- Publicidade -

ANIVERSÁRIO DA CAIXA CULTURAL OFERECE VASTA PROGRAMAÇÃO GRATUITA NO RIO DE JANEIRO

Publicado em:

Os 35 anos da instituição serão comemorados em todas as 7 unidades do Brasil no dia 12 de agosto
Um dia inteiro voltado às atividades culturais e artísticas, com entrada franca, é o que a CAIXA Cultural Rio de Janeiro preparou para o público de todas as idades, para a próxima quarta-feira (12 de agosto), sob a coordenação do Programa Educativo CAIXA Gente Arteira. Nesta data, a CAIXA Cultural completa 35 anos, que serão comemorados em todas as unidades – Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo, Salvador, Fortaleza, Recife e Curitiba. 
A programação na CAIXA Cultural Rio de Janeiro começa às 10h30, no foyer inferior do espaço, com As Penélopes Contadoras de Histórias – grupo composto pelos artistas Elenise Bandeira de Mello (pianista e professora de música), Clara Cerejo (arte-educadora e atriz), Lívia Maria Izar (arte-educadora e atriz) e Francisco Abreu (autor e compositor). Os artistas contarão a história da CAIXA Cultural, por meio de música e jogos cênicos.
Os preparativos para esta apresentação contaram com um trabalho extenso de pesquisa, realizado pelos integrantes do Programa Educativo CAIXA Gente Arteira, sobre a instituição e a sua localização – o Centro do Rio de Janeiro.
Em seguida, o público assistirá às apresentações da Banda Bagunço, que é composta por artistas de rua e tem no repertório músicas groove e de fanfarra, e do grupo Jongo na Telha, com danças da cultura popular brasileira como a umbigada, os sambas de roda, carimbós e outros ritmos.
Na parte da tarde, a programação continua com espetáculos musicais e de ballet contemporâneo. Para essas apresentações foram convidados a musicista e arte educadora, Elenise Bandeira, o bailarino e artista circense, Thiago Souza, e o cordelista, ator e escritor, Edmilson Santini.
No final da tarde, a Cia 2 Banquinhos leva muita diversão e comédia para o público com apresentação de malabares e técnicas de circo, interagindo com a plateia. Veja, abaixo, a programação completa e horários.
Público Infantil:
O Programa Educativo CAIXA Gente Arteira convida, neste dia, todas as crianças de 4 a 10 anos para interagir com as obras de arte expostas na CAIXA Cultural. Serão realizados jogos para estimular as crianças a procurar ícones e detalhes nas obras de arte como o Painel de Bandeira de Mello e o mural de Júlio Spinoso, fazendo uma relação com as exposições em cartaz no espaço. A agenda cultural conta, ainda, com jogos como a caça ao tesouro, campeonato de peteca, amarelinha, cantigas de roda, cirandas e outras brincadeiras.
O Programa Educativo CAIXA Gente Arteira tem como objetivo criar um espaço de reflexão e sensibilização para a arte e cultura, proporcionando a troca de experiências entre os participantes, os espaços e os segmentos artísticos.
Programação de Aniversário da CAIXA Cultural – 12 de agosto (quarta-feira):
Contação de histórias
Grupo de artistas contará a trajetória da CAIXA Cultural, através de um jogo cênico e musical, fazendo uso do piano que se encontra no foyer inferior do espaço.
Horário: 10h30 às 11h30
Classificação Indicativa: Livre
Música
A Banda Bagunço, formada por artistas de rua, levam ao espaço seu repertório de músicas groove e de fanfarra.
Horário: 11h30 às 12h30
Classificação Indicativa: Livre
Dança
O grupo Jongo na Telha mostrará danças típicas da cultura popular brasileira.
Horário: 13h às 14h
Classificação Indicativa: Livre
Música e  ballet contemporâneo
Apresentação dos artistas Elenise Bandeira, musicista e arte educadora e do bailarino e artista circense, Thiago Souza.
Horário: 14h30 às 15h30
Classificação Indicativa: Livre
Em busca da obra de arte
A partir de um conjunto de atividades pedagógicas, o público infantil conhecerá e trabalhará diversos aspectos dos painéis do artista Bandeira de Mello. Haverá cirandas, confecção de brinquedos, pintura, brincadeira e diversão.
Horário: 15h às 17h
Classificação Indicativa: 4 a 10 anos
Cordel
Apresentação do cordelista, ator e escritor, Edimilson Santini.
Data: 12 de agosto de 2014
Horário: 16h às 17h
Classificação Indicativa: Livre
Circo
Apresentação circence de clown e malabares com a Cia 2 Banquinhos.
Horário: 17h30 às 18h30
Classificação Indicativa: Livre
  
Serviço:
Programa Educativo CAIXA Gente Arteira
Entrada franca
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Programa educativo – Agendamentos: (21) 3980-4898
Correio eletrônico: agendamento@gentearteirarj.com.br
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal
Alê Shcolnik
Alê Shcolnikhttps://www.rotacult.com.br
Editora de conteúdo e fundadora do site, jornalista, publicitária, fotografa e crítica de cinema (membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Amante das Artes, aprendiz na arte de expor a vida como ela é. Cultura e tattoos nunca são demais!

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -