- Publicidade -

FILOSOFIA, ARTE E MODERNIDADE SÃO TEMAS DE DEBATE NA CAIXA CULTURAL

Publicado em:

Projeto “Observatório Filosófico” reúne pensadores e cria espaços para a reflexão e debate com especialistas de várias áreas, entre eles, a atriz e diretora Mariana Lima.
De 7 a 10 de junho (terça-feira a sexta-feira), às 19h, a CAIXA Cultural Rio de Janeiro promove quatro encontros que têm como eixo principal a reflexão filosófica e sua integração às demais áreas do conhecimento. O projeto Observatório Filosófico terá a participação de pensadores renomados de escolas e formação distintas que apresentarão temas variados, com entrada franca. A iniciativa tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e Governo Federal.
Com o objetivo de tornar a Filosofia acessível a todos, o Observatório Filosófico tem curadoria de Valência Losada. O projeto reúne dois palestrantes por dia que falarão sobre um tema específico. Em seguida, haverá debate aberto ao público para ampliar o intercâmbio de ideias. Foram convidados para os encontros, a atriz e diretora Mariana Lima; o curador adjunto da Bienal do Mercosul, Márcio Tavares dos Santos, e Felipe Szyska Karasek, doutor em Filosofia; a psicanalista Hélia Borges, o filósofo com especialidade em Estética Moderna e Contemporânea, Charles Feitosa, além da artista plástica, escritora e professora de Filosofia, Márcia Tiburi e do doutor em Filosofia, Rafael Werner.
  
Na programação, serão debatidos temas como Filosofia e Psicanálise, abordando os conceitos fundamentais da obra de Freud e sua relação com temas filosóficos através do pensamento do alemão Arthur Schopenhauer. Outro tema em destaque será Teatro e Filosofia, em que os debatedores irão promover uma retrospectiva histórico-filosófica desde o teatro grego até os dias atuais, analisando de maneira social e antropológica sua relação entre o homem e a sociedade. 


Os encontros Pós-Modernidade: Mídia, Comunicação e Comportamento Fronteiras entre Filosofia e as Artes da Performance encerram os debates, respectivamente, nos dias 9 e 10 de junho (quinta-feira e sexta-feira). 
“Queremos que o público sinta-se instigado a pensar conosco os temas propostos e seus desdobramentos em nossa vida cotidiana. A intenção é potencializar nossa capacidade de diálogo, provocar novas formas de perceber, ser e estar no mundo, e também fugir dos formatos tradicionais ligados ao exercício do conhecimento, sempre tão hierarquizados”, explica a curadora.
Programação (sempre às 19h):
7 de junho (terça-feira)
Filosofia e Psicanálise
Debatedores: Márcia Tiburi & Rafael Werner
8 de junho (quarta-feira)
Filosofia e o Teatro: Imagem, Tempo e Movimento
Debatedores: Hélia Borges & Mariana Lima
9 de junho ( quinta-feira)
Pós-Modernidade: Mídia, Comunicação e Comportamento
Debatedores: Felipe S. Karasek & Márcio Tavares
10 de junho (sexta-feira)
Fronteiras entre Filosofia e as Artes da Performance
Debatedores: Márcia Tiburi e Charles Feitosa
Participantes:
Valência Losada – Produtora cultural há 15 anos, exerceu por oito anos o cargo de Diretora Artística do Theatro São Pedro, em Porto Alegre. Foi coordenadora geral do Programa Educativo da 10º Bienal do Mercosul, além de Coordenadora Logística em duas edições do Porto Alegre em Cena/Festival Internacional de Teatro. Produziu montagens nacionais e internacionais, nas áreas do teatro, música e dança. É graduanda no Curso de Filosofia, no Instituto de Desenvolvimento Cultural (RS).
Mariana Lima – Atriz e diretora, nasceu na cidade de São Paulo, em 1972. Possui formação em cursos livres, como os de com Gerald ThomasBia Lessa e Alain Maratrat, do grupo do diretor Peter Brook, entre outros em Nova York, em 1992. Atuou em diversas peças de teatro, entre elas Os Realistas (2016), com Debora Bloch, Emílio de Mello e Fernando Eiras, dirigida por Guilherme Weber.
Hélia Borges – Psicanalista, pesquisadora de temas ligados à psicanálise, corporeidade e arte, em especial a dança; estética e processos de subjetivação.  É curadora de diversos festivais de dança e tem vários artigos publicados em livros e revistas especializados.
Márcio Tavares dos Santos – Historiador, com atuação acadêmica e investigações curatoriais nas áreas de arte da América Latina. Desenvolve pesquisa sobre a materialização da memória por meio da arte, do audiovisual e dos museus no Cone Sul. Foi Coordenador de Memória, História e Patrimônio da Secretaria de Estado da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, fundador  do Museu dos Direitos Humanos do Mercosul (MDHM), e curador de diversas exposições, entre outras atividades.
Felipe Szyska Karasek – Possui Doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Publicou os livros: Uma filosofia da dor: a sabedoria trágica no jovem Nietzsche, e Nietzsche 170 (organizador), ambos da Editora Bestiário.
Charles Feitosa – Graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com pós-doutorado pelas Universidade de Potsdam-Alemanha (2007) e de Paris VIII/França. Atua principalmente na área de Estética moderna e contemporânea – corpo, imagem, performance, cultura brasileira e cultura pop.
Márcia Tiburi – Artista plástica, professora de  Filosofia e escritora brasileira. Graduada em filosofia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e em Artes Plásticas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Também é doutora em Filosofia com ênfase em Filosofia Contemporânea. Seus principais temas são ética, estética, filosofia do conhecimento e feminismo. Tem diversos livros publicados.
Rafael Werner – Doutor em Filosofia (PUC-RS) e professor do curso de graduação em Filosofia da Faculdade IDC. Com áreas de concentração em Ética e Antropologia, o autor pesquisa a filosofia do idealismo e do pós-idealismo alemão a partir de temas como liberdade, homem, natureza e conhecimento. Leciona, entre outras, as disciplinas de Antropologia Filosófica, Ética e Filosofia Moderna.
Serviço:
Observatório Filosófico
Entrada Franca (mediante retirada de senha 1h antes na bilheteria)
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 2
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815
Data:  7 a 10 de junho de 2016 (terça-feira a sexta-feira)
Horário: 19h às 21h
Lotação: 80 lugares ( mais 3 para cadeirantes)
Classificação Indicativa: Livre
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal
Alê Shcolnik
Alê Shcolnikhttps://www.rotacult.com.br
Editora de conteúdo e fundadora do site, jornalista, publicitária, fotografa e crítica de cinema (membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Amante das Artes, aprendiz na arte de expor a vida como ela é. Cultura e tattoos nunca são demais!

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -