- Publicidade -

Documentário “(O nto lá fora” cria retrato de Fernando Pessoa a partir de leitura de poemas realizada por Cleonice Berardinelli e Maria Bethânia

Publicado em:


Estreia no Rio de Janeiro em 13 de novembro
(e em breve em São Paulo)

“Sou um guardador de rebanho. O rebanho é os meus pensamentos. E os meus pensamentos,
são todos, sensações”.
Alberto Caeiro
Teasers
“(o vento lá fora)” é um retrato do poeta Fernando Pessoa criado a partir da leitura de seus poemas pela professora Cleonice Berardinelli, 98 anos, imortal da Academia Brasileira de Letras,  reconhecida como a maior especialista em Pessoa no Brasil, e pela cantora Maria Bethânia, que ao longo de quase 50 anos de carreira popularizou a obra do poeta em shows e discos.

Apresentada ao público uma única vez, na FLIP 2013, a leitura foi filmada no estúdio da Biscoito Fino durante dois dias pelo diretor Marcio Debellian. No primeiro, as duas gravaram um CD com a leitura completa. No segundo, realizaram a leitura para uma pequena plateia de convidados.

O roteiro do filme se constitui pela costura dos poemas com conversas sobre a obra do Pessoa, ressaltando aspectos da personalidade de seus heterônimos Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis.  O clima de intimidade e o humor na interação entre Cleonice e Bethânia ajudam a pontuar o ritmo e a fluidez do roteiro, que também se apropriou de trechos da carta na qual o próprio Pessoa explica a gênese de seus heterônimos ao poeta português Adolfo Casais Monteiro.

O documentário foi filmado em preto e branco e tem duração de 64 minutos, com trilha musical que traz Nelson Freire (executando Liszt e Schumann), composições de Egberto Gismonti executadas em flauta e violino, e uma pequena participação da própria Maria Bethânia ao piano.

Trata-se de um filme de duas amantes de Pessoa, que entusiasma pelo encantamento com que declamam, conversam e revelam a sua “intimidade” com o autor. A estreia está prevista para 30 de outubro no Rio de Janeiro e breve, (O vento lá fora) será lançado em CD e DVD pelo selo Quitanda da Biscoito Fino.

Sinopse Curta:O documentário “(o vento lá fora)” apresenta um retrato do poeta Fernando Pessoa a partir de leitura de poemas realizada pela professora Cleonice Berardinelli e pela cantora Maria Bethânia. A leitura, apresentada ao público uma única vez, na FLIP 2013, foi filmada em estúdio com a presença de uma plateia de convidados. O roteiro do filme se constrói a partir do registro dos ensaios para a leitura, de conversas sobre a obra do poeta e pesquisa de manuscritos, cartas e imagens raras.


Ficha TénicaDocumentário  “(o vento lá fora)” – P&B/B&W DCP 64′ – Brasil – 2014
Com Maria Bethânia e Cleonice Berardinelli
Direção – Marcio Debellian
Roteiro:  Marcio Debellian e Diana Vasconcellos
Montagem – Diana Vasconcellos
Direção de Fotografia  – Mauro Pinheiro
Produtora – Quitanda Produções Artísticas,  Selo Sesc e Debê Produções
Produção – Marcio Debellian e Daniel Nogueira
Coprodução – Ana Basbaum

Cinemas:
Estação NET Gávea 1 – às 13h40, 17h e 20h30
Est NET Rio 2 ()- às 17h

Alê Shcolnik
Alê Shcolnikhttps://www.rotacult.com.br
Editora de conteúdo e fundadora do site, jornalista, publicitária, fotografa e crítica de cinema (membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Amante das Artes, aprendiz na arte de expor a vida como ela é. Cultura e tattoos nunca são demais!

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -