- Publicidade -

Fotógrafo Bruno Guerchon inaugura exposição na Fábrica Bhering 

Publicado em:

Com oito anos de trajetória, o fotógrafo Bruno Guerchon fará sua primeira exposição individual a partir deste sábado, dia 1º de agosto, na Ava Galleria, localizada na Fábrica Bhering, no Rio de Janeiro. Com curadoria de Edson Cardoso, a mostra “Inspiração e Reflexão” apresentará 16 fotografias recentes e inéditas, produzidas pelo artista desde 2024 até hoje. A abertura da mostra acontecerá durante o “Bhering de Portas Abertas”, evento realizado no primeiro sábado de cada mês, com os ateliês e galerias do polo cultural abertos ao público.

“Como diz o título da exposição, minha intenção é provocar inspiração e reflexão nas pessoas através das minhas obras. Quero que enxerguem beleza no mundo, questionem suposições e, quem sabe, se conectem com algo mais profundo da experiência humana”, afirma o artista.

Autodidata, Bruno Guerchon fotografa há mais de dez anos, mas foi em 2018 que a fotografia se tornou profissão. Começou especializando-se em imagens cênicas até chegar em seu trabalho autoral. Nos últimos anos, o artista participou de exposições coletivas no Brasil e no exterior, como “Ava Art Festival” (2025), no Enokojima Art Center, em Osaka, no Japão;  “Art Shopping” (2025), no Carroussel Du Louvre, em Paris, França; “Bela Bienal” (2025), na Cable Factory, em Helsinque, na Finlândia, além de exposições em São Paulo, como “150 anos do Jockey Club São Paulo” (2025) e mostras coletivas na própria Fábrica Bhering.

“As obras do Bruno Guerchon são uma representação poética de momentos que ele consegue captar com tanta perfeição, através do seu olhar, que é, sem dúvida, extremamente singular”, afirma o curador Edson Cardoso.

As fotografias da exposição estão divididas em cinco temas: “paisagem”, “humano”, “fauna”, “abstrato” e “natureza”, sendo as três últimas apresentadas pela primeira vez na exposição.  As obras das séries “paisagem”, “natureza” e “fauna” retratam o mundo externo. A intenção do artista é inspirar o espectador que parar para contemplá-las. “Inspiração que conduza a sentimentos de reverência e admiração perante o mundo, reconhecendo a diversidade, a força, a brutalidade, e a beleza da existência. além de inspiração capaz de proporcionar sentimentos de paz, gratidão, calma, conforto, que simplesmente nos oferece mais combustível para seguir vivendo bem, um dia após o outro”, ressalta o Bruno Guerchon.

Para o artista, as obras da série “abstrato” se conectam diretamente com o inconsciente. “A intenção destas obras é alcançar o mundo interno das pessoas que permitirem se afetar, favorecendo um processo de transformação, de dentro para fora, a cada momento de contemplação”, afirma o artista.

As fotografias sob o tema “humano” não trazem necessariamente figuras de pessoas, mas sim ambientes e circunstâncias que se conectam com a vida humana. As fotos desta série foram feitas na cidade de Aparecida de Goiânia, acompanhando o trabalho de uma ONG que ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade.  “Na minha opinião são obras mais reflexivas, que trazem emoções aflitivas, vulnerabilidade e sofrimento; explícitos e implícitos. De certa forma, as obras sob este tema fecham o arco que conecta todos os outros temas, desafiando crenças, valores e paradigmas, abrindo um portal para autorreflexão”, diz.

Serviço: De 1º de agosto até 15 de agosto de 2026
Ava Galleria – Fábrica Bhering
Rua Orestes, 28, 2º andar – Santo Cristo
De quarta a sábado, das 14h às 17h
Entrada gratuita

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -