- Publicidade -

Akira: uma obra-prima de animação japonesa

Publicado em:

Por Tarsso Sá Freire

“No dia 6 de dezembro de 1982, às 14H17, houve um lançamento de um novo modelo de bomba na região de Kanto, sudeste do Japão. Nove horas depois, a Terceira Guerra Mundial foi oficialmente declarada…”

Estas foram as primeiras palavras do mangá e do filme de animação, Akira, escrito e dirigido, respectivamente, pelo excepcional Katsuhiro Otomo. A obra se tornou um marco de animação e futuros distópicos englobando assuntos como gangues de moto, poderes psíquicos sobrenaturais, e corrupção do governo.

A primeira coisa a se dizer sobre Akira é sua arte! Otomo não poupou esforços na animação, que foi feita completamente a mão, e isso deve destacado pelo cenário que não dispensa detalhes da cidade de Nova Tóquio. Cada linha, cada janela, cada pedaço de lixo na rua foi feito manualmente. Não só a arte, mas animação é de grande qualidade. Tendo corridas de moto que conseguem transmitir a sensação de velocidade como perfeição.

A trama do longa se inicia quando o jovem Tetsuo bate sua moto em uma criança. Entretanto, esta criança é muito incomum, possui uma aparência de um idoso, e uma tatuagem com o número 26 na mão. Mesmo a moto tendo explodido, o estranho infante não sofreu um arranhão, enquanto o motoqueiro ficou muito ferido. Logo após dos companheiros de Tetsuo chegarem ao local para socorre-lo, um grande grupo de militares surge também. Levando o membro da gangue ferido e a criança estranha.

O líder da gangue, Kaneda, começa uma busca para salvar o parceiro dos militares, enquanto este descobre que possui um poder imensurável. Conforme suas jornadas se desenvolvem, os dois rapazes descobrem o nome Akira. O mesmo nome que fanáticos religiosos gritam nas ruas, o nome que Tetsuo ouvem dentro de sua mente, e que Kaneda descobre com a organização rebelde que se alia. Todo o desenvolvimento do filme leva o espectador para uma única pergunta: Quem é Akira? O nome Akira vem do japonês, significando O Iluminado ou talentoso. E a conclusão deste filme é digna de tal título. É unânime dizer que Akira é uma obra-prima.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Comentários

1 Comentário

  1. Já se passaram 35 anos desse anime

    Akira é o grande percursor de levar o anime japonês no maximo da perfeição se tornando tão impressionante na época! O sucesso foi tanto de criticas e publicos que foi exibidos em salas de cinemas no mundo!!! Algo que nao era comum anime japonês conseguir essa tamanha façanha! Sem dúvida, um dos melhores animes já produzidos! Uma verdadeira obra prima!

    Daí de onde o autor de Princess Boy teve influência,comparado com Lucy e Steven,o especial trazia pintura com muita técnica 2D que remete muito Akira.

    O Katsuhiro Otomo tbm dirigiu um anime em 2004 chamado STEAMBOY

    Vale a pena assistir

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -