- Publicidade -

Sergio Krakowski se apresenta, no Espaço Cultural BNDES

Publicado em:

Sergio Krakowski apresenta, no Espaço Cultural BNDES, “Boca do Tempo”, espetáculo que une pandeiro, voz, tecnologia e imagem em uma experiência imersiva com direção de imagem de Batman Zavareze. Projeto solo do músico sintetiza mais de 20 anos de pesquisa composicional e propõe uma travessia por temas como tempo, memória, ancestralidade e resistência cultural.

“O show ´Boca do Tempo´ é do meu trabalho solo que vem sendo desenvolvido há muitos anos e que lida com a improvisação como parte central. As canções que compus servem como ilhas que vão sendo conectadas através de uma narrativa improvisativa que usa o pandeiro conectado à eletrônica e à voz. No BNDES vou ter como convidado o Batman Zavareze que vai dar visualidade a esse percurso sonoro também de forma improvisada”, conta Sergio Krakowski.

Inspirado no álbum “Boca do Tempo“, lançado pela Rocinante, o espetáculo acompanha uma travessia entre dois acontecimentos fundamentais na trajetória de Krakowski: a perda representada pela morte de seu pai e o nascimento simbolizado pela chegada de seu filho. A partir desse percurso, a obra investiga o fluxo do tempo, a memória, a ancestralidade e a resistência cultural, estabelecendo também diálogos com questões contemporâneas de injustiça e luta.

No centro dessa linguagem está o pandeiro. Mais do que um instrumento de acompanhamento, ele funciona como uma interface de criação: por meio de softwares desenvolvidos pelo próprio Krakowski durante seu doutorado no IMPA, o músico controla em tempo real projeções visuais que respondem ao toque, à intensidade e ao ritmo de cada gesto. Assim, o corpo do artista se torna simultaneamente instrumento musical e dispositivo de criação visual, enquanto polirritmias e contrapontos sonoros encontram imagens que pulsam, se fragmentam e se recompõem ao vivo.

A narrativa do espetáculo se desenvolve por diferentes momentos.  “Alga” é uma homenagem ao pai de Sergio, já a faixa “Dongueragan” se apropria da língua inglesa para criar uma percussão verbal brasileira. Em “Chica”, o artista presta homenagem às mulheres criadoras, com destaque para Chiquinha Gonzaga. Já “Renegue Não” que tem referências místicas da Cabala também introduz uma dimensão social e política ao espetáculo, trazendo para a cena uma reflexão sobre injustiça e luta.

Ao longo da apresentação, som e imagem deixam de ocupar lugares distintos e passam a construir uma mesma narrativa. O resultado é uma experiência sensorial que convida o público a percorrer, junto ao artista, diferentes estados de memória e percepção.

Serviço: Data: 01/10 (quinta-feira) Local: Espaço Cultural BNDES – Avenida República do Chile, 100 – Centro Ingressos: Os ingressos podem ser reservados a partir de 12h do dia 28/09 pelo link www.bndes.gov.br/espacoculturalbndes

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -