serão cinco dias de aulas gratuitas sobre a origem dos gibis, os quadrinhos na era da contracultura e outros temas

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro promove, de 2 a 6 de junho (terça-feira a sábado), o curso De quadro a quadro: uma história das HQs. Ministrado por Karen Pinho, mestre em História Social e especialista em Histórias em Quadrinhos (HQ), o curso tem como objetivo mostrar importância dessa arte no Brasil e no mundo. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas, a partir de 25 de maio (segunda-feira), pelo e-mail dequadroaquadro2015@gmail.com. Os participantes receberão material didático exclusivo, com capítulos referentes às aulas, bibliografia e ilustrações.
De quadro a quadro: uma história das HQs parte do princípio de que há uma profunda relação entre as histórias em quadrinhos e o período em que são produzidas. Desse modo, as aulas vão abordar a trajetória dos quadrinhos em duas frentes interligadas: análise dos contextos históricos, no sentido de perceber as relações entre as HQs e o mundo no qual surgiam; e análise das linguagens específicas, desenvolvidas pelos quadrinistas para a criação das narrativas.
Desde a origem dos gibis, entre 1920 e 1930, a popularidade das histórias em quadrinhos só vem crescendo. Sob a forma de gibis, tiras, charges de jornal, desenhos animados e animações de cinema, as HQ têm sido reconhecidas como uma poderosa ferramenta para disseminação de ideias e formação de opinião. “O curso tem a intenção de estimular a percepção dos participantes que as HQ permitem um rico diálogo entre suas histórias, o público leitor e a vida social, indo além do simples entretenimento”, explica Karen Pinho. 
O curso será ministrado em cinco aulas, de aproximadamente duas horas cada, de terça a sexta-feira, das 19h às 21h, e sábado, das 10h às 12h. Serão abordados temas como o surgimento da caricatura e das charges, o nascimento dos gibis, os super-heróis e os mundos da Segunda Guerra e da Guerra Fria, os quadrinhos na era da contracultura e a explosão deles no Brasil dos anos 1980.
Serviço:
De quadro a quadro: uma história das HQs
Data: 2 a 6 de junho (terça-feira a sábado)
Horário: terça a sexta, de 19h às 21h; sábado, de 10 às 12h
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 2
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815
Classificação indicativa: 14 anos
Inscrições: a partir de 25 de maio (segunda-feira), pelo e-mail dequadroaquadro2015@gmail.com
Entrada Franca
Lotação Cinema 2: 83 lugares
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here