- Publicidade -

DIA D: HOMENAGEM A CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE – IMS-RJ

Publicado em:

Instituto Moreira Salles e parceiros realizam atividades para celebrar o dia do poeta
 O Instituto Moreira Salles organiza a quinta edição do Dia D – Dia Drummond. A ideia foi lançada em 2011 com o objetivo de fazer com que o dia 31 de outubro, data do nascimento do grande poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), passasse a integrar o calendário cultural do país. A fim de promover e difundir a obra do escritor pelo “mundo, mundo, vasto mundo”, o IMS convida parceiros e amigos para celebrar a data. Assim como nos anos anteriores, tanto a programação do IMS como das instituições parceiras estarão disponíveis no site www.diadrummond.com.br.
Neste ano, o IMS comemora os 70 anos da publicação de A rosa do povo, livro em que boa parte dos poemas está marcada pelo traumático quadro político dos anos em que foram escritos – entre 1942 e 1945.
No dia 21, quarta-feira, vai ao ar na Rádio Batuta (http://www.radiobatuta.com.br/Episodes/view/892)  um programa com a leitura de A rosa do povo, feita pelo poeta Antonio Cicero, admirador de Drummond e notável leitor de poesia. A leitura dos poemas estará disponível em áudio, e uma seleção deles, com comentários de Cicero, será exibida em vídeo no Blog do IMS (http://blogdoims.com.br/ims/cicero-le-drummond) e no site dedicado a Drummond.
No dia 31, sábado, o IMS-RJ prepara uma programação especial para homenagear o poeta itabirano.
Das 15h30 às 16h45, nos jardins da casa, terão lugar grupos de leitura comentada de poemas de Drummond, atividade do Clube de Leitura do IMS, que se junta aos eventos do Dia D. Os grupos serão coordenados pelos professores Luciano Rosa e Mariana Quadros. Em seguida, às 17h, no auditório, os atores Aderbal Freire-Filho e Nelson Xavier participam do recital Rosas de A rosa do povo. O espetáculo tem roteiro de Eucanaã Ferraz, poeta e consultor de literatura do IMS, e inclui 14 poemas do livro publicado em 1945. Ferraz destaca que, além de grandes atores, ambos são septuagenários, assim como A rosa do povo.
Após o evento, acontece o lançamento de Drummond: jogo e confissão, coletânea de ensaios de Marlene de Castro Correia, professora emérita da UFRJ, que tem se dedicado à obra de Carlos Drummond de Andrade ao longo da vida. Para Ferraz, que assina o prefácio do livro, “desse encontro, surgiu um pensamento em torno da escrita do poeta tão sólido quanto original, que se expressa com a eloquência encantadora dos apaixonados e com a justeza dos que manipulam a balança analítica”.
De 26 de outubro a 1º de novembro as lojas IMS dos centros culturais e da internet terão uma seleção de publicações e produtos com desconto.

O Café Galeria também terá um cardápio especial para celebrar o Dia D.
Drummond: jogo e confissão
Marlene de Castro Correia
ISBN: 978-85-8346-026-8
Número de páginas: 296
Formato: 18 x 24 cm
Preço: a definir
PROGRAMAÇÃO DIA D
31 de outubro, sábado
Homenagem aos 70 anos da publicação de A rosa do povo
15h30
Leitura comentada de poemas de Drummond nos jardins da casa
17h
Rosas de A rosa do povo – recital com Aderbal Freire-Filho e Nelson Xavier
Lugares limitados. Distribuição de senhas 30 minutos antes do evento. Até 2 senhas por pessoa.
A partir das 18h
Lançamento de Drummond: jogo e confissão​, livro de ensaios de Marlene de Castro Correia
Atividade da Ação Educativa no IMS-RJ
15h
Drummond: Narrativas visuais
A partir da leitura de um poema de Carlos Drummond de Andrade, os participantes serão convidados a construir narrativas visuais por meio de desenhos e palavras.
Faixa etária: crianças a partir de 6 anos, acompanhadas por responsáveis.
Nº máximo de participantes: 10
Retirada de senha na recepção do IMS 30 minutos antes
Gratuito
Instituto Moreira Salles – Rio de Janeiro

Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea


Tel.: (21) 3284-7400/ (21) 3206-2500

Atividade da Ação Educativa no IMS-Poços de Caldas
Dia 30 de outubro, sexta
14h Exibição do filme Consideração do Poema, seguida de sarau com membros da Academia de Letras de Poços de Caldas, escritores da cidade e o público, que será convidado a declamar o seu poema favorito de Drummond.
Evento gratuito
Instituto Moreira Salles – Poços de Caldas
Rua Teresópolis, 90, Jardim dos Estados
Tel.: (35) 3722-2776
Alê Shcolnik
Alê Shcolnikhttps://www.rotacult.com.br
Editora de conteúdo e fundadora do site, jornalista, publicitária, fotografa e crítica de cinema (membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Amante das Artes, aprendiz na arte de expor a vida como ela é. Cultura e tattoos nunca são demais!

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -