- Publicidade -

Casa Brasil oferece experiência imersiva em realidade virtual que reconstrói cinco séculos de história

Publicado em:

A Casa Brasil inaugura a Imersão “Casa Brasil Petrobras”, experiência inédita que utiliza realidade virtual, realidade aumentada e inteligência artificial para revelar as camadas históricas do prédio da antiga Alfândega, no Centro do Rio. A atração será aberta ao público a partir desta quinta-feira (21) e passa a integrar a programação da exposição “Casa Fluminense”, que segue em cartaz com entrada gratuita.

Com patrocínio da Petrobras e do Ministério da Cultura, o projeto convida o visitante a embarcar em uma viagem de cinco séculos em apenas cinco minutos. Utilizando óculos VR 360º — que, por sinal, tornam a experiência ainda mais impactante e envolvente — o público atravessa diferentes períodos históricos do território carioca, começando pela Guanabara pré-colonial dos Tupinambá, passando pela chegada dos portugueses, em 1565, e alcançando os mercados e a Alfândega no século XIX.

A experiência mergulha o visitante em episódios marcantes da história do Rio, revelando o passado do edifício como espaço ligado ao comércio marítimo, à escravização e também à resistência cultural e social. A narrativa dá protagonismo às mulheres negras que ocupavam o antigo Mercado do Peixe e ajuda a reconstruir memórias muitas vezes apagadas da história oficial.

“A união entre inovação tecnológica e produção artística transforma a Casa Brasil em um espaço de experiência, reflexão e pertencimento. É uma forma contemporânea de conectar o público às raízes culturais do Rio de Janeiro por meio de uma experiência gratuita, educativa e acessível”, reforça Danielle Barros, secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

Além da imersão em realidade virtual, o projeto utiliza recursos de realidade aumentada para transformar a visita em uma experiência interativa. Sem necessidade de baixar aplicativos, o público poderá acessar conteúdos pelo próprio celular, por meio de QR Codes espalhados pelo espaço. As ferramentas digitais permitem visualizar imagens históricas animadas por inteligência artificial, descobrir detalhes invisíveis da arquitetura neoclássica do prédio e recriar a paisagem original da orla carioca antes das transformações urbanas.

“A tecnologia aqui não surge apenas como recurso visual. Ela é uma ferramenta de conexão emocional com a história. Queremos provocar empatia e aproximar o visitante das vozes que foram silenciadas ao longo do tempo, mostrando que o passado continua presente nas disputas e narrativas do Rio de Janeiro contemporâneo”, afirma Tania Queiroz, diretora da Casa Brasil.

Para Jocelino Pessoa, coordenador do projeto e diretor da V ARTE, o uso de tecnologias imersivas amplia o alcance da mediação cultural e aproxima novos públicos do patrimônio histórico. “Quando utilizamos realidade virtual e aumentada para revelar as camadas invisíveis da antiga Alfândega, criamos uma ponte emocional e cognitiva entre o território e o visitante. A memória de um lugar só permanece viva quando é reativada pelas novas gerações”, destaca.

SERVIÇO: Imersão Casa Brasil Petrobras
A partir de quinta-feira, 21 de maio
Casa Brasil – Praça XV de Novembro, 20 – Centro
Visitação: terça a domingo, das 10h às 17h
Entrada gratuita

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -