- Publicidade -

Depois da Caçada: Luca Guadagnino e os problemas sociais do mundo contemporâneo

Publicado em:

 
Filme de abertura da 27ª edição do Festival do Rio, Depois da Caçada é um drama psicológico que acompanha uma professora universitária confrontada com um dilema quando uma aluna acusa um professor de abusos sexuais, fazendo com que um segredo de seu próprio passado venha à tona.

Dividida num dilema entre sua aluna protegida e seu colega e amigo íntimo, a professora enfrenta uma crescente tensão no ambiente acadêmico, expondo dilemas éticos e as complexidades das dinâmicas de poder envolvendo gênero, raça e reputação institucional.

Luca Guadagnino (Me chame pelo seu nome, Rivais, Queer) parece está em produção audiovisual frenética, com grandes lançamentos em pouco tempo. Infelizmente, Depois da Caçada traz pouco da sua essência como cineasta, a direção de atores é precisa e traz grandes atuações de Julia Roberts e Ayo Edebiri. Porém, não vemos aquele olhar cuidadoso, delicado, falta uma infraestrutura na narrativa que dialoga com seus outros trabalhos. Veja bem, Depois da Caçada não é ruim, é bem feito, mas poderia ser melhor, com movimentos de câmeras condizentes a linha investigativa que Guadagnino traz em seus longas.

Luca Guadagnino é um dos diretores mais contemporâneos, com um olhar que entende o mundo atual. Depois da Caçada tem temática relevante e necessária. O novo filme Guadagnino pode até se manter fiel ao seu espírito, mas não tem o grau de sofisticação de Me chame pelo seu nome e Queer. Depois da Caçada traz uma estetica fria, fugindo do aspecto naturalista de seus trabalhos. A produção deixa pontas soltas com o intuito do publico buscar suas próprias respostas. Certamente, nem tudo foi feito para te deixar confortável.

A forte presença de Julia Roberts em cena, faz da sua performance enriquecedora, a atriz está completamente envolvida na trama, trazendo uma atuação grandiosa. Já o magnetismo de Ayo Edebiri faz dela uma estrela de cinema no verdadeiro sentido de grandeza e de emoção. O filme ainda conta com Andrew Garfield e Michael Stuhlbarg.

Depois da Caçada contribui para o aprofundamento de conversas sobre consentimento e sobre a dinâmica do mundo acadêmico. É um filme oportuno em relação à sociedade, às divisões dentro dela e às posições extremas.

A trilha sonora traz Trent Reznor e Atticus Ross (responsáveis pela trilha sonora de Rivais e Queer), que optam por trazer a musica brasileira em momentos cruciais do longa.

*filme visto durante o Festival do Rio 2026

Alê Shcolnik
Alê Shcolnikhttps://www.rotacult.com.br
Editora de conteúdo e fundadora do site, jornalista, publicitária, fotografa e crítica de cinema (membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Amante das Artes, aprendiz na arte de expor a vida como ela é. Cultura e tattoos nunca são demais!

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -