- Publicidade -

MOSTRA AUDIOVISUAL APRESENTA OBRA DO DIRETOR KEN JACOBS NA CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO

Publicado em:

Mostra reúne 21 filmes do cineasta de vanguarda norte-americano, além de masterclass online com o diretor e, presencial, com a  diretora Paula Gaitán
A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 1º a 13 de março (terça-feira a domingo), a mostra audiovisualKen Jacobs, que reúne um vasto acervo do cineasta norte-americano, considerado um dos principais expoentes do cinema experimental. Durante a mostra, serão apresentados 21 filmes do diretor,  com destaque para sua grande obra Star Spangled to Death, concluída em 2004, após quase cinquenta anos de produção.Com 7h20 de duração, o filme será exibido no dia 4 de março (sexta-feira), em duas partes, no Cinema 1, da CAIXA Cultural. Com temática polêmica, o filme aborda questões como racismo, militarismo e guerras tendo como foco os Estados Unidos.
“Ken Jacobs é o grande inovador do cinema de vanguarda norte-americano. Aluno de Hans Hofmann na juventude, ele faz a ponte entre o expressionismo abstrato do mestre e o filme experimental em suas diversas vertentes: o político, o formal/estruturalista, o digital e o 3D”, comenta o curador da mostra, Paulo Ricardo G. de Almeida.
Jacobs começou sua carreira com filmes super 8 e 16mm, abraçou o vídeo e se tornou mais ativo com a chegada do digital e do 3D. Em suas obras, costuma usar trechos de filmes antigos dando novas formas às imagens em experimentos no computador. Também coloca em prática técnicas de diferentes suportes como a do Sistema Nervoso, que consiste em quebrar a ilusão da narrativa cinematográfica contínua da realidade, o que permite ao espectador ficar exposto aos múltiplos sentidos visuais e auditivos.
Exemplo dessa técnica é o filme Tom, Tom, The Piper’s Son (1969-1971), que deu início ao trabalho inovador do cineasta de fazer experimentações com a imagem. Na película, Ken desconstrói e revela a ilusão cinematográfica, a partir do curta-metragem homônimo da Biograph Company, de 1905, destacando e ampliando pedaços imperceptíveis do filme, mudando a ordem da edição, repetindo planos e cenas, além de usar recursos como luzes estroboscópicas para dar  profundidade a imagens originalmente planas.
Em 2014, no Festival de Berlim, exibiu The Guests, no qual ele dilata a duração do curta-metragem original dos irmãos Lumière em mais de uma hora, com o uso do slow motion, e introduz o 3D onde não há, convidando os espectadores a dialogarem com o modo como as imagens são produzidas no cérebro. Em 2010, foi homenageado no Festival de Curtas da Vila do Conde, em Portugal e, em 2013, com retrospectivas no Festival de Torino e no Museum of Modern Art (MoMA), de Nova York. Por mais de três décadas, foi professor da Binghamton University, de Nova York.
Masterclass e catálago:
Além da mostra audiovisual, serão ministradas também duas masterclasses com entrada franca: no dia 5 de março (sábado), às 16h, com a diretora e professora, Paula Gaitán, que fará uma passagem por toda a obra do diretor americano Ken Jacobs, exibindo trechos de filmes e fazendo paralelos com outros diretores do cinema experimental americano como Stan Brakhage, Harry Smith, Jonas Mekas, Marie Menken. No dia 10 de março (quinta-feira), às 16h, será realizada a masterclass online com o diretor Ken Jacobs, que abordará, diretamente de Nova York, o tema Profundidade e Pobreza. Haverá, ainda, lançamento de um catálogo, em data a ser definida.  
Programação:
Terça-Feira 01/03
16h Disorient Express (1996, 30 min, p&b, silencioso. HD)
The Georgetown Loop (1996, 11 min, p&b, silencioso. HD)
Let There Be Whistle Blowers (2005, 18 min, p&b and cor, som. HD)
18h Capitalism: Child Labor (2006, 14 min, cor, som. HD)
Capitalism: Slavery (2006, 3 min, cor, silencioso. HD)
The Surging Sea of Humanity (2006, 10:41 min, cor, silencioso. HD)
Jonas Mekas in Kodachrome Days (2009, 3:22 min, cor, silencioso. HD)
The Day Was a Scorcher (2009, 7:47 min, cor, silencioso. HD)
Hot Dogs At The Met (2009, 10:19 min, cor, som. HD)
Quarta-feira 02/03
16h Tom Tom the Piper’s Son (1969-71, 122 min, p&b e cor, silencioso. HD)
A Tom Tom Chaser (2002, 11 min, p&b, silencioso. HD)
19h Return to the Scene of the Crime (2008, 93 min, cor, som. HD)
Quinta-feira 03/03
16h RAZZLE DAZZLE The Lost World (2006, 92 min, cor, som. HD)
18h New York Ghetto Fishmarket 1903 (2006, 132 min, p&b, som. HD)
Sexta-feira 04/03
13h Star Spangled to Death, Parte I (1956-60/2003-04, 220 min, p&b e cor, som. HD)
17h Star Spangled to Death, Parte II (1956-60/2003-04, 220 min, p&b e cor, som. HD)
Sábado 05/03
14h Little Stabs at Happiness (1960, 14:57 min, cor, som. HD)
Blonde Cobra (1963, 33 min, cor e p&b, som. HD)
The Whirled (2007, 20:27 min, cor, som. HD)
16h Masterclass
Masterclass com a diretora Paula Gaitán, que fará uma passagem por toda a obra do diretor americano Ken Jacobs, exibindo trechos de filmes e fazendo paralelos com outros diretores do cinema experimental americano, tais como Stan Brakhage, Harry Smith, Jonas Mekas, Marie Menken.
Duração: 3 horas
Domingo 06/03
14h Two Wrenching Departures (2006, 90 min, p&b, som. HD)
16h Keeping an Eye on Stan (2003, 117 min, cor, som. HD)
18h30 Ontic Antics Starring Laurel and Hardy: Bye, Molly (2005, 90 min, p&b and cor, som. HD)
Terça-feira 08/03
16h New York Ghetto Fishmarket 1903 (2006, 132 min, p&b, som. HD
18h45 Little Stabs at Happiness (1960, 14:57 min, cor, som. HD)
Blonde Cobra (1963, 33 min, cor e p&b, som. HD)
The Whirled (2007, 20:27 min, cor, som. HD)
Quarta-feira 09/03
13h Star Spangled to Death, Parte I (1956-60/2003-04, 220 min, p&b e cor, som. HD)
17h Star Spangled to Death, Parte II (1956-60/2003-04, 220 min, p&b e cor, som. HD)
Quinta-feira 10/03
14h Ontic Antics Starring Laurel and Hardy: Bye, Molly (2005, 90 min, p&b and cor, som. HD)
16h Two Wrenching Departures (2006, 90 min, p&b, som. HD)
18h Masterclass
Masterclass online com o diretor Ken Jacobs. Tema: “Profundidade e Pobreza”.
Duração: 2 horas
Sexta-feira 11/03
16h Capitalism: Child Labor (2006, 14 min, cor, som. HD)
Capitalism: Slavery (2006, 3 min, cor, silencioso. HD)
The Surging Sea of Humanity (2006, 10:41 min, cor, silencioso. HD)
Jonas Mekas in Kodachrome Days (2009, 3:22 min, cor, silencioso. HD)
The Day Was a Scorcher (2009, 7:47 min, cor, silencioso. HD)
Hot Dogs At The Met (2009, 10:19 min, cor, som. HD)
18h Keeping an Eye on Stan (2003, 117 min, cor, som. HD)
Sábado 12/03
16h RAZZLE DAZZLE The Lost World (2006, 92 min, cor, som. HD)
18h Tom Tom the Piper’s Son (1969-71, 122 min, p&b e cor, silencioso. HD)
A Tom Tom Chaser (2002, 11 min, p&b, silencioso. HD)
Domingo 13/03
16h Return to the Scene of the Crime (2008, 93 min, cor, som. HD)
18h Disorient Express (1996, 30 min, p&b, silencioso. HD)
The Georgetown Loop (1996, 11 min, p&b, silencioso. HD)
Let There Be Whistle Blowers (2005, 18 min, p&b and cor, som. HD)
Serviço:
Mostra Ken Jacobs
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815
Data:  1º a 13 de Março de 2016 (terça-feira a domingo)
Horário: Consultar programação
Ingressos: R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia.
R$ 4 e R$ 2 (meia). Masterclasses com entrada franca.
Lotação: 78 lugares  (mais 3 para cadeirantes)
Bilheteria:  terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Classificação indicativa: Livre
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal
Alê Shcolnik
Alê Shcolnikhttps://www.rotacult.com.br
Editora de conteúdo e fundadora do site, jornalista, publicitária, fotografa e crítica de cinema (membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Amante das Artes, aprendiz na arte de expor a vida como ela é. Cultura e tattoos nunca são demais!

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -