- Publicidade -

MESA REDONDA DEBATE OBRA DE CÍCERO DIAS NO CCBB-RJ

Publicado em:

O CCBB Rio de Janeiro promove no dia 2 de setembro, às 11h, uma mesa redonda para debater a obra de Cícero Dias e a exposição que está em cartaz no centro cultural: “Cícero Dias – um percurso poético”. A conversa contará com Denise Mattar, curadora da exposição; Marcus Lontra, curador do Prêmio Marcantonio Vilaça e ex-diretor do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; e Moacir dos Anjos, crítico de arte e ex-diretor do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, no Recife.

Cícero Dias nunca passou despercebido. Seu trabalho suscitou elogios, polêmicas discussões acaloradas e muitas análises dos mais importantes críticos do Brasil e da França, que sempre destacavam sua originalidade. A curadora Denise Mattar apresentará as fases pelas quais passou a obra do artista e também o contexto da exposição, desde os critérios de escolha de telas, desenhos e aquarelas, passando pela divisão dos núcleos e seleção do material documental.

Marcus Lontra falará sobre Cícero Dias como síntese do modernismo brasileiro, com suas qualidades, peculiaridades e enfrentamentos. Abordará a história do artista e a tensão entre o Cícero menino pernambucano e o Cícero cidadão do mundo. Já Moacir dos Anjos irá propor formas de pensar a atualidade da obra de Cícero Dias. Não somente para evidenciar o lugar de privilégio que o artista ocupa no cânone modernista brasileiro, mas, principalmente, para sugerir que a pintura de Cícero Dias pode esclarecer – em suas formas e temas – características diversas do mundo corrente.

Serviço
Mesa redonda ‘Cícero Dias – um percurso poético’
Local: CCBB-RJ (Rua Primeiro de Março, 66 – Centro)
Data e hora: 2 de setembro as 11h
Gratuito – as senhas começarão a ser distribuídas com 1 hora de antecedência.

 

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -