- Publicidade -

Homegrown Tijuca apresenta "Imaginação", de Márcio SWK

Publicado em:

Artista se inspira nas cores que vê de sua janela, do alto do Morro dos Prazeres

A partir do dia 14 de novembro, o artista Márcio SWK apresenta na Galeria Homegrown Tijuca a exposição Imaginação. A mostra nasce da busca por fazer letras abstratas e mexer com a imaginação do público, estimulando diversas interpretações. Pesquisador das letras e seus formatos, para o novo trabalho, SWK harmoniza tons fortes e brinca com composições de cores. 
“Sempre em minhas pinturas prezo pela harmonização de cores. Nessa nova exposição, uma das ideias é que o público interprete as telas de formas diferentes e desenvolva a imaginação sobre o que está vendo”, explica o artista que trabalhou durante três meses nas obras da nova mostra. “Cada tela que pinto representa uma letra. Mas cada um pode enxergar uma coisa diferente e por isso o nome da mostra é Imaginação. Essa é a brincadeira: eu sei que pintei a letra A, por exemplo, mas é gostoso ouvir a pessoa falando que está vendo um trem, prédios, ou um horizonte com sol “.
Referência expressiva do graffiti brasileiro dentro e fora do país, SWK já teve seu trabalho exposto em diversas cidades como Rio de Janeiro (“Eu Vejo Letras”, 2014 – Galeria Homegrown, “Arte Core”, 2013 e 2014 – MAM Rio, “Art Rua”, 2011 e 2013), São Paulo (“2 Bienal de Graffiti”, 2012 – MUBE, “Expo Matilha”, 2012), e Buenos Aires. Nos Estados Unidos, participou em Miami do “Art Basel”, 2012 e 2013, e do “Ultra Music Festival” . Teve seu trabalho exposto em Amsterdam, Berlim e Paris (“Graffitizm – Hip Hop Paris – 2013”), na Europa, e até mesmo Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, onde, à convite, pintou um grande painel. É membro da Santa Crew e FleshBeckCrew. Este ano, foi palestrante no O.bra Festival, em São Paulo, e teve duas telas e uma gravura expostas no Arte Core 2015, no MAM Rio.

Imaginação terá oito obras expostas, todas pinturas geométricas. O escritor e compositor Jorge Salomão será o responsável por escrever o texto sobre a exposição. As telas – linho com chassi de cedro – foram produzidas com diversos tipos de material, sendo eles tinta acrílica, spray, giz pastel oleoso e lápis grafite 6b. Os tamanhos variam entre 80x70cm e 170x150cm – a maior tela pintada pelo artista. A inspiração para as cores vem do que SWK  observa de sua janela, na visão privilegiada do alto do Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, onde nasceu e mora até hoje.

“Eu tenho um ateliê dentro de casa que foi onde produzi esse novo trabalho. Acho que minha principal inspiração vem do que vejo da janela. Mas além disso, tudo o que observo na rua – a roupa das pessoas, por exemplo – e a cultura indiana, também servem de estímulo. As cores da Índia me inspiram muito, estou sempre pesquisando sobre”, explica o artista que expõe pela primeira vez na recém inaugura galeria. “É a minha primeira vez na nova galeria da Homegrown Tijuca e é uma experiência muito boa. Acho que o público da Zona Norte já curte muito arte, assim como em diversos lugares do Rio, mas poder ter esse espaço aqui é muito bacana e poder fazer parte disso é super gratificante”.
Sobre a Homegrown Tijuca
A Homegrown, que tem sede original em Ipanema, inaugurou em agosto de 2015, um novo espaço na Tijuca, na Zona Norte do Rio. A nova sede está localizada na Rua General Roca, nº 514, próxima à praça Saens Peña. Além de receber exposições, o espaço possui serviços de barbearia, loja de roupas e acessórios, sneakers, bar, café e ainda cursos e workshops para os clientes. 

No espaço da galeria, uma sala é destinada às gravuras, além do acervo com obras de sete artistas do cenário urbano e contemporâneo representados pela nova sede – João Lelo, Bruno Big, Marcelo Macedo, Marcelo Ment, Marcio SWK, Ronaldo Land e Mottilaa. Seus trabalhos ficam à disposição durante todo o ano, independentemente da exposição que está em cartaz.
Serviço:
Imaginação
Período de exposição: De 14 de novembro a 12 de dezembro
Horário de visitação: Seg a sex, das 10h às 20h; sábs e feriados, das 10h às 18h.
Endereço: Rua General Roca, 514
Telefone: 3189-6661
Entrada Gratuita / Classificação livre
Alê Shcolnik
Alê Shcolnikhttps://www.rotacult.com.br
Editora de conteúdo e fundadora do site, jornalista, publicitária, fotografa e crítica de cinema (membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Amante das Artes, aprendiz na arte de expor a vida como ela é. Cultura e tattoos nunca são demais!

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -