- Publicidade -

EXPOSIÇÃO RIO, PAPEL E LÁPIS É PRORROGRADA NO IMS-RJ

Publicado em:

Termina no dia 1º de maio a exposição Rio, papel e lápis, em que Cássio Loredano, caricaturista consagrado no Brasil e no exterior, volta-se pela primeira vez para uma cidade. Os 61 desenhos, realizados em 2014 e 2015 sob encomenda do Instituto Moreira Salles, dão conta de um Rio de Janeiro longe dos clichês, em que a natureza é apenas um pano de fundo para a beleza construída de prédios de importância histórica e afetiva para Loredano. O livro, que marca o 450o aniversário da cidade, foi lançado no início de agosto de 2015 com a exposição de mesmo nome na Pequena Galeria do IMS-RJ.
Incorporados ao acervo do IMS, os desenhos revelam um Rio pouco conhecido – da igreja de Nossa Senhora da Cabeça, escondida no Jardim Botânico, à ponte dos Jesuítas, em Santa Cruz – e lançam um novo olhar sobre o Centro, região mais tradicionalmente retratada da cidade. A partir de um roteiro feito de memória, Loredano visitou com o fotógrafo Aílton Silva os lugares escolhidos e partiu dessas fotografias para criar seus desenhos, usando grafite, nanquim, esferográfica e aquarela. No livro, os desenhos são acompanhados por pequenos textos, de sua autoria, em que mistura dados históricos e comentários sobre suas escolhas.
A exposição propõe um recorte nesse percurso, reunindo em pequenos grupos temáticos o percurso do desenhista. Delírios como a arquitetura mourisca da Fundação Oswaldo Cruz, ou do edifício Valentim, em Santa Teresa, convivem com uma paisagem propositalmente esvaziada para destacar a beleza de prédios como o Theatro Municipal e o Museu de Arte Moderna. Vemos ainda os muitos momentos em que construções de épocas diferentes se enfrentam de forma nem sempre harmoniosa.
Sobre o artista
Cássio Loredano nasceu no Rio de Janeiro em 1948. Em mais de 40 anos de carreira como caricaturista, foi colaborador dos principais veículos brasileiros e de jornais como El PaísLibération e Frankfurter Allgemeine. Dedicou livros a Antonio Nássara, Andrés Guevara, Omar Figueroa e Luis Trimano, numa pesquisa da memória da caricatura no Brasil que resultou ainda em seis volumes reunindo parte do minucioso mapeamento que vem realizando na obra de J. Carlos. É consultor da área de iconografia do Instituto Moreira Salles.
Alê Shcolnik
Alê Shcolnikhttps://www.rotacult.com.br
Editora de conteúdo e fundadora do site, jornalista, publicitária, fotografa e crítica de cinema (membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Amante das Artes, aprendiz na arte de expor a vida como ela é. Cultura e tattoos nunca são demais!

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -