- Publicidade -

Rolé Carioca vai da Praça XV à Praça Mauá

Publicado em:

A cidade internacionalmente conhecida por suas praias que inspiram músicas, filmes e até mesmo a identidade local tem o nome de… Rio. Ironias à parte, o Rolé Carioca montou um roteiro inusitado, que começa com a ocupação da cidade, de costas para o mar, no século 16, passa pelo costume do banho de mar como prescrição médica no século 18, permeia as relações comerciais e disputas que tiveram os mares como palco e chega aos dias atuais, quando a alma da cidade está intimamente relacionada ao amor dos cariocas pela praia. 

Da ocupação indígena pré chegada dos portugueses e sua influência na cidade até os dias atuais,  passando pelo fascínio causado pela Baía de Guanabara – porta de entrada de mercadorias e pessoas que formaram a cidade, palco de batalhas e cenário para músicos, poetas e pintores – o roteiro termina com a expansão da cidade por sua orla, ganhando gradualmente importância em termos identitários e de ocupação, a ponto de estar totalmente associada a uma cultura de praia. 

O passeio percorre da Praça XV, antigo ponto de chegada e partida de embarcações durante o período colonial até à Praça Mauá, revitalizada recentemente, símbolo da modernização da área portuária da cidade, em uma verdadeira aula aberta ao público. Ao caminhar pelo roteiro proposto, os participantes vão adquirir, aprofundar e compartilhar conhecimentos sobre locais, personagens históricos e momentos que desempenharam um papel central na formação da cidade. Um deles é João Cândido, o Almirante Negro, responsável pelo levante de marinheiros contra as péssimas condições de trabalho na Marinha, que ficou conhecida como a revolta da Chibata. Sua estátua hoje é uma das únicas da cidade que reverencia personalidades negras da História, e por muito tempo, foi deixada quase que escondida na Praça. O Rolé do dia 28 de Julho pretende abordar essa revolução e também a disputa existente entre presença e apagamento nas imagens que ilustram a cidade. 

A relação da cidade com o Meio Ambiente precisa ser resgatada, principalmente agora que estamos vendo os impactos negativos da humanidade na natureza .Uma das formas disso acontecer é contar as histórias dos povos originários e mostrar que é possível ter uma relação mais cuidadosa e equilibrada com a nossa Baía de Guanabara e com os nossos mares. Cita Marize Oliveira Guarani, pesquisadora do Rolé Carioca. 

O passeio cultural “O Rio & o Mar” abre a temporada de cinco passeios do Rolé Carioca pela cidade em 2024, tendo como próximos temas “Colônia Juliano Moreira” no dia 24 de agosto, “Presença Indígena” no dia 29 de setembro, “Fiocruz” no dia 26 de outubro e “Oswaldo Cruz – Festa e Resistência” no dia 24 de novembro.

O Rolé Carioca “O Rio & o Mar” é gratuito e acontece no dia 28 de julho às 10h. Local ponto de encontro: Praça XV (Endereço: Praça XV de Novembro – Centro).

No mês (setembro) em que o Manto Tupinambá retorna para o Brasil, o Rolé Carioca reprisa passeio icônico sobre a presença indígena na cidade do Rio de Janeiro. O roteiro histórico acontece no dia 29 de setembro, domingo, pelo bairro da Glória, com ponto de encontro na Praça do Cabral, às 10h.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -