- Publicidade -

CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO LANÇA CATÁLOGO COM OBRAS DE DARCÍLIO LIMA

Publicado em:

Publicação de 160 páginas reúne a visão mais completa até hoje editada sobre a obra do artista, considerado um dos maiores expoentes do Surrealismo no Brasil
A CAIXA Cultural Rio de Janeiro lança, na quinta-feira (18), às 18h30, o catálogo com textos, análises e depoimentos sobre o artista cearense, Darcílio Lima, considerado um dos maiores representantes do Surrealismo no Brasil. A obra reúne também reproduções de suas obras e vasta memória. Na ocasião haverá visita guiada com o curador Guilherme Gutman e o idealizador e coordenador da exposição, Afonso Henrique Costa. A entrada é franca.
A publicação de 160 páginas sobre Darcílio Lima traz textos inéditos de Gutman e Afonso Costa, depoimentos de Antonio Manuel e Yves Serpa (filho de Ivan Serpa) e até um trecho de crítica de Mário Pedrosa, entre outras singularidades sobre o artista.
Curador da mostra, o psiquiatra Guilherme Gutman destaca, como aspecto decisivo na trajetória de Darcílio Lima, sua colaboração com Ivan Serpa, professor e amigo. “O período em que viveu e trabalhou ao lado de Ivan Serpa coincide com sua maior e melhor produção. Creio que a relação de respeito e admiração que Darcílio desenvolveu com Ivan Serpa foi profundamente inspiradora e o impulsionou bastante para produzir”, afirma.
A mostra Darcílio Lima: um universo fantástico  está em cartaz na galeria 2 da CAIXA Cultural Rio de Janeiro. Todas as 65 obras presentes na exposição estão no catálogo, a maior parte desenhos em bico de pena, rendilhados em malha executados ponto a ponto, em combinações nos quais prevalece o conteúdo místico, sexual e religioso. A exposição segue aberta à visitação, até o dia 27 de junho, de terça-feira a domingo, de 10h às 21h.
Serviço:
Lançamento do catálogo da exposição Darcílio Lima: Um Universo Fantástico e visita guiada com o curador
Entrada Franca
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 2
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815
Data: 18 de junho de 2015 (quinta-feira)
Horário: 18h30
Classificação indicativa: 16 anos
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal
Assessoria de Imprensa da CAIXA Cultural Rio de Janeiro (RJ)
(21) 3980-3096 / 4097
Alê Shcolnik
Alê Shcolnikhttps://www.rotacult.com.br
Editora de conteúdo e fundadora do site, jornalista, publicitária, fotografa e crítica de cinema (membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Amante das Artes, aprendiz na arte de expor a vida como ela é. Cultura e tattoos nunca são demais!

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -