- Publicidade -

SEXTETO CLARIÔ TRAZ O MELHOR DO BRASIL RURAL PARA A CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO

Publicado em:

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 17 a 20 de março (quinta-feira a domingo), o projeto Sexteto Clariô convida cantadores do Brasil, um espetáculo sobre as manifestações artísticas de diferentes regiões do país. Nos dias 17 e 18, Juraildes da Cruz, compositor de Tocantins, sobe ao palco ao lado do Sexteto; e nos dias 19 e 20, diretamente da Bahia, tem o Mestre Bule Bule, figura emblemática da cultura popular nordestina.
 
Através de composições próprias e interpretações de cantadores do interior do Brasil, os músicos traduzem os ritmos da vida no campo em suas narrativas e cantorias, como o desafio, os festejos religiosos, a contação de causos, as modas de viola e as toadas. O espetáculo traz esta atmosfera ao palco, reforçada pelo cenário composto por oito aquarelas do artista plástico catarinense, Tiago Marques. As aquarelas retratam imagens do Brasil rural.
 
Com seu novo olhar sobre os ritmos do interior do Brasil, o Sexteto Clariô, natural de Florianópolis, é formado por Caio Marques, Jorge Linemburg, Marcelo Portela, Osvaldo Pomar, Tácio Vieira e Vinícius Nery, que usam instrumentos como a rabeca, viola brasileira, pífano, zabumba e pandeiro, associados à cultural popular, juntamente com instrumentos da música urbana como violão de 7 cordas, flauta transversal, violino e violoncelo.
 
“É com imensa alegria que realizamos esse projeto. Ter a possibilidade de dividir o palco com Juraildes da Cruz e Mestre Bule Bule é um momento muito rico para o grupo. Ambos trazem em suas obras características marcantes do Brasil rural, que se unem à linguagem híbrida do Sexteto Clariô”, comemora Caio Marques, músico do sexteto.
 
No repertório das apresentações do Sexteto Clariô convida Cantadores do Brasil estão canções de autoria dos integrantes como Jongo, Cantoria de rabeca, Uta-Karam e Chamaimê. Juraildes da Cruz participará com seus sucessos Nóis é Jeca, mais é jóia, Cantão, Se correr o bicho pega, Fuzuê na taboca, entre outros; e Mestre Bule Bule apresentará Que moça bonita é aquela, A fome e a vontade de comer, e Casinha de palha, entre outras composições.
 
O grupo começou suas atividades no ano de 2012, em Florianópolis, com o espetáculo Desdobramento de tempos. Em 2014, foi contemplado com o Prêmio Funarte de Concertos Didáticos. Em 2015, o grupo realizou concertos didáticos em diversas cidades de São Paulo por meio do projeto SESI-SP Ação Arte-Educação. Participou do Dandô – Circuito de Música Dércio Marques em Campinas (SP) e recebeu da Fundação Catarinense de Cultura o Prêmio Catarinense de Cultura Popular Atual. Ainda em 2015, realizou a Semana do Brasil Rural, na cidade de Marselha, França, onde participou de concertos, oficinas e palestras.
 
Natural de Tocantins, Juraildes da Cruz já teve suas canções gravadas por grandes nomes da música brasileira, como Rolando Boldrin, Xangai e Margareth Menezes. Ganhador do Prêmio Sharp de 1998 com a música Nóis é Jeca, mais é jóia, foi indicado ao Prêmio Tim, em 2005, com o CD do mesmo nome, tendo participado de inúmeros festivais e trilhas de novela.
 
Mestre Bule Bule é cordelista com mais de 100 criações e conhecido como o maior repentista da Bahia. Em 2008, foi condecorado com a Ordem do Mérito Cultural.
 
Oficinas:
Além dos shows, o projeto busca a valorização da cultura popular brasileira e oferecerá oficinas gratuitas mediante inscrição no site www.sextetoclario.com.br. No dia 19 de março (sábado), das 10h às 14h, será realizada a oficina de Prática de rabeca, ministrada por Marcelo Portela, Jorge Linemburg e Tácio Vieira. É necessário que cada participante traga um instrumento de arco. Serão oferecidas 30 vagas para maiores de 10 anos.
 
Em 20 de março (domingo), das 10 às 14h, Caio Marques, Osvaldo Pomar e Vinícius Nery darão a oficina Do repente ao rap. Serão 30 vagas para maiores de 10 anos.
 
Serviço:
Show Sexteto Clariô convida Cantadores do Brasil
Duração: 1h40m
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815
Data: 17 a 20 de março (quinta-feira a domingo)
17 e 18 (quinta-feira e sexta-feira) – convidado Juraildes da Cruz
19 e 20 (sábado e domingo) – convidado Mestre Bule Bule (BA)
Horário: 19h
Ingressos: R$10 (inteira) e R$ 5 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia.
Lotação: 190 lugares (mais 4 para cadeirantes)
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Classificação Indicativa: Livre
Acesso para pessoas com deficiência
Alê Shcolnik
Alê Shcolnikhttps://www.rotacult.com.br
Editora de conteúdo e fundadora do site, jornalista, publicitária, fotografa e crítica de cinema (membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Amante das Artes, aprendiz na arte de expor a vida como ela é. Cultura e tattoos nunca são demais!

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -