- Publicidade -

Quinteto Guanabara apresenta na Acaso Cultural

Publicado em:

A Acaso Cultural recebe o concerto “Brasil Suíte”, terceira apresentação da Série Ararama: Tempo de Música Brasileira, projeto da Século 30 Records dedicado à valorização da música de concerto produzida no país.

Interpretado pelo Quinteto Guanabara, o programa reúne obras de alguns dos mais importantes compositores brasileiros dos séculos XX e XXI, propondo uma viagem pela riqueza e diversidade da música de câmara nacional. A apresentação integra a temporada 2026 da Série Ararama, iniciativa que busca ampliar os espaços de circulação da produção brasileira contemporânea e estimular novas formas de escuta.

O repertório inclui obras de Júlio Medaglia, Radamés Gnattali, Edino Krieger, Mário Tavares e Ronaldo Miranda, nomes fundamentais para a construção da identidade da música de concerto brasileira. Entre os destaques está a célebre “Suite para Quinteto de Sopros”, de Radamés Gnattali, que incorpora elementos característicos da música popular brasileira em uma sofisticada escrita camerística.

Formado em 2023 na Escola de Música da UFRJ, o Quinteto Guanabara é composto pelos músicos João Pedro Barros (flauta), Queren Oliveira (oboé), João Souza (clarineta), Gusttavo Magalhães (fagote) e Felipe Portugal (trompa). Desde sua criação, o grupo vem se destacando pela pesquisa e difusão do repertório brasileiro para quinteto de sopros, com participações em eventos como o Festival de Inverno de Campos do Jordão e apresentações na Sala São Paulo.

Mais do que um concerto, “Brasil Suíte” propõe um encontro entre diferentes gerações de compositores e diferentes visões de Brasil. A apresentação reforça o compromisso da Século 30 Records com a preservação, circulação e renovação da música de concerto brasileira, aproximando o público de obras que ajudam a contar a história cultural do país.

A Série Ararama recebe esse nome a partir de uma palavra de origem tupi-guarani associada a ideias de atemporalidade, céu e futuro — conceitos que orientam a curadoria do projeto e sua busca por novos diálogos na cena musical contemporânea.

Programa• Júlio Medaglia – Piccolo Andante• Radamés Gnattali – Suite para Quinteto de Sopros• Edino Krieger – Serenata a Cinco• Mário Tavares – Quinteto para Instrumentos de Sopro• Ronaldo Miranda – Variações Sérias sobre um Tema de Anacleto de Medeiros

Serviço:

Brasil Suíte – Série Ararama: Tempo de Música BrasileiraData: 18 de junho, às 20hLocal: Acaso Cultural – Rua Vicente de Souza, 16 – Botafogo/Ingressos pelaSympla: https://encurtador.com.br/vQzz

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -