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Junho no streming

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Junho mal começou, mas as novidades no streming não param. A FILMICCA traz uma programação potente que reúne dezoito filmes, entre lançamentos inéditos, obras premiadas e clássicos restaurados do cinema cubano. Entre os lançamentos estão o díptico português Mal Viver” e “Viver Mal”, de João Canijo, obras fundamentais do cinema cubano como “Morango e Chocolate”, “Lucía” e “A Morte de um Burocrata”, filmes inéditos como o finlandês “Luz Luz Luz”, da diretora Inari Niemi, o iraniano “Eu, Maryam, as Crianças e as Outras 26 Pessoas”, do diretor Farshad Hashemi, o japonês “Sayonara, Girls.”, Shun Nakagawa, além de joias contemporâneas como o russo “Uma Mulher Alta”, de Kantemir Balagov, o indie “Fourteen”, de Dan Sallitt, e o retorno da importante obra palestina “3000 Noites”, da diretora Mai Masri.

Exibidos no Festival de Berlim no mesmo ano, “Mal Viver” e “Viver Mal” formam um díptico realizado pelo português João Canijo. O primeiro recebeu o Prêmio do Júri na seleção oficial do festival, enquanto o segundo foi exibido na mostra Encounters.

Em “Mal Viver”, acompanhamos cinco mulheres da mesma família, de diferentes gerações, que administram um antigo hotel familiar, na costa norte de Portugal, tentando salvá-lo da decadência inexorável. Um conflito antigo, talvez irreparável, pesa sobre elas: são mães incapazes de amar suas filhas. Quando a jovem Salomé chega ao hotel, velhas feridas são reabertas. Vivendo neste mesmo espaço, por vezes claustrofóbico, causa uma perturbação que traz à tona ódios latentes e rancores acumulados. Estreia dia 06 de Junho

Já “Viver Mal” é um espelho de Mal Viver”. Num espelho a imagem refletida é invertida, neste filme a imagem mostra o que só pode ser imaginado no outro filme: os clientes do Hotel que são só sombras e vultos fugazes, em aparições muito fragmentadas, no primeiro filme, passam a ser os protagonistas em “Viver Mal”. E a família do Hotel, protagonista do outro filme, passa a ser sombra e vulto fugaz, em aparições fragmentadas, que perturbam a narrativa das histórias dos clientes neste. Estreia em 27 de Junho

Além disso, ainda no mês de junho, a FILMICCA apresenta seis filmes fundamentais do cinema cubano todos em versões restauradas. O primeiro lançamento é “A Morte de um Burocrata”, do grande realizador Tomás Gutiérrez Alea. A obra de 1966 é uma sátira sobre a burocracia e a tirania, que acompanha um jovem tentando lutar contra o sistema. Estreia no dia 06 de Junho.

Do mesmo diretor, estreiam no dia 13 de Junho os filmes “Memórias do Subdesenvolvimento” e “A Última Ceia”. O primeiro é considerado como sua obra-prima máxima. Na trama, um homem revisita suas memórias enquanto a ameaça da invasão estrangeira se intensifica em Cuba e o resto de sua família se muda para Miami. O segundo mostra um piedoso dono de plantação tentando ensinar o cristianismo a 12 de seus escravos, os colocando para participar de uma encenação da Última Ceia. O filme recebeu o Prêmio do Público na Mostra de São Paulo.

Na semana seguinte, 20 de Junho, estreia “Os Sobreviventes”, também realizado por Tomás Gutiérrez Alea. Na obra que competiu pela Palma de Ouro no Festival de Cannes, o diretor retrata uma família burguesa cubana de origem aristocrática que se tranca em sua mansão quando a Revolução Cubana chega ao poder. Com o passar do tempo, eles regridem a sistemas de ordem política cada vez mais antigos, do capitalismo ao feudalismo, até chegar na selvageria primitiva.

No mesmo dia estreia “Morango e Chocolate”, indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional, que segue até hoje com a única indicação de Cuba ao prêmio. Realizado por Gutiérrez Alea e Juan Carlos Tabío no início dos anos 90, o filme é ambientado em 1979 e acompanha o relacionamento de um jovem comunista com um escritor católico gay, explorando tolerância, inclusão e a homofobia. O filme recebeu o Prêmio Teddy e o Prêmio Especial do Júri no Festival de Berlim.

Completando os lançamentos do cinema cubano clássico, “Lucía” estreia no dia 27 de Junho. A obra-prima do realizador Humberto Solás é um retrato em episódios na vida de três mulheres, todas com nome de Lucía, através de três períodos históricos diferentes em Cuba: 1890, 1930 e 1960. Prêmio de Melhor Filme no Festival de Moscou.

Para completar em ainda em junho estreia o inédito “Luz, Luz, Luz” da diretora finlandesa Inari Niemi – que tornou um sucesso pelos festivais em que passou ao redor do mundo. Primavera de 1986. A explosão na usina nuclear de Chernobyl vem lançando um manto existencial sobre uma pequena vila finlandesa. A jovem Mimi chega no local e imediatamente ilumina a vida de Mariia. 20 anos depois, Mariia retorna para casa para cuidar de sua mãe, memórias daquele verão marcante começam a vir à tona. Estreia no dia 20 de Junho.

Na MAX estreia a série “CHESPIRITO: SEM QUERER QUERENDO” sobre Roberto Gómez Bolaños, o eterno Chaves, no dia 5 de junho. Sinopse: A história de Roberto Gómez Bolaños, um homem cujo desejo de fazer rir o levou a criar as histórias e personagens mais cativantes da televisão, cheios de ternura e humor, pelos quais fez o mundo inteiro se apaixonar. Uma viagem pela sua infância e pela sua vida entre as décadas de 50 e 80, que nos conta como um jovem com um sonho conseguiu conquistar um lugar para si na nascente indústria televisiva, e que na busca de ser amado e reconhecido acabou por sacrificar tudo. 

A série reúne uma equipe de produção, sob a visão artística de Roberto Gómez Fernández e Rodrigo Santos. A direção geral está a cargo de Santos, acompanhado por Julián de Tavira e David Ruiz “Leche”. 

O documentário OS AFRO-SAMBAS: O BRASIL DE BADEN E VINÍCIUS investiga, em múltiplas dimensões, a criação de um dos álbuns mais marcantes da música brasileira: Os Afro-sambas de Baden e Vinicius, lançado em 1966. A produção tem estreia marcada para o dia 24 de junho na plataforma de streaming Max, a plataforma de streaming que em breve se tornará HBO Max, e na HBO

Filmado entre São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro, o longa resgata, por meio de depoimentos de músicos, críticos, familiares e amigos, o contexto e a força criativa por trás da parceria entre Baden Powell e Vinicius de Moraes. 

A produção reúne participações de nomes como Maria Bethânia, Nelson Motta, Jards Macalé, Dori Caymmi, Russo Passapusso e Cynara Faria, uma das fundadoras do Quarteto em Cy, grupo vocal que participou da gravação original do disco. A obra apresenta imagens de arquivo inéditas e destaca como a herança afro-brasileira foi fundamental na construção de uma nova linguagem musical entre os instrumentos tradicionais e os ritmos do candomblé. 

Reconhecida como uma das músicas mais emblemáticas da história nacional, “Canto de Ossanha” abre o disco e sintetiza sua proposta estética e espiritual. Ao lado de faixas impactantes, como “Tempo de Amor”, “Canto de Iemanjá” e “Canto de Xangô”, entre outras, a canção representa o encontro entre ancestralidade, religiosidade e liberdade artística.  Estreia no dia 24 de junho.

No dia 6 de junho  estreia THE ALTO KNIGHTS: MÁFIA E PODER  – Sinopse: O filme segue dois dos mais notórios chefes do crime organizado de Nova York, Frank Costello e Vito Genovese (interpretado por Robert De Niro), enquanto lutam pelo controle das ruas da cidade. Outrora melhores amigos, ciúmes mesquinhos e uma série de traições os colocam em rota de colisão mortal que remodelará a Máfia (e a América) para sempre. 

Dirigido pelo cineasta vencedor do Oscar Barry Levinson, THE ALTO KNIGHTS: MÁFIA E PODER foi escrito pelo indicado ao Oscar Nicholas Pileggi (“Goodfellas”) e produzido pelo vencedor do Oscar Irwin Winkler (“Rocky”, “Goodfellas”), Levinson, Jason Sosnoff, Charles Winkler e David Winkler, com Mike Drake atuando como produtor executivo. 

Já na MUBI, o especial Totally F***ed Up: Dois Filmes dos Anos 1990 de Gregg Araki traz dois marcos do diretor Gregg Araki, finalmente restaurados e disponíveis após décadas. The Living End (1992), um provocador road movie anárquico sobre amantes vivendo com HIV e em fuga pela América conservadora, e Totally F***ed Up (1993), retrato ácido e fragmentado da juventude queer dos anos 90, oferecem uma perspectiva irreverente e sem censura sobre a rebeldia sexual e existencial de uma geração. Juntos, esses filmes desafiam o moralismo, desprezam tabus e reafirmam seu lugar como obras essenciais para entender o cinema queer contemporâneo.

A coleção Amor Analógico celebra o Dia dos Namorados com filmes de romance em uma época em que as conexões eram feitas pessoalmente, sem notificações, nem aplicativos. Com filmes icônicos que capturam os encontros e desencontros da paixão analógica, esta coleção apresenta clássicos imperdíveis,  como Harry e Sally: Feitos Um Para o Outro (1989), comédia romântica irresistível e que redefiniu o gênero com diálogos brilhantes e personagens inesquecíveis; o charme britânico e irônico de Quatro Casamentos e um Funeral (1994), sobre as surpresas do amor em meio a cerimônias memoráveis; e a ousadia encantadora de Totalmente Selvagem (1986), que mistura humor ácido e paixão selvagem numa aventura inesquecível. Juntos, esses filmes relembram como eram as histórias de amor antes das conexões virtuais.

Esta Não é uma História Sobre Sair do Armário comemora o Mês do Orgulho LGBTQ+ com histórias queer que vão além dos clichês sobre trauma ou aceitação. Liderada pela icônica autoficção de The Watermelon Woman (1996), em que Cheryl, uma jovem cineasta lésbica negra, mergulha numa jornada fascinante ao investigar a vida misteriosa de uma atriz esquecida dos anos 1930. A coleção apresenta personagens cuja sexualidade é parte integrante, mas não exclusiva, de sua identidade. The Watermelon Woman é acompanhado por dezenas de outros títulos inovadores, do radical New Queer Cinema dos anos 90 a obras contemporâneas – os filmes selecionados rejeitam narrativas lineares, explorando com humor, euforia e provocação as múltiplas dimensões da experiência queer.

Comemorando os 35 anos da criação da série icônica de David Lynch, pela primeira vez na MUBI, os fãs poderão assistir à obra completa de “Twin Peaks”, incluindo as temporadas originais (de 1990) e a aclamada série limitada Twin Peaks: A Limited Event Series (2017), a partir de 13 de junho. No dia 22, o longa Twin Peaks: The Missing Pieces também chega à MUBI. O documentário exibe cenas inéditas e filmagens alternativas do surreal universo lynchiano. Essa obra essencial mergulha mais fundo nos enigmas da cidade, e complementa o filme cult de 1992, Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer (Twin Peaks: Fire Walk With Me).

Por fim, a coleção Recentes & Excelentes evidencia filmes novos imperdíveis, trazendo o melhor do cinema contemporâneo diretamente para a plataforma. Neste mês, o destaque é O Segundo Ato (2024), de Quentin Dupieux, uma comédia excêntrica sobre amores desencontrados e encontros improváveis. Quando Florence decide apresentar David, o homem por quem está apaixonada, ao seu pai Guillaume, uma série de mal-entendidos e situações absurdas se desencadeia em um restaurante isolado. Com humor surreal e personagens cativantes, Dupieux mais uma vez entrega uma história irresistivelmente original e cheia de reviravoltas inesperadas.

Já na Netflix, É o Fim, com Seth Rogen, chega no dia 01. Nesta comédia, e um grupo de astros de Hollywood testemunham os prenúncios do apocalipse após ficarem presos em uma casa. Ainda no dia 1, Missão: Impossível – Protocolo Fantasma, Missão Impossível – Nação Secreta, Missão: Impossível – Efeito Fallout , Trapaça, ficção baseada em uma história real, um trambiqueiro e sua amante ajudam um agente do FBI a revelar um grande esquema de corrupção no congresso americano, Foxcatcher – Uma História que Chocou o Mundo – Baseado em fatos reais, em meio à preparação para as Olimpíadas de 1988, dois irmãos lutadores conhecem um milionário esquizofrênico neste drama baseado em uma história real. No dia 1, ainda tem a estreia do nacional Os Desafinados – Tendo como pano de fundo o conturbado cenário político da época, quatro músicos brasileiros formam um grupo e integram o movimento que lançou a bossa nova.

Serra das Almas

M3GAN estreia no dia 04. Uma cientista cria uma boneca realista para cuidar da sobrinha órfã, mas a androide começa a levar a sério demais essa missão. No mesmo dia As Panteras: Detonando também chega à plataforma. No dia 7, o nacional Bate Coração, com André Bankoff, chega à plataforma. Dia 8 o nacional Serra das Almas também chega à Netflix. Um roubo de joias força um grupo de desajustados a fugir para uma cidade no interior do Brasil. Mas as tensões se acumulam e ameaçam separá-los violentamente. Vencedor da segunda edição do Prêmio Netflix na 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. 

E Claro que tem Adam Sandler nas novidades do mês com Um maluco no golfe a partir do dia 10. Um jogador de hockey fracassado se torna sucesso no golfe. Sua meta agora é ganhar um campeonato e usar o dinheiro do prêmio para evitar que a avó perca a casa.

Dia 11 estreia Os Fabelmans, biografia de Steven SpielbergO cineasta conta parte da sua história e como o cinema adentrou sua vida. Passado entre os anos 50 e 60, a família é obrigada a ser mudar algumas vezes de cidade por conta da profissão do pai, interpretado por Paul Dano, em um personagem centrado e crível, enquanto Michelle Williams parece cada vez mais ter amadurecido com seus personagens. Cada vez mais densa em sua atuação, a atriz está impecável em cena, trazendo uma personagem cheia de nuances. A magia do Spielberg é levada durante toda a narrativa! O Rei do Blockbuster faz um tributo familiar sem ser clichê, com direito a trilha sonora de John Williams.

O nacional Viva a Vida! também chega no dia. Um objeto do passado leva Jéssica a uma viagem por Israel, onde reviravoltas familiares, um amor inesperado e a busca por sentido transformam esta jornada na maior de sua vida.

No dia 15 os documentários Edifício Master, Babilônia 2000 e Nelson Freire chegam à plataforma.

Scarlett Johansson in director Wes Anderson’s ASTEROID CITY, a Focus Features release. Credit: Courtesy of Pop. 87 Productions/Focus Features

Asteroid City, de Wes Anderson, estreia no dia 17. Em um programa de TV sobre uma peça de teatro, um grupo de adolescentes e seus pais cansados observam estrelas no local onde caiu um asteroide. Filme se passa nos anos 50 e se comunica com os conflitos bélicos de hoje.Wes Anderson que se sofistica dentro de um quadro onde sua sofisticação prévia já começava a suscitar questões a respeito de sua criatividade. Um filme que se passa nos anos 50, mas que se comunica em absoluto com os conflitos bélicos de hoje, sem deixar de reverberar um comportamento de histeria que nasceu no período, motivado por testes que não estão apenas ao lado de Asteroid City, mas que também vemos em Oppenheimer.

Dia 18 estreia Batem à Porta, de M. Night Shyamalan. Críticas aos roteiros de M. Night Shyamalan são sempre pertinentes e bem fundamentadas, porém é inegável a maestria deste diretor na construção de tensão e no domínio da câmera. Além disso, é necessário dizer que o elenco é fantástico em cena. Shyamalan une os atores Dave Bautista, Rupert Grint e Jonathan Groff em atuações criveis. No longa, as férias de uma família se transformam em pesadelo quando estranhos invadem uma cabana e exigem um sacrifício inimaginável para evitar o apocalipse.

No dia 24 os dois filmes da franquia Truque de Mestre chegam à plataforma. no dia 25 é a vez do terror Pearl. Mamonas Assassinas: O Filme chega no dia 28. Por fim, o clássico Cabo do medo estreia no dia 30. Após passar 14 anos na prisão por estupro, o sádico Max Cady busca vingança contra seu advogado de defesa.

Presença ,de Soderbergh, estreia no dia 4 na Prime Video. Vendido como um ‘filme de terror’ de Steven Soderbergh, esse Presença estreia essa semana sem fazer jus a esse título. Mas a verdade é que talvez a venda mesmo da produção por parte dos seus responsáveis – distribuidores e produtora – induzam a um erro que o cineasta não parecia muito preocupado em apresentar. Sim, o filme até contém alguns elementos do gênero, ou vá lá, mais do que alguns, mas a forma como a narrativa se desenrola, a estranheza das escolhas estéticas do diretor, e o próprio teor do que está sendo contado gradativamente afasta a produção desse lugar. Longe de pretender comunicação direta como tantos dos filmes do diretor de Traffic, essa é possivelmente o dado essencial para entender onde se encaixa cada coisa aqui. 

Better Man: A História de Robbie Williams estreia no dia 6 no Prime Video. A cinebiografia do cantor inglês Robbie Williams, dirigida por Michael Gracey, retrata o artista em um corpo de macaco, forma como ele se sentia diante da fama, aliás, diante da própria vida. O longa, não só, aborda um ser humano que precisa aprender a lidar com a fama desde cedo, mas também como lidar com a perda.

De forma honesta e aberta, Michael Gracey monta uma estrutura narrativa contada pela perspectiva de Williams. O resultado é um dos filmes mais cuidadosamente construídos sobre um músico que já vi nos últimos anos. Gracey apresenta uma cinebiografia crua e completamente emocional.

Já na loja do Prime Video, Pecadores estreia na loja no dia 3, Um Homem Diferente no dia 5 e Um Filme Minecraft no dia 6.

A segunda temporada de “BARRAS INVISÍVEIS” chega ao Universal+ no dia 12 de junho para acompanhar a vida nada monótona de Adriane Galisteu. Com oito novos episódios disponibilizados de uma só vez, o reality show continua divertido, espontâneo e põe o público mais perto da estrela que não tem medo de cara feia nem foge de uma polêmica. Nesta segunda temporada, Adriane mergulha mais fundo, tanto quanto uma sessão de terapia nos permite, para falar sobre sua vida, suas dores e suas conquistas, deixando mais claras as barras invisíveis que ela carrega e compartilhando com a audiência como lida com elas. Ainda mais porque o reality foi gravado em um período em que havia muitos assuntos envolvendo o seu nome na imprensa nacional e internacional. 

No Disney Plus, o live action da BRANCA DE NEVE estreia em 11 de junho.  Predador: Assassino de Assassinos chega no dia 6 de junho.  história antológica acompanha três dos guerreiros mais ferozes da história da humanidade: uma invasora viking que guia seu jovem filho em uma busca sangrenta por vingança, um ninja no Japão feudal que enfrenta seu irmão samurai em uma batalha brutal pela sucessão, e um piloto da Segunda Guerra Mundial que investiga uma ameaça fora deste mundo contra os Aliados. Mas, ainda que todos esses guerreiros sejam assassinos por direito próprio, não são mais do que presas para o seu novo oponente: o assassino de assassinos.

A série “Coração de Ferro”, ambientada após os acontecimentos de PANTERA NEGRA: WAKANDA PARA SEMPRE, coloca a tecnologia contra a magia quando Riri, uma jovem inventora determinada a deixar sua marca no mundo, retorna à sua cidade natal, Chicago. Sua abordagem única para construir armaduras de ferro é brilhante, mas, na busca de suas ambições, ela se envolve com o misterioso e encantador Parker Robbins, também conhecido como “O Capuz” (Anthony Ramos). A partir de terça-feira, 24 de junho. Estreia com 3 episódios disponíveis. Novos episódios todas as quartas.

O elenco também inclui Lyric Ross, Alden Ehrenreich, Regan Aliyah, Manny Montana, Matthew Elam e Anji White. Chinaka Hodge é a roteirista principal, e os episódios são dirigidos por Sam Bailey e Angela Barnes. Entre os produtores executivos estão Kevin Feige, Louis D’Esposito, Brad Winderbaum, Zoie Nagelhout, Chinaka Hodge, Ryan Coogler, Sev Ohanian e Zinzi Coogler. A música é de Dara Taylor.

A quarta temporada de “O Urso” estreia no dia 25 de junho, com todos os episódios disponíveis.Na nova temporada Carmen “Carmy” Berzatto (Jeremy Allen White), Sydney Adamu (Ayo Edebiri) e Richard “Richie” Jerimovich (Ebon Moss-Bachrach) avançam com determinação, não apenas para sobreviver, mas para levar O Urso ao próximo nível. Com novos desafios a cada passo, a equipe precisa se adaptar, reajustar e superar os obstáculos que enfrenta. Nesta temporada, a busca pela excelência significa não apenas melhorar, mas decidir o que vale a pena manter.

Rota Cult
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Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

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