu Dispor, dirigido por Gilles Legardinier, Andrew Blake (John Malkovich) é um bem sucedido empresário britânico que é viúvo há apenas quatro meses. Deprimido, triste e evitando todo tipo de evento social, ele se despede do seu melhor amigo e sócio, Richard Ward (Al Ginter), e vai à França com a intenção de passar um tempo no lugar onde conheceu sua esposa: um velho castelo no campo. 

Chegando lá, ele tenta alugar um quarto, mas ocorre uma pequena confusão. A governanta Odile (Émilie Dequenne) o confunde com um candidato à vaga de mordomo. E, assim, ele começa a trabalhar sem revelar sua verdadeira identidade para a proprietária da residência, madame Nathalie Beauvillier (Fanny Ardant), também viúva, só que vivendo um luto um pouco mais prolongado, uma vez que seu esposo faleceu há quatro anos. 

Moram e trabalham também no local, onde ocorrem quase todas as cenas de Sr. Blake, ao Seu Dispor, a empregada Manon (Eugenie Anselin), que está grávida, mas vive triste porque o pai do seu bebê sumiu sem dar qualquer explicação; e o caseiro Philippe (Philippe Bas), um homem tímido e sensível, que nas horas vagas constrói casas para que os ouriços que vivem na mata não sofram com o frio. O caseiro, secretamente, nutre uma paixão por Odile. 

Blake demora a se adaptar ao ritmo peculiar do castelo, mas, aos poucos, descobre que cada morador carrega suas próprias cicatrizes e anseios, tão profundos quanto os dele. Com um misto de empatia e humor, o protagonista se torna o elo que une essas almas perdidas, forjando laços de amizade que transformam o filme em um feel-good movie autêntico, com toques de melancolia que ressoam com quem já enfrentou perdas ou busca recomeços. 

Já com madame Beauvillier, em especial, Blake desenvolve um sentimento de cumplicidade oriundo do luto que ambos enfrentam. Paralelamente, fofa e inusitada é a relação dele com Mephisto, o gato de estimação de Odile. A dinâmica entre o homem e o animal gera várias situações muito engraçadas e proporciona uma das maiores surpresas do filme, já bem mais para perto do final da produção. 

Sr. Blake, ao Seu Dispor é uma adaptação de um romance de sucesso escrito pelo próprio cineasta, publicado pela primeira vez em 2012. Para transformá-lo em um bom roteiro, Legardinier contou com a parceria inestimável de Christel Henon. Desta forma, mesmo sem ter lido a obra original, é difícil acreditar que  haja alguma diferença significativa. Assim, estamos provavelmente diante de uma ótima transposição cinematográfica. 

Iluminados pela luz dourada de um fim de tarde outonal francês, que penetra no castelo através das janelas e das frestas, o elenco de Sr. Blake, ao Seu Dispor se revela como o principal triunfo do longa-metragem. A bela fotografia de Stéphane Le Parc emoldura a química de um time em estado de graça. Malkovich, um ator que talvez merecesse mais destaque pelo que fez ao longo da carreira, é o ponta de lança, mas a saudosa Dequenne, Bas, Ardant, Anselin e todos os outros fecham com maestria esta escalação impecável. 

Sr. Blake, ao Seu Dispor é um bálsamo para almas cansadas, ideal para quem aprecia comédias francesas leves como Intocáveis ou O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, mas com um viés mais introspectivo. Abram espaço para o riso e a lágrima, e deixem que essa jornada de conexões improváveis reacenda a esperança em novos começos.

Desliguem os celulares e excelente diversão.

Bruno Giacobbo
Bruno Giacobbo
Um dos últimos românticos, vivo à procura de um lugar chamado Notting Hill, mas começo a desconfiar que ele só existe mesmo nos filmes e na imaginação dos grandes roteiristas. Acredito que o cinema brasileiro é o melhor do mundo e defendo que a Boca do Lixo foi a nossa Nova Hollywood. Apesar das agruras da vida, sou feliz como um italiano quando sabe que terá amor e vinho.

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -