- Publicidade -

GRUPO TAPA ENCENA NELSON RODRIGUES EM CURTA TEMPORADA NA CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO

Publicado em:

Além de apresentar a comédia “Anti-Nelson Rodrigues”, penúltima obra do autor, grupo promove oficina gratuita de teatro para maiores de 14 anos
 

 A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 18 de fevereiro a 13 de março (quinta-feira a domingo), um sucesso do repertório do Grupo TAPA: a peça Anti-Nelson Rodrigues, penúltima obra do dramaturgo, escrita em 1973. Com direção de Eduardo Tolentino de Araújo, o espetáculo é um resumo das melhores e mais saborosas situações rodrigueanas. Entre humor e o drama, as personagens transitam à deriva em busca de amor e redenção.

A peça conta a história de Oswaldinho (Augusto Zacchi), um jovem rico e mimado pela mãe, Tereza (Clara Carvalho), e desprezado pelo pai, Gastão (Eduardo Semerjian). Inescrupuloso, ladrão e mulherengo, se torna dono de uma das fábricas do pai e decide conquistar uma funcionária recém-contratada, a jovem e incorruptível Joice (Carol Cashie). Acostumado a ter tudo o que quer, Oswaldinho tenta comprar Joice que, por sua vez, sonha com um amor verdadeiro desde menina e não se deixa levar pelo dinheiro. Fazem parte ainda da trama, Leleco (Cesar Baccan), amigo de infância de Oswaldinho, Salim Simão (Oswaldo Mendes), pai de Joice, e Helenice (Penha Pietra’s), empregada de Salim.

Anti-Nelson Rodrigues, encenada pela primeira vez em 1974, com direção de Paulo Cesar Pereio, foi uma encomenda da atriz Neila Tavares, que há muito pedia a Nelson que lhe dedicasse um texto original.

“Nelson Rodrigues é o maior dramaturgo brasileiro, sempre passível de leituras e releituras. Anti-Nelson é como um epílogo de sua obra: irônica e autoparódica. Em suas peças ele sempre riu de nossa sociedade, mas nesta, Nelson passa a rir também de si mesmo, dos próprios conceitos. Ele ampliou sua descrença e seu desencanto – um sentimento algo semelhante ao que temos hoje diante do mundo em que vivemos”, explica o diretor Eduardo Tolentino de Araújo.

A encenação do diretor foi concebida para arena, formato do teatro da CAIXA Cultural Rio de Janeiro. O cenário de Marcela Donato, não realista, é formado basicamente por cadeiras e espelhos. Os figurinos, também de Donato, têm leve tom crítico e fazem alusão aos anos 1970. A trilha sonora de Tolentino utiliza inserções do tango À Meia Luz (A Media Luz), de Carlos Gardel (1890-1935).

Aos 35 anos de fundação – e há 30 radicado em São Paulo –, o Grupo TAPA acumulou mais de 80 prêmios e construiu uma sólida história na cena teatral. Esta é a quarta peça de Nelson Rodrigues encenada pelo grupo, que montou Viúva, Porém Honesta, nos anos 1980; Vestido de Noiva, nos anos 90, e A Serpente, em 2000.

Oficina:
Nos dias 3 e 10 de março (quinta-feira), das 14h às 17h, o Grupo TAPA ministrará uma oficina livre de teatro para maiores de 14 anos. O objetivo do curso é o trabalho prático de cenas da dramaturgia de Nelson Rodrigues sob o olhar do grupo através das peças Anti-Nelson Rodrigues e A Serpente. A interação com os atores irá propiciar o treinamento de cada um dos participantes do curso, com foco na relação ator/texto, voz e corpo em cena. Os encontros serão conduzidos pelo ator Augusto Zacchi. Serão oferecidas 20 vagas para cada um dos encontros e as inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail tapa@grupotapa.com.br até o dia 1º de março.

Serviço:
Anti-Nelson Rodrigues
Duração: 90 minutos
Local: CAIXA Cultural do Rio de Janeiro – Teatro de Arena  (Av. Almirante Barroso, 25, Centro  – Metrô: estação Carioca)
Data: 18 de fevereiro a 13 de março (quinta-feira a domingo)
Horário: 19h
Ingressos: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia entrada). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia.
Lotação: 226 espectadores (mais 4 para cadeirantes)
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Classificação indicativa: 14 anos
Acesso para pessoas com deficiência

Alê Shcolnik
Alê Shcolnikhttps://www.rotacult.com.br
Editora de conteúdo e fundadora do site, jornalista, publicitária, fotografa e crítica de cinema (membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Amante das Artes, aprendiz na arte de expor a vida como ela é. Cultura e tattoos nunca são demais!

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -