- Publicidade -

“Pedrinhas Miudinhas”, uma adaptação teatral inspirada na obra do historiador Luiz Antônio Simas

Publicado em:

A mais nova criação da Cia Teatro Esplendor, o solo inédito “Pedrinhas Miudinhas” é interpretado pelo ator Ricardo Lopes, com direção de Bruce Gomlevsky e dramaturgia de Daniela Pereira de Carvalho. O espetáculo tem como ponto de partida o livro “Pedrinhas Miudinhas – Ensaios Sobre Ruas, Aldeias e Terreiros”, coletânea de 43 ensaios do escritor e historiador Luiz Antônio Simas, além de apresentar outros textos de obras recentes do autor, propondo assim um mergulho nas raízes da cultura popular brasileira. Aliás, essa é a primeira vez que uma obra de Simas é adaptada para os palcos.

A obra percorre temas como religiosidade, samba, forró e  futebol, além de homenagear figuras emblemáticas como Garrincha,  Noel Rosa e Jackson do Pandeiro. Em “Pedrinhas Miudinhas”, lançado em 2021, Simas reflete sobre festas populares, afetos urbanos e os saberes cotidianos característicos da sua prosa poética, e faz parte do novo repertório dos 15 anos da Cia Teatro Esplendor.

“Simas é um grande escritor. E encontramos no Ricardo Lopes um diálogo com essa ancestralidade afro-brasileira, que caiu como uma luva. São temas muito caros a ele, que precisam ser debatidos, como a questão da perseguição religiosa. Ele vai funcionar como um contador de histórias. A peça revela uma escrita que valoriza as manifestações culturais do cotidiano, uma vez que Simas destaca em sua obra a importância das tradições populares e dos saberes populares que moldam a identidade nacional”, explica o diretor, Bruce Gomlevsky. 

SERVIÇO: Temporada: 23 de janeiro a 08 de fevereiro de 2026 Local: Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto – Sala Preta (Rua Humaitá 163, Humaitá) Classificação etária: 12 anos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -