- Publicidade -

Especial sobre Esportes – 10 filmes com histórias de superação

Publicado em:

Estamos a poucos dias das Olimpíadas começarem, justamente, por conta desse grande evento que será sediado no Rio de Janeiro, o site reuniu dez filmes que têm como tema central os esportes, ocupando papéis centrais nos roteiros. Confira abaixo as nossas dicas cinematográficas:

mais-forte-que-o-mundo-a-historia-de-jose-aldo_t58966_jpg_290x478_upscale_q90Mais forte que o mundo – Esporte: Boxe
Filme nacional que conta a história de vida do lutador José Aldo nascido e criado em Manaus.

José Aldo (José Loreto) precisa lidar com a truculência do pai, Seu José (Jackson Antunes), que além de se embebedar constantemente ainda por cima bate na esposa, Rocilene (Cláudia Ohana), com frequência. Enfrentando constantemente seus demônios internos, Aldo encontra na luta sua válvula de escape. Acreditando em seu futuro como lutador, ele aceita se mudar para o Rio de Janeiro e morar de favor no pequeno alojamento de uma academia. Lá ele recebe o apoio do amigo Marcos Loro (Rafinha Bastos) e conhece Vivi (Cleo Pires), uma jovem que vai constantemente à academia. Precisando ralar um bocado para se manter, Aldo enfim consegue um voto de confiança do treinador Dedé Pederneiras (Milhem Cortaz), iniciando assim sua carreira no mundo do MMA.

voando-alto_t69416_jpg_290x478_upscale_q90Voando Alto – Esporte: Sky
Você deve estar se perguntando por que um filme sobre um esquiador se encontra aqui. Acontece que o esporte faz parte das Olimpíadas de Inverno, isso faz dele um forte candidato a comparecer nesta lista.

Em “Voando Alto”, conhecemos a história do primeiro grande saltador de esqui da Grã-Bretanha em sua jornada para ser aceito nas Olimpíadas de Inverno. O filme é um relato sobre as façanhas de Michael Edwards, ou simplesmente Eddie “The Eagle” – “a águia”, em inglês – (Taron Egerton), em Calgary, no Canadá, em 1988, é uma das mensagens mais honestas do espírito olímpico defendido pelo Barão de Courbertin, fundador dos Jogos da era moderna.

invictusInvictus – Esporte: Rugbi
A inspiradora história de como Nelson Mandela (Morgan Freeman) uniu forças com o capitão da equipe de rúgbi da África do Sul, Francois Pienaar (Matt Damon), para ajudar a unir a nação. Recém-eleito, o presidente Mandela sabe que seu país permanece dividido racial e economicamente após o fim do apartheid. Acreditando ser capaz de unificar a população por meio da linguagem universal do esporte, Mandela apóia o desacreditado time da África do Sul na Copa Mundial de Rúgbi de 1995, que faz uma incrível campanha até as finais.

seabiscuit-alma-de-heroi_t6180_ioEzP8s_jpg_290x478_upscale_q90Seabicuit: Alma de Herói – Esporte: Hipismo
Charles Howard (Jeff Bridges) é um milionário que ganhou um cavalo de pequeno porte e indisciplinado, chamado Seabiscuit, que nunca teve grande destaque nas corridas. Howard decide treiná-lo de forma a torná-lo competitivo, contratando para tanto o jóquei Red Pollard (Tobey Maguire) e o treinador Tom Smith (Chris Cooper), conhecido no meio por sua capacidade de se comunicar com cavalos. Juntos eles conseguem transformar Seabiscuit no cavalo do ano em 1938, chamando a atenção da população americana para sua história de sucesso.

coachCoach Carter – Esporte: Basquete
Richmond, Califórnia, 1999. O dono de uma loja de artigos esportivos, Ken Carter (Samuel L. Jackson), aceita ser o técnico de basquete de sua antiga escola, onde conseguiu recordes e que fica em uma área pobre da cidade. Para surpresa de muitos ele impõe um rígido regime, em que os alunos que queriam participar do time tinham de assinar um contrato que incluía um comportamento respeitoso, modo adequado de se vestir e ter boas notas em todas as matérias. A resistência inicial dos jovens acaba e o time sob o comando de Carter vai se tornando imbatível. Quando o comportamento do time fica muito abaixo do desejável Carter descobre que muitos dos seus jogadores estão tendo um desempenho muito fraco nas salas de aula. Assim Carter toma uma atitude que espanta o time, o colégio e a comunidade.

viradaVirada Radical Esporte: Ginastica Rítmica e artística 
Haley Graham (Missy Peregrym) é uma ex-ginasta que teve problemas com a lei e, por causa disto, recebeu como pena ter que trabalhar em uma academia de ginastas comandada por Burt Vickerman (Jeff Bridges), um técnico linha-dura. Haley odeia o trabalho, pois faz com que retorne ao mundo de regras rígidas que ela quer esquecer. Porém aos poucos seu amor pelo esporte renasce, fazendo com que ela aprenda lições sobre como fazer as coisas por conta própria.

 

duelo

Duelo de Titãs – Esporte: Futebol Americano

Herman Boone (Denzel Washington) um técnico de futebol americano contratado para trabalhar no comando de um time universitário dividido pelo racismo, os Titans.

Inicialmente, Boone sofre preconceitos raciais por parte dos demais técnicos e até mesmo de jogadores do seu time, mas aos poucos ele conquista o respeito de todos e torna-se um grande exemplo para o time e também para a pequena cidade em que vive.

karateFranquia Karatê Kid – Esporte: Karatê
Impossível, não esquecer essa franquia que até hoje faz um sucesso enorme, assim como “Rocky” (Alias, não colocamos a franquia na lista por que temos um grande filme nacional do gênero que, inclusive, estreou esse ano no circuito).

Para quem não se lembra, o primeiro filme foi lançado em 1984, contando a história de Daniel Larusso. Após se mudar para Nova Jersey com sua mãe, o menino não consegue se ambientar em sua nova morada, até que conhece Ali Mills, uma garota atraente que gosta dele. A situação de Daniel se complica quando o ex-namorado de Ali, Johnny Lawrence, e sua gangue começam a atormentá-lo. Um dia, quando é cercado pela gangue de Johnny, ele é salvo por Miyagi, um veterano japonês mestre na arte do karatê. Disposto a ajudar Daniel, Miyagi resolve passar-lhe os ensinamentos do karatê, para que ele possa se defender da gangue de Johnny.

campeãoCampeão – Esporte: natação
O filme se passa na cidade de Brisbane, na Austrália, em 1952. O casal Harold (Geoffrey Rush) e Dora (Judy Davis) tem 4 filhos: Harold Jr., Tony, John, Ronald e Diane. Harold Jr. é o filho preferido do pai, que lhe dá toda a atenção possível, o que acaba despertando o ciúme nos demais irmãos. Os irmãos de Junior vivem brincando na piscina, até que um dia Harold percebe a habilidade de Tony e John na natação. O pai passa a incentivá-los a treinar cada vez mais, porém acaba privilegiando John a Tony, já que ele nada melhor que o irmão. A nova rejeição magoa ainda mais Tony, o que acaba influenciando na amizade que tinha com John.

wWimbledon  – Esporte: tênis
Filme de amor fofo com a temática esportiva conta a história de Peter Colt (Paul Bettany), um tenista que ocupa uma posição bastante baixa no ranking mundial de tenistas. Sem possuir ranking suficiente para participar do torneio de Wimbledon, ele recebe um convite dos organizadores para que possa disputar a que pode ser a última competição de sua carreira. Porém, após se apaixonar por Lizzie Bradbury (Kirsten Dunst), a mais nova estrela do tênis feminino, Colt ganha novo fôlego para disputar o título da competição.

Alê Shcolnik
Alê Shcolnikhttps://www.rotacult.com.br
Editora de conteúdo e fundadora do site, jornalista, publicitária, fotografa e crítica de cinema (membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Amante das Artes, aprendiz na arte de expor a vida como ela é. Cultura e tattoos nunca são demais!

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -