- Publicidade -

“Os Irmãos Karamazov” faz nova temporada no Teatro Carlos Gomes

Publicado em:

Clássico revisitado da literatura mundial, “Os Irmãos Karamazov” retorna aos palcos do Rio de Janeiro, em curta temporada no Teatro Carlos Gomes. Dirigido por Marina Vianna e Caio Blat, o espetáculo apresenta uma leitura contemporânea e acessível do romance do escritor Fiódor Dostoiévski, apontado por Sigmund Freud, o criador da psicanálise, como obra-prima da humanidade, relembrando o texto original sem abrir mão de sua complexidade filosófica, moral e humana. Leia critica de Rodrigo Fonseca!

O elenco responsável por dar vida e alma aos personagens de Dostoiévski é formado por um grupo heterogêneo de 13 artistas que se revezam para contar essa história, ora em coro, ora individualmente, com seus corpos e funções diversos, com nomes como Nina Tomsic, Pedro Henrique Muller, Catharina Caiado, Sol Miranda, Priscilla Rozenbaum, Lucas Oranmian, Arthur Braganti, Thiago Rebello, Juliete Viana, Maria Luiza Aquino, Sheila Martins, Sofia Badim, além do diretor Caio Blat, que também atua. 

Para Blat, o espetáculo é fruto de uma longa maturação, que busca dialogar com o presente, ao tornar a obra de Dostoiévski acessível e relevante para o Brasil contemporâneo, “Esse espetáculo nasce de mais de dez anos de estudo e amadurecimento. Esse tempo permitiu que a gente não fizesse uma adaptação reverente, mas uma adaptação viva, crítica e contemporânea. A gente não quis transformar Dostoiévski numa peça monumental ou excessivamente respeitosa. A escolha foi condensar, assumir risco e tornar essa obra popular, intensa e direta. O interesse nunca foi reconstruir o século XIX, mas entender o que Dostoiévski plantou ali e como isso ressoa no Brasil de hoje, num país politicamente rachado e atravessado por disputas de poder”, afirma.

A encenação concentra a narrativa nos três dias em que antecedem e sucedem o crime central da trama, imprimindo intensidade, urgência e proximidade à experiência do público, bem como aos temas que assolam a sociedade brasileira. Embora hoje seja considerado erudito, Dostoiévski foi um escritor popular, Os Irmãos Karamazov foi publicado originalmente como folhetim, uma novela em capítulos no jornal da época.

A adaptação é fruto de 10 anos de estudo de Caio Blat e Manoel Candeias sobre o romance de Dostoiévski, além de quatro meses de um intenso processo criativo com o elenco e o grupo de artistas envolvidos para a realização do espetáculo. De forma contemporânea e inovadora, a montagem, que pretende popularizar o escritor e a sua obra no Brasil, também leva aos palcos a polifonia característica do romance de Dostoiévski, conceito desenvolvido por Mikhail Bakhtin, em que múltiplas vozes, perspectivas e conflitos coexistem sem hierarquia moral. 

Serviço: Data: 08 a 18 de janeiro de 2026 / Local: Teatro Carlos Gomes / Rua Prç. Tiradentes, s/n° – Centro / Classificação Etária: 16 anos. / Duração: 120 minutos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -