- Publicidade -

CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO EXIBE POESIA VISUAL EM COLETIVA QUE COMEMORA 40 ANOS DA REVISTA ARTÉRIA

Publicado em:

Exposição reúne mais de 60 obras de importantes artistas que já passaram pela publicação independente
A Caixa Cultural Rio de Janeiro inaugura, no dia 27 de outubro de 2015 (terça-feira), às 19h, a coletiva Artéria 40 anos, que reúne mais de 60 obras, entre serigrafias, adesivos, objetos, vídeos, áudios e plataforma digital interativa, além das 10 edições originais da revista Artéria. A curadoria é dos poetas, editores e colecionadores Omar Khouri e Paulo Miranda, que encabeçaram a publicação em suas quatro décadas de existência. A mostra ficará aberta ao público a partir de 28 de outubro (quarta-feira) até 20 de dezembro ( domingo), de 10h às 21h.
A exposição traz importante produção da chamada poesia intersemiótica (mais conhecida como poesia visual), com trabalhos publicados de Julio Plaza, Augusto de Campos, Décio Pignatari, Walter Silveira, Arnaldo Antunes e Lenora de Barros, entre outros.
“Além de trazermos os poemas, alguns verdadeiros clássicos da poesia intersemiótica, a exposição exibe originais, protótipos, provas de impressão e primeiras edições da revista. Também estamos adaptando e retrabalhando algumas obras como a do Julio Plaza, que foi ampliada e agora ganha um novo formato especialmente para a mostra”, adianta Paulo Miranda.
Artéria é uma publicação independente de poesia experimental, que teve seu primeiro número lançado em 1975. Ainda em atividade, e com dez edições já publicadas, a revista sempre adotou o formato de antologia, trazendo poemas de diversos criadores, sempre preocupados com as visualidades de suas obras e as técnicas que as possibilitam, transitando entre variados códigos e linguagens.
Por isso, a exposição, semelhante às revistas, explora diversos formatos e suportes. Um dos principais destaques é a plataforma interativa, composta por vários poemas programados para serem manipulados pelo público por meio de uma tela sensível ao toque.
Programação especial:
No dia 7 de novembro, o público poderá participar de uma programação paralela. Das 10h às 13h, haverá oficina de poesia visual com Omar Khouri, com entrada gratuita. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail oficina@espacoliquido.com.br. Serão oferecidas 20 vagas.
No mesmo dia, a partir das 16h, a curadoria fará uma visita guiada e lançará o catálogo da exposição. Os poetas Walter Silveira e Tadeu Jungle promoverão uma performance de poesia concreta durante a visita.
Serviço:
Exposição: Artéria 40 anos
Entrada Franca
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 1
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815
Abertura: 27 de outubro (terça-feira), às 19h
Visitação: 28 de outubro a 20 de dezembro de 2015 (quarta-feira a domingo)
Horário: terça-feira a domingo, das 10h às 21h
Classificação indicativa: Livre
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal

www.caixacultural.com.br | @imprensaCAIXA
Alê Shcolnik
Alê Shcolnikhttps://www.rotacult.com.br
Editora de conteúdo e fundadora do site, jornalista, publicitária, fotografa e crítica de cinema (membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Amante das Artes, aprendiz na arte de expor a vida como ela é. Cultura e tattoos nunca são demais!

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -