- Publicidade -

Clube de leitura do IMS promove encontros com pesquisadores na exposição O Paço, a praça e o morro, em cartaz no Paço Imperial

Publicado em:

No dia 21 de julho, às 17h, na Sala dos Archeiros do Paço Imperial, acontece um encontro com a professora e pesquisadora da Fundação Casa de Rui Barbosa Marta de Senna, que vai focar em romances e contos de Machado de Assis nos quais o Paço, a praça XV e o morro do Castelo são abordados. Entre os romances, Marta de Senna, autora de dois livros sobre Machado, destacará passagens de Quincas Borba e Memorial de Aires, além de Esaú e Jacó. Entre os contos, “Verba testamentária”, “Um erradio”, “Vidros quebrados”, “Uns braços”, entre outros.

Beatriz Resende, professora titular da UFRJ, fará sua palestra sobre Lima Barreto no dia 4 de agosto, também às 17h. A autora de Lima Barreto e o Rio de Janeiro em fragmentos vai abordar, entre outros, o livro O subterrâneo do Morro do Castelo. Lima Barreto publicou a obra em 1905, ano em que operários que trabalhavam na destruição de parte do morro para a abertura da avenida Central descobriram a entrada de uma galeria. O achado reforçou o mito da existência de um grande tesouro que teria sido enterrado pelos jesuítas sob o convento que existia no lugar. Beatriz também comentará a crônica “13 de maio”, para ela uma das mais comoventes de Lima Barreto, na qual ele lembra a cerimônia defronte ao Paço Imperial no dia da assinatura da Lei Áurea pela princesa Isabel, em 1888.

As conversas fazem parte da mostra O Paço, a praça e o morro, que reúne, até o dia 28 de agosto, 200 trabalhos de fotógrafos consagrados e anônimos, pertencentes ao acervo do IMS, sobre a área que abrange a praça XV e seus arredores, além do morro do Castelo, totalmente removido da paisagem em 1928.

As palestras são gratuitas e o número de vagas é limitado. Mais informações no site http://www.ims.com.br/ims/

Serviço:
O Paço, a praça e o morro na obra de Machado de Assis
Palestrante: Marta de Senna
Dia: 21 de julho, quinta-feira
Horário: de 17h às 18h30
Local: Paço Imperial – Praça XV de Novembro, 48

O Paço, a praça e o morro na obra de Lima Barreto
Palestrante: Beatriz Resende
Dia: 4 de agosto, quinta-feira
Horário:  de 17h às 18h30
Local: Paço Imperial

Alê Shcolnik
Alê Shcolnikhttps://www.rotacult.com.br
Editora de conteúdo e fundadora do site, jornalista, publicitária, fotografa e crítica de cinema (membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Amante das Artes, aprendiz na arte de expor a vida como ela é. Cultura e tattoos nunca são demais!

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -