- Publicidade -

Conheça a programação das Casas Olímpicas distribuídas pela cidade

Publicado em:

Legado dos Jogos: as Casas dos Países, também chamadas de “casas de hospitalidade” ou “Casas Olímpicas”, são locais montados por delegações de países que irão participar da Rio 2016, para compartilhar suas culturas e reunir torcedores. Serão 21 locais abertos ao público, e cada país inova de um jeito, seja pelo estilo da casa (a de Portugal é um barco!), localização (a da Holanda é na Lagoa) ou atrações (Suíça vem com patinação no gelo). A maior parte das casas é de graça!

Em troca dos lugares cedidos pela prefeitura, os países se comprometeram com reforma de escolas, doação de equipamentos, e até contrapartidas culturais como uma maquete do Rio doada pela Dinamarca.

Conheça as casas que estarão presentes na cidade e monte sua programação:

ÁFRICA – Casa da África
Endereço: Casa Shopping (Av. Ayrton Senna, 2150, Barra da Tijuca)
Datas e horários de funcionamento: 1º a 21 de agosto, 12h/22h

As 54 delegações africanas se reúnem sob o mesmo teto. Ao chegar, o visitante passa por um simulador de avião com cerca de 60 assentos para assistir a um vídeo de três minutos sobre o continente. Um sorteado é convidado a entrar na cabine do piloto e ver um simulador de pouso em uma das capitais. Haverá seminários de agronegócios, turismo e tecnologia, além de um desfile de vestimentas típicas africanas com modelos brasileiras de afrodescendência. Entrada gratuita.

Alemanha – OliAle – Alemanha na Praia
Endereço: Praia do Leblon (em frente ao número 12 da Av. Delfim Moreira, ao lado do Canal do Jardim de Alah)
Datas e horários de funcionamento: 4 de agosto a 18 setembro, 14h30/21h30

Depois do sucesso na Copa do Mundo com um lounge na praia do Leme, a Alemanha volta com tudo para os Jogos. Seu pavilhão no Leblon será aberto a todos (capacidade máxima: 1.000 pessoas), com transmissão ao vivo, happy hour com DJs, shows, prática de modalidades esportivas, encontro com atletas e gastronomia alemã (paga à parte). A abertura no dia 4 de agostos, para convidados, acontece com a prefeita da cidade de Colônia, Henriette Reker. A festa segue durante os Jogos Paralímpicos. No intervalo entre os dois eventos, a casa abre nos dias 26, 27 e 28 de agosto. A programação completa entra no Facebook do Consulado-Geral da Alemanha no Rio.

AUSTRÁLIA – Casa Austrália
Endereço: Centro de Convenções Bolsa do Rio (Praça XV de Novembro, 20, térreo, Centro)
Datas e horários de funcionamento: 6 a 12 de agosto, 11h/19h

Organizado pela Comissão Australiana de Comércio e Investimentos (Austrade) no Brasil, o local terá exposição fotográfica sobre inovações australianas, experiência de turismo em realidade virtual 360° e seminários de educação para pessoas interessadas em estudar no país.

ÁUSTRIA – Casa da Áustria Rio 2016
Endereço: Clube Botafogo (Av. Venceslau Brás, 72, Botafogo)
Datas e horários de funcionamento: 5 a 21 de agosto, 10h/23h

Os austríacos preparam um grande restaurante e uma padaria para mostrar suas iguarias, como os pães “semmeln” e o “kornspitz” (feito de centeio, trigo, farelo de soja, linhaça e sal), além do prato “wiener schnitzel”, uma espécie de bife à milanesa. Considerada a melhor casa temática dos Jogos de Inverno 2014, produziu mais de 70 mil pães e bolos. “Em Sochi, éramos os únicos a oferecer pão fresco às 6h da manhã”, lembra Wolfgang Mayer, da diretoria da padaria Backaldrin.

BRASIL – Casa Brasil
Endereço: Avenida Rodrigues Alves, 10, Armazém 2, Gamboa
Datas e horários de funcionamento: 4 de agosto a 18 de setembro, 10h/20h

Turistas estrangeiros têm aqui um espaço para entender a cultura local, com oficina de preparação de café e degustação de chocolate, cachaça e vinho. O país tem uma das maiores casas temáticas dos Jogos, organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). Haverá simuladores de realidade virtual e esportes para crianças.

Rio Showcase
Endereço: Rua Rodrigues Alves, 303, Gamboa
Datas e horários de funcionamento: 1º a 21 de agosto, 10h/19h

Situado em pleno Boulevard Olímpico (Orla Conde), o primeiro pavimento do Rio Showcase será aberto ao público – que poderá encontrar um panorama do turismo e da cultura do estado, além de atividades de patrocinadores do evento.

CATAR – Bayt Qatar
Endereço: Casa Daros (Rua General Severiano, 159, Botafogo)
Datas e horários de funcionamento: 5 a 21 de agosto, segunda a quinta-feira, 18h/22h; sextas e sábados, 15h/0h; domingos, 15h/22h

O país-sede da Copa do Mundo 2022 quer mostrar aos visitantes sua história, música e gastronomia num espaço que simula um “souq”, mercado típico do país, com pintura de henna, caligrafia árabe e shawarmas (sanduíches). Uma das parcerias locais será com o chef Alex Atala. A entrada para a Bayt Qatar (“bayt” é casa, em árabe) é paga: R$ 20,00, por meio do site (inclui o consumo de duas entradas). O dinheiro arrecadado será doado ao projeto social Futuro Olímpico, que levará jovens brasileiros para treinar na capital, Doha. No Rio, o país vai contribuir com a instalação da biblioteca de uma escola pública bilíngue que abrirá no ex-museu Casa Daros.

CANADÁ – Canada House
Endereço: Associação Atlética Banco do Brasil (Av. Borges de Medeiros, 829, Leblon)
Datas e horários de funcionamento: a confirmar

Aberta apenas para convidados, como atletas, seus familiares e autoridades. A casa terá o dobro da capacidade da que foi construída em Londres 2012 e espera receber 20 mil visitantes durante os Jogos. A ideia é criar um “oásis patriótico” canadense, no Rio, para os convidados poderem assistir aos jogos com conforto e ter um espaço de celebrações de medalhas. Haverá uma loja com produtos do Team Canada, mas só para quem tiver acesso à área.

CHINA – Casa da China
Datas e horários de funcionamento: 5 a 20 de agosto, 11h/22h
Endereço: Jockey Club, Victoria Hall (Praça Santos Dumont, 31, Gávea)

Aberta apenas para convidados, como atletas, patrocinadores e autoridades. Haverá uma exposição sobre a cultura esportiva do país e um espaço para mostrar o projeto para os Jogos de Inverno 2022, incluindo exibição de equipamentos. A comida será preparada por chefes do grupo Hilton China.

COLÔMBIA – Casa Colômbia Rio 2016
Endereço: Centro Cultural do Ministério da Saúde (Praça Marechal Âncora 95, Praça XV, Centro)
Datas e horários de funcionamento: 4 a 21 de agosto e 5 a 18 de setembro, 10h/20h

O país organiza sua primeira casa temática em Jogos Olímpicos com degustação de café colombiano e frutas exóticas, como lulo, feijoa e borojó – e também deixa como legado reformas no Centro Cultural do Ministério da Saúde, incluindo uma plataforma elevatória para acessibilidade.

DINAMARCA – Pavilhão Dinamarquês em Ipanema
Endereço: Praia de Ipanema, Posto 10 (próximo ao Praia Ipanema Hotel)
Datas e horários de funcionamento: 2 a 21 de agosto, 11h/22h

Exibições interativas e experiências vindas diretamente da Dinamarca são as promessas dos dinamarqueses. O local terá DJs e shows, além de bikes em exposição e uma casa de brinquedos para as crianças. Como legado, promete doar 65 bicicletas para o governo municipal, brinquedos para escolas e uma grande maquete com as atrações turísticas da cidade feita inteiramente de Lego.

ESTADOS UNIDOS – USA House
Endereço: Colégio São Paulo (Av. Vieira Souto, 22, Ipanema)
Datas e horários de funcionamento: 5 a 21 de agosto (loja, 10h/17h)

Estará aberta apenas para convidados, mas terá uma loja com acesso para o público geral, com produtos oficiais do Team USA. Com decoração estilo praiano, o espaço deve receber entre 700 e 1.000 pessoas por dia. Além das festas e dos telões para assistir às competições, será centro de negócios com eventos particulares – como um encontro de ex-estudantes da Stanford University. A comida ficará por conta de uma empresa paulistana, que vai misturar culinária brasileira com cachorros-quentes e hambúrgueres típicos americanos. Haverá uma exposição do projeto de Los Angeles para sede dos Jogos 2024, com imagens em 3D das arenas propostas pela cidade.

ESLOVÁQUIA – Slovak House
Endereço: Le Monde (Av. das Américas, 3500, bloco 6, HongKong 2000, Barra da Tijuca)
Datas e horários de funcionamento: 5 a 21 de agosto, 11h/0h (no dia 4, abre às 16h)

Apenas para convidados, com refeições típicas eslovacas ao longo do dia, como um nhoque com queijo “halušky” e outro, doce, com nozes ou papoula – além de cerveja, vinho e destilados locais. Haverá palestras sobre o país e apresentações de uma banda de folclore eslovaco.

FINLÂNDIA – Casa da Finlândia
Endereço: Casa França Brasil (R. Visconde de Itaboraí, 78, Centro)
Datas e horários de funcionamento: 13, 14 e 20 de agosto, 10h/18h; 21 de agosto, 10h/16h

Funciona apenas nos finais de semana e promove um Natal fora de época com a visita do Papai Noel vindo diretamente da Lapônia. Conhecido pela excelência na educação, o país terá uma escolinha para crianças e suas famílias conhecerem mais sobre a cultura finlandesa.

FRANÇA – Club France
Endereço: Sociedade Hípica Brasileira (Av. Borges de Medeiros, 2448, entrada pela Lagoa Rodrigo de Freitas)
Datas e horários de funcionamento: 5 a 21 de agosto, 12h/2h

As principais competições são transmitidas em telões e o público terá acesso a food trucks de culinária francesa. Durante oito noites, o Picadeiro Armando de Alencar será transformado numa pista de dança, com DJ francês, para receber 2 mil convidados. Os ingressos custam R$ 20,00, mas as festas terão entradas vendidas separadamente. A programação completa e o link para os ingressos estão em www.clubfrance.com.br.

GRÃ-BRETANHA – British House
Endereços: Jogos Olímpicos: Parque Lage (Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico); Jogos Paralímpicos: Shopping Metropolitano (Av. Embaixador Abelardo Bueno, 1300, Barra da Tijuca)
Datas e horários de funcionamento: 5 a 21 de agosto e 7 a 18 de setembro, 9h/22h

A residência britânica oficial no Rio celebra as vitórias e apresenta o melhor do Reino Unido. Haverá programa cultural, festas e encontros de negócios. O explorador John Hemming, especializado em povos da Amazônia, dá uma palestra no dia 8 de agosto e o diretor Michael Boyd fala sobre Shakespeare no dia 17 de agosto. Para visitar, é necessário fazer registro no site oficial e receber um convite, já que a entrada será limitada.

HOLANDA – Holland Heineken House
Endereço: Clube Monte Líbano (Avenida Borges de Medeiros, 701, Leblon)
Datas e horários de funcionamento: 5 a 21 de agosto, 11h/1h

Esportes de dia, baladas de noite e um telão de 12 x 7 metros para ver as competições. Os frequentadores podem curtir aulas de natação, futebol e vôlei no Clube Monte Líbano ou de surfe e stand-up na praia de Ipanema. A partir das 19h, haverá shows ao vivo e DJs dinamarqueses. A entrada custa 45 euros, vale para o dia inteiro e pode ser comprada no site oficial. O bracelete permite a entrada e saída até 0h do mesmo dia. A cor laranja, usada pelos fãs holandeses, é altamente aconselhada. HUNGRIA

Casa da Hungria
Endereço: Jockey Clube Brasileiro, Tribuna C (Praça Santos Dumont, 31, Gávea)
Datas e horários de funcionamento: 5 a 22 agosto, 15h/17h

O visitante poderá brincar com invenções húngaras, como um enorme cubo mágico (dá até para entrar na estrutura), e saborear a comida de rua local (sobremesas especiais, salsichas, vinhos e cervejas). Haverá apresentações do grupo Infusion Trio e um Aquabar para degustar 16 tipos de águas húngaras. Uma exposição digital mostrará a surpreendente trajetória Olímpica da Hungria, com as 482 medalhas do país. A casa dará prioridade aos convidados, o acesso será livre aos 100 primeiros que chegarem entre 15h e 17h.

ITÁLIA – Casa Itália
Endereço: Jogos Olímpicos: Clube Costa Brava (Rua Srg. José da Silva, 3621, Joá); Jogos Paralímpicos: Paróquia Imaculada Conceição (Rua Humberto Cozzo, 41, Recreio)
Datas e horários de funcionamento: 3 a 21 de agosto e 6 a 17 de setembro (horário a confirmar)

Apenas convidados poderão aproveitar o espaço no Clube Costa Brava, que terá mistura de comida italiana com brasileira e uma salão com telões em 360 graus para uma imersão em paraísos italianos. Também haverá uma apresentação de Roma, cidade candidata a sede dos Jogos 2024. Durante os Paralímpicos, os italianos vão para o Recreio, a poucos quilômetros do Parque Olímpico. A casa instalada numa paróquia é uma parceria entre o Comitê Olímpico Italiano, o Vaticano e a Dioecese do Rio. A comida será preparada por Gabriele Rubini, mais conhecido por Chef Rubio, um ex-jogador de rugby italiano.

JAMAICA
Endereço: Restaurante Prado Grill (Praça Santos Dumont, 31, Gávea)
Datas e horários de funcionamento: 10 a 21 de agosto, 16h/1h

Os jamaicanos prometem festas até a madrugada, com entradas que devem custar cerca de R$ 85 e que serão vendidas no site oficial de turismo da ilha. Comida autêntica jamaicana, drinks com rum e cervejas do país serão vendidos por lá. A programação começa às 16h, com uma feira de turismo, e a música rola a partir de 18h, quando um DJ esquenta o espaço com ritmos jamaicanos como mento, ska, reggae e dancahall. Entre 21h/1h, as corridas do atletismo passam nos telões e haverá shows ao vivo com Kymani Marley, filho de Bob, e as bandas I-Octane e Nature.

JAPÃO – Casa Japão – Tóquio 2020
Endereço: Cidade das Artes (Av. das Américas, 5300, Barra da Tijuca)
Datas e horários de funcionamento: 5 a 21 de agosto e 7 a 18 de setembro, 12h/20h (dias 7 de agosto e 17 de setembro, apenas com convite)

Recepciona os atletas, familiares e todos os visitantes que quiserem ter uma experiência da renomada “omotenashi”, a hospitalidade japonesa. A principal exibição promove os Jogos Tóquio 2020. Site oficial em inglês.

Tokyo Caravan
Endereço: Paço Imperial (Praça XV de Novembro, 48, Centro)
Datas e horários de funcionamento: 18 de agosto a 7 de setembro, 12h/19h (fecha às segundas)

Reúne projetos desenvolvidos por japoneses, como o artista Katsuhiko Hibino e o dramaturgo Hideki Noda. O primeiro organizou uma mostra com trabalhos feitos durante sua atuação em instituições de assistência social no Brasil. O segundo traz o resultado de um workshop cultural com artistas japoneses e brasileiros. Uma terceira exposição mostra os encantos turísticos da capital japonesa.

MÉXICO – Casa México
Endereço: Museu Histórico Nacional (Praça Marechal Âncora, Centro)
Datas e horários de funcionamento: 3 de agosto a 15 de setembro, 10h/17h30

Uma exposição de arqueologia chamada “A Magia do Sorriso” e outra infantil inspirada em Frida Kahlo são os destaques do espaço mexicano, que fica aberto até os Jogos Paralímpicos. Haverá uma área reservada para recepção dos atletas, comemoração de medalhas e coletivas de imprensa.

POLÔNIA – Centro Olímpico Polonês
Endereço: Polônia Sociedade Beneficente (Rua das Laranjeiras, 540, Cosme Velho)
Datas e horários de funcionamento: não divulgado

Apenas para convidados e membros da comunidade polonesa e seus descendentes. Haverá encontros com medalhistas Olímpicos, reuniões com representantes de comunidades polonesas no Brasil, concertos de músicos locais, transmissões de competições e exibição de filmes de ficção e documentários.

PORTUGAL – Navio Escola de Sagres / Casa de Portugal Rio 2016
Endereço: Cais da Portuguesa (Ilha das Cobras, próximo à praça Mauá, Centro)
Datas e horários de funcionamento: 3 a 22 de agosto, 10h/23h

Os portugueses estarão sediados em um “barco temático”, o Navio Escola Sagres, de 1937, que atravessará o Atlântico para os Jogos fazendo paradas em Cabo Verde, Recife e Salvador. Aqui, contará um pouco da história do país, que se mistura com a trajetória brasileira.

PYEONG CHANG – Casa PyeongChang
Endereço: Quiosques QL03/ QL04 (Avenida Atlântica, praia do Leme)
Datas e horários de funcionamento: 4 a 21 de agosto e 7 a 18 de setembro (horário a confirmar)

Sede dos Jogos de Inverno 2018, o condado sul-coreano traz um pouco desta experiência às areias cariocas. O visitante pode experimentar esportes de neve por meio de óculos de realidade virtual e um palco de frente para a praia terá degustação de comida coreana e performances de k-pop, taekwondo, música clássica e break-dancing.

REPÚBLICA TCHECA
Casa Tcheca
Endereço: Centro Empresarial Mario Henrique Simonsen (Av. das Américas 3434, Barra da Tijuca)
Datas e horários de funcionamento: 5 a 21 de agosto, 11h/0h

Mais de 50 empresas tchecas, como a famosa fabricante de pianos Petrof, mostram seus produtos na casa, que foca nos negócios e na promoção de turismo. Haverá uma escultura de seis metros em homenagem à lenda do atletismo Emil Zátopek (1922-2000), quatro vezes medalha de ouro nos Jogos Olímpicos.

SUÍÇA – Baixo Suíça 2016
Endereço: Campo de beisebol (Lagoa Rodrigo de Freitas)
Datas e horários de funcionamento: 1º de agosto a 18 de setembro, 11h/23h

O espaço conta com três casas e um parque ao ar livre na beira da Lagoa Rodrigo de Freitas. Entre as atividades estão uma pista de patinação de gelo sintético de 200 m², uma pista de corrida com o sistema de cronometragem e típicas atrações turísticas suíças, como uma gôndola giratória, um trem e um globo de neve gigante. O Baixo Suíça também tem uma área de alimentação, workshop de chocolate, degustação de raclete (queijo derretido com batata, cebola e temperos) e feuerring (churrasco típico). Como legado, a Suíça promete reformar o campo da Lagoa de acordo com as normas da Confederação Brasileira de Beisebol. Veja programação completa no site oficial Swissando.

FOTO: DIVULGAÇÃO

Alê Shcolnik
Alê Shcolnikhttps://www.rotacult.com.br
Editora de conteúdo e fundadora do site, jornalista, publicitária, fotografa e crítica de cinema (membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Amante das Artes, aprendiz na arte de expor a vida como ela é. Cultura e tattoos nunca são demais!

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -