- Publicidade -

“Sem/100 artistas – Imaginário Periférico” no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica

Publicado em:

O Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica recebe a exposição “Sem/100 artistas – Imaginário Periférico”, que reúne mais de 100 artistas vinculados ao coletivo Imaginário Periférico, que há mais de duas décadas atua na construção de espaços de produção, reflexão e circulação de arte fora dos circuitos institucionais.

Nesta edição, os sete artistas fundadores — Raimundo Rodriguez, Deneir, Júlio Ferreira Sekiguchi, Ronald Duarte, Roberto Tavares, Jorge Duarte e Mirela Luz — convidam nomes que, em diferentes momentos, participaram das ações do coletivo, como Suely Farhi, Rosana Ricalde, Felipe Barbosa, Martha Niklaus, Marcos Cardoso, Edmilson e Jorge Fonseca, entre outros. As obras ocupam múltiplos suportes, como vídeo, pintura, escultura, fotografia, desenho e objeto.

Surgido no início dos anos 2000 como resposta à ausência de políticas culturais para além dos eixos Centro e Zona Sul do Rio de Janeiro, o coletivo Imaginário Periférico articula artistas da Baixada Fluminense e de outros territórios brasileiros . Sua atuação é pautada na construção de redes e na valorização das produções culturais fora dos grandes centros. Por meio de pesquisas, intervenções e práticas colaborativas, o grupo fortalece as expressões artísticas dessas regiões e tensiona a lógica centralizadora dos circuitos institucionais.

Mais do que romper fronteiras geográficas ou comerciais, o coletivo tem como princípio a colaboração, cultivando vínculos, afetos e partilhas. Ao longo dos anos, suas ações reuniram centenas de artistas e públicos diversos, consolidando um espaço de criação, resistência e circulação de múltiplas vozes e narrativas.

Independente das poéticas individuais, como um ato político e de resistência, nossas ações foram construídas de forma coletiva, em locais não institucionalizados e fora do circuito artístico tradicional. Isso permitiu agregar artistas de diferentes origens, idades, gêneros e classes sociais, formando um organismo capaz de reverberar uma multiplicidade de vozes — muitas delas invisibilizadas por um sistema de arte excludente“, comenta Mirela Luz, artista e uma das fundadoras do coletivo.

Paralelamente, o coletivo realiza uma ação na galeria Apo’strophe.arte, em Vigo, na Espanha, reunindo os mesmos artistas que participam da mostra no Rio. Nesta edição internacional, os trabalhos são apresentados em formato de cartazes, sob o título “SEM/Cem artistas brasileiros em cartaz”, expandindo os diálogos e a circulação das produções para além do território brasileiro.

Serviço: Período expositivo: de 7 de junho a 23 de agosto / Visitação: de segunda a sábado, das 10h às 18h Local: Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica / Endereço: Rua Luís de Camões, 68 – Praça Tiradentes, Visita mediada e roda de conversa com artistas da exposição / Datas: 18 de junho, 15 de julho e 5 de agosto, às 15h / Local: Galeria 10 – Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -