- Publicidade -

A Profecia: Obra Prima do cinema criou o conceito da criança amaldiçoada

Publicado em:

 Se voltarmos aos clássicos do terror, os anos de 70 foram os mais importantes para o gênero. Em 1973 tivemos o filme mais importante do terror, O Exorcista, que criou filas e filas nos cinemas. Já em 1978,Halloween: A Noite do Terror criaria o gênero “slasher movie”, mas até lá, os estúdios estavam tentando achar um novo título para substituir O Exorcista como o maior terror de todos os tempos. Foi nesse período que a Warner Bros. recebeu a proposta de A Profecia, contudo eles preferiram investir no que virou O Exorcista II,  projeto da 20th Century Fox.

A ProfeciaComo já dito, existia uma pressão imensa do estúdio para que o filme fosse um grande sucesso. Porém, o diretor Richard Donner recebeu um orçamento limitado para a produção. Donner se viu naquela velha encruzilhada, fazer muito com pouco, e saiu muito bem dela. A Profecia, de 1976, teve um orçamento de US$ 2 milhões e arrecadou mais de US$ 60 milhões. Fica óbvio dentro do filme o máximo aproveitamento de tudo, dos cenários, do elenco, assim nada é desperdiçado.

A direção de fotografia é genial ao criar a ilusão de que tudo é muito maior, a casa é imensa, os cômodos são imensos, até os corredores. E mesmo com essa ostensividade, a perspectiva da câmera leva o olhar do público diretamente para Damien, a causa de todas as desgraças, aquele que vem trazer o fim do mundo.

Além disso, outro recurso de ouro do roteiro de Seltzer é não fazer o filme inteiro girar ao redor do menino, na verdade o protagonista é o pai adotivo, que vai descobrindo a terrível verdade. Enquanto diplomata vai descobrindo os mistérios, Damien é uma sombra constante que apenas cresce no longa. Aliás, também vale ressaltar que A Profecia cria essa ideia da criança amaldiçoada, que tem aliados sobrenaturais, como uma babá ou um animal, muito inspirado também em O Bebê de Rosemary.

Por fim, é necessário apontar as duas cenas icônicas do filme, a babá se enforcando em nome do menino e a decapitação. Esse tipo de explicitude já era forte na época, e não perdeu nem um pouco de sua força. O filme ganhou um remake em 2006, mas nada se compara ao de 1976 que ainda é um dos grandes filmes de terror de todos os tempos.

Aliás, a cereja do bolo desse longa é a trilha sonora criada por Jerry Goldsmith, que usa o estilo clerical de canto gregoriano, subvertendo em um estilo satânico, capaz de causar arrepios na espinha. Não foi surpresa que Goldsmith tenha ganhado o Oscar de Melhor Trilha Sonora em 1977.

A Profecia é, certamente, um desses filmes que marcam a cultura Pop. Capaz de influenciar gerações assim como o próprio Exorcista e Halloween fizeram. Filme está em cartaz no Looke.

Mais Notícias

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -